Projetos De Instalacoes Prediais

Benefícios das Instalações Prediais

8 PROBLEMAS ENFRENTADOS POR QUEM NÃO POSSUI UM PROJETO DE INSTALAÇÕES PREDIAIS

Pensou em construir sem um Projeto de Instalações Prediais? Segue uma lista com 8 problemas muito comuns enfrentados por pessoas que não realizaram um projeto.

– Sobrecargas nas tomadas;

– Aquecimento do circuito elétrico à incêndio;

– Picos de energia e sobrecorrente por desequilíbrio entre fases;

– Danos nas tubulações ao realizar uma obra;

– Entupimento, refluxo e mau cheiro;

– Presença de insetos e roedores;

– Alto custo para construir e/ou reformar um imóvel;

– Alto valor nas contas de luz e água.

EVITE SURPRESAS

Um projeto de instalações elétricas requer uma organização baseada nos hábitos e necessidades das pessoas que utilizarão o ambiente. Quando uma instalação é feita sem planejamento, podem faltar ou haver o mal posicionamento de tomadas. Para suprir as necessidades, o que se costuma fazer? Isso mesmo, benjamins e extensões, essas são as palavras. Esses adaptadores são “multiplicadores de tomadas”, assim, é possível ligar vários equipamentos em um mesmo ponto. O problema é que esse ponto foi projetado para suportar uma corrente elétrica determinada, que poderá ser ultrapassada caso sejam conectados vários aparelhos. Como resultado tem-se uma sobrecarga nas tomadas.

Agora, um pouco de eletricidade básica: sobrecarga num circuito elétrico acontece quando a intensidade da corrente ultrapassa o valor da corrente nominal do disjuntor do circuito em questão. Mas, e se, seu disjuntor e fiação não foram bem dimensionados? O disjuntor não vai cumprir sua função de desarmar para proteger os equipamentos da casa e a fiação vai superaquecer. Isso porque a corrente passando por ela é maior do que deveria. Assim, acontece um aquecimento do circuito elétrico, podendo culminar num curto circuito, seguido de um incêndio.

O próximo problema pode parecer estranho, mas você já vai entender…

Nunca ouviu alguém falar que furou um cano? Isso pode ter acontecido ao fazer alguma obra sem ter conhecimento da posição das tubulações.  E quando alguém observa um vazamento na parede mas não consegue identificar o ponto exato? A única maneira para resolver isso seria derrubando a parede inteira, já que não se sabe por onde passa cada tubulação.

Sabe quando o banheiro está com mau cheiro? Quando a pia entope? Quando há refluxo de espuma no ralo ou no tanque de lavar roupa? Então, todos esses problemas podem ser solucionados através de um bom Projeto de Instalação Hidrossanitária. Por vezes, até roedores e insetos surgem devido a problemas nessas instalações. Acredita que é possível se livrar deles?

Executar uma Instalação Hidrossanitária sem um projeto anterior é arriscado, pois podem ocorrer erros básicos como: ligação da rede sanitária diretamente na rede pluvial, falta de um sistema de tratamento de esgoto, improviso na escolha de conectores e tubos, ineficiência da pressão de água, ruído nas tubulações, vazamentos, infiltrações e retorno de gases mal cheirosos pela tubulação.

Construir um imóvel sem um planejamento anterior é caro, porque dessa forma não se tem noção do quantitativo de materiais necessários, havendo muito desperdício. Além disso, as pessoas costumam super dimensionar os materiais para correr menos riscos, acontece que, quanto mais “rebuscado” mais caro eles costumam ser, e por vezes tal super dimensionamento se dá de forma precipitada e desnecessária.

As contas de luz e água também podem vir mais caras devido a uma má instalação predial, porque emendas mal feitas, materiais de baixa qualidade, fios subdimensionados e vazamentos escondidos são os responsáveis pelo enorme desperdício de luz e água. E quem paga essa conta é você.

O QUE A FLUXO OFERECE PARA TE AJUDAR?

O Projeto de Instalações Elétricas dimensiona os cabos, disjuntores, dispositivos de proteção, aterramento, divisão dos circuitos de forma equilibrada, separa circuitos exclusivos para aparelhos específicos e ainda pode listar os materiais necessários. A Fluxo Consultoria fornece a planta baixa das instalações, o esquema elétrico, o diagrama trifilar, o memorial descritivo dos cálculos, além do dimensionamento do quadro de cargas e a ART.

O Projeto de Instalações Hidrossanitárias dimensiona o consumo diário, os reservatórios, os ramais, os sub-ramais, os alimentadores, hidrômetro, bomba de água fria e tubulações de sucção e recalque. A Fluxo Consultoria fornece a planta de cobertura – indicando posicionamento da caixa d’água, volume, dimensões e diâmetro das tubulações;  planta baixa – indicando o traçado do ramal com os diâmetros, a bomba de água fria e o hidrômetro; desenho isométrico, memorial descritivo dos cálculos, além da ART e possivelmente a lista de materiais necessários.

É necessário observar as inter-relações entre os projetos, para que os mesmos sejam compatíveis, evitando interferências entre projeto e execução.

CONHEÇA AGORA 8 BENEFÍCIOS DE UM PROJETO DE INSTALAÇÕES PREDIAIS

As instalações prediais visam atender a segurança e conforto do usuário, reduzindo custos.

Projeto de Instalação Elétrica:

– dimensiona quantidades necessárias e suficientes de iluminação e pontos de tomada para cada cômodo;

– o memorial descritivo dimensiona com precisão os eletrodutos, conduítes, e disjuntores;

– a lista de material fornece a quantidade exata de cabos e demais materiais;

– reduz significativamente as contas de luz.

Projeto de Instalação Hidrossanitária:

– permite detectar vazamentos com facilidade e viabiliza a manutenção preventiva;

– adéqua os equipamentos hidráulico-sanitários;

– garante o fornecimento de água de forma contínua, em quantidade, pressão e velocidade adequadas;

– reduz significativamente as contas de água.

Fernanda Abreu

Graduanda em Engenharia Civil, atualmente trabalha na Fluxo como Consultora de Projetos. Está executando um Projeto de Plantas Arquitetônicas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *