Compra-ou-construir-um-imóvel

Comprar ou construir um imóvel? O que é mais barato?

Engenheiros respondem: comprar ou construir um imóvel? O que é mais barato?

Quem nunca teve o sonho de possuir a casa própria? Muitos brasileiros têm esse desejo por diversos motivos como não ter que pagar aluguel, poder modificar e decorar a casa do seu próprio jeito, estabilidade e segurança familiar ou mesmo como forma de investimento. Mas acompanhando esse desejo, sempre surge a dúvida: Devo comprar ou construir um imóvel? O que devo saber para iniciar o processo de compra ou construção? Para isso, deve-se levar em conta o tempo disponível.

“Preciso de uma casa agora ou posso esperar até que ela fique pronta?”

O que fazer quando não há tempo para esperar?

Quando a necessidade é urgente, a melhor posição é procurar os imóveis disponíveis no setor imobiliário e que se encaixam nas suas reais necessidades. Nesse caso , acaba saindo mais caro, porque além do preço do imóvel, o comprador paga também a remuneração administrativa do construtor, que foi aplicado, antes de o imóvel ser colocado à venda.

O que é necessário saber antes de comprar um imóvel?

• Confirmar quem é o verdadeiro proprietário através da “matrícula”, que é emitido pelo cartório de registro de imóveis. Com isso, se obtém informações sobre o titular do imóvel, a existência de ônus ou encargo sobre ele, como:
    • Hipoteca: oferecimento de um imóvel como garantia na tomada de um empréstimo.

• Penhora: quando o imóvel é apreendido, através de mandato judicial, para pagamento de divida ou quitação de obrigação executada;

• Cláusula de inalienabilidade: o imóvel não pode ser vendido, transmitido ou hipotecado. A inalienabilidade pode ser vitalícia ou temporária.

• A transferência da propriedade para o adquirente do imóvel só ocorre no momento em que o título de aquisição é registrado no cartório imobiliário.
  • Deve-se analisar situação fiscal do imóvel, verificar se existe algum tributo ou multa em aberto, e também, quando for o caso, a sua situação em relação às despesas condominiais. Vale lembrar que, o comprador acaba por responder por tais dívidas.

O que fazer quando há tempo disponível para a construir um imóvel?

Nesse caso, pode solicitar a uma empresa de consultoria que realize um projeto de plantas arquitetônicas para construção, alterando o projeto quantas vezes forem necessárias até que o modelo esteja de acordo com seu interesse. É importante ressaltar que as plantas devem estar de acordo com as normas e regras impostas pela Secretaria Municipal de Urbanismo da região do imóvel, por isso, é importante procurar um profissional com experiência e que atenda todas as exigências da SMU.

O que é um projeto de instalações prediais elétricas, hidráulicas e sanitárias e seus benefícios

O que devo saber para começar a construir um imóvel (minha casa própria)?

• O projeto arquitetônico seja aprovado pela SMU local;
  • Em seguida, será necessário o alvará de construção e a ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) do responsável técnico pelas plantas.
  • Outro documento importante é a matrícula da obra junto ao INSS, chamado CEI – Cadastro Específico do INSS. Esse documento é obrigatório junto à receita previdenciária e fundamental para aquisição do habite-se no final da obra.
  • Existem documentos especiais, como licenças ambientais, autorizações para demolições etc, que vão depender de cada caso específico e do local escolhido para a construção do imovel. O ideal é se assessorar com um profissional da área.

Portanto, antes de tomar a decisão, reflita o tempo disponível para obter a casa própria. Por um lado a compra de uma já construída pode sair mais caro e não será personalizada completamente de acordo com o seu gosto. Por outro, logo após a compra você poderá efetuar a mudança para a nova casa.

Comprar ou Construir?

Quando o tempo é maior, você poderá ter a casa que sempre planejou, no lugar e do jeito que sempre quis. Porém, é preciso ter cautela antes de iniciar a obra, pois é necessário fazer o planejamento da casa com profissionais que adequem os seus gostos às normas exigidas pela SMU.

Ainda está em dúvida se vale a pena comprar ou construir um imóvel?

Fale conosco e descubra como funciona um projeto arquitetônico  para a Construção de um imóvel, será um prazer ajudá-lo! Se você já comprou uma casa e precisa de aprovação na prefeitura, confira nosso e-book sobre como legalizar.

Se já decidiu pela construção

O primeiro passo é fazer um projeto de instalações prediais elétricas e hidrossanitátias para planejar o caminho dos eletrodutos, montar a planta baixa elétrica e o desenho isométrico das instalações hidráulicas.

Fluxo Consultoria

Somos um grupo de graduandos da UFRJ que decidiu ir além das salas de aula da mais tradicional Escola de Engenharia do Brasil. Em busca de vivência empresarial e experiência em gestão, queremos nos preparar o quanto antes para o mercado de trabalho. Para isso, realizamos projetos de engenharia com a supervisão dos professores para resolver os problemas de nossos clientes.