E-book Legalização De Casas Conseguir Habite-se

[e-Book] Legalização de Imóveis – Como Legalizar sua Casa em 4 Passos

Muitas dúvidas surgem na hora de se construir, comprar ou vender uma casa.

Neste e-book, vamos abordar os principais passos para a legalização, reforma ou construção de um imóvel e dar algumas dicas para facilitar esse processo que muitas vezes pode se tornar complicado e gerar dor de cabeça.

Como ocorre a legalização de casas construídas? O que é necessário para legalizar um terreno? Passos para legalizar um imóvel.

Uma das dúvidas que mais recebemos nos projetos é de como legalizar um imóvel construído, terrenos, mais-valia e usucapião. Porém, mesmo após escrever diversos artigos sobre o tema, percebemos que ainda era necessária uma solução completa e gratuita que explicasse desde o planejamento da obra/reforma até a obtenção do habite-se e finalização do processo de legalização. Portanto, elaboramos este passo-a-passo de como legalizar um imóvel.

Passo 1: O que eu preciso saber para legalizar?

Será que seu imóvel está em uma área industrial? Entenda os conceitos de Zoneamento e a Legislação Local para dar entrada com o processo de legalização de imóveis já construídos. Para isso, você precisará do RGI (Registro Geral do Imóvel).

Passo 2: O que devo levar para a prefeitura ou SMU?

Explicamos como funciona o projeto arquitetônico, quais plantas e assinaturas são necessárias em cada decreto e como seguir a legislação. Além disso, para os interessados em construção, há uma explicação dos projetos de instalações elétricas e hidráulicas.

Passo 3: O que comprova que o projeto arquitetônico foi aprovado?

Embora a entrega do conjunto de plantas seja uma etapa, ela sozinha não garante que o imóvel foi legalizado, sendo necessárias outras mudanças por parte da prefeitura para que você consiga seu alvará.

Passo 4: Tudo construído, e agora?

Certificado de Vistoria e Certidão Negativa são alguns dos documentos necessários para comprovar a finalização do processo. Entenda como regularizar seu imóvel de forma simples e intuitiva. Lembre-se que para construir, é necessário um projeto de instalações prediais elétricas e hidráulicas.

Bônus: Quanto custa para legalizar e onde dar entrada

Esse material foi escrito com base nos nossos 25 anos de experiência em projetos de legalização e construção como consultoria em engenharia civil. Espero que você encontre nele as respostas que precisa e um passo a passo simples de como regularizar sua casa construída/terreno de posse e evitar multas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *