Engenharia-eletricista

Descubra como um Engenheiro Eletricista pode te ajudar a economizar dinheiro

 Quem é o Engenheiro Eletricista? O que são os projetos elétricos que esse profissional realiza? E por que você precisa contratar um engenheiro eletricista, urgentemente?

Sempre que temos um engenheiro eletricista na família ou no círculo de amigos, logo brincamos que ele vai ser o cara responsável por trocar o nosso chuveiro queimado, não é mesmo? Mas vim aqui te contar o que mais esse profissional pode fazer na sua casa ou no seu estabelecimento que vai te ajudar a economizar dinheiro, te trazer mais segurança e ser mais sustentável.

O Engenheiro Eletricista e projetos

O Engenheiro Eletricista é o profissional formado em Engenharia Elétrica. E como o nome indica, ele estuda os fenômenos elétricos.  O nome pode parecer um pouco estranho, mas a verdade é que fenômenos elétricos estão cada vez mais presentes na nossa vida, por exemplo, a eletricidade. Pense só, hoje de manhã, você acordou com o despertador do seu celular que estava carregando na tomada. Em seguida, tomou um café feito na sua cafeteira elétrica e esquentou o seu leite no microondas.  Depois, tomou um banho quente no seu chuveiro elétrico e por aí vai. Percebeu como você depende o tempo todo da energia elétrica até mesmo nas coisas rotineiras do dia-a-dia? E é o Engenheiro Eletricista que permite isso. Como?

Primeiro, ele começa fazendo o projeto de uma usina geradora de energia.  Em seguida, projeta as linhas de transmissão que vão levar a energia para o poste em frente a sua casa. Já na sua casa, ele faz o projeto com as tomadas, interruptores e fiações que permite você a carregar o seu celular e acender a lâmpada do seu quarto. Incrível, não?

Imagino que você deve estar um pouco assutado com esse profissional ou tentando imaginar o que ele pode fazer no seu imóvel para te ajudar. Vou te contar, então, alguns exemplos de projetos que esse profissional pode fazer por você.

luzes_mundo_eletricidade

Instalações Elétricas

Esse aqui é o projeto mais clássico que um Engenheiro Eletricista pode fazer. Esse projeto nada mais é do que calcular, dimensionar e desenhar o quanto de energia um imóvel irá consumir, qual deverá ser as especificações dos equipamentos (fios, tomadas, lâmpadas…) e como você irá conectar isso tudo em um imóvel para que tenha tomadas e interruptores funcionado. Esse imóvel pode ser a sua casa, o seu estabelecimento, o prédio que você mora. Até parece simples, você fazer uma tomada e um interruptor funcionar. Mas saiba que existe todo um projeto calculado criteriosamente para que isso aconteça sem nenhum problema, principalmente em projetos de para-raio.

Um projeto de instalações feito por um bom profissional faz mais do que ter uma tomada e um interruptor funcionando. Ele faz você economizar custos e ter segurança. Vou explicar melhor. Você vai numa loja de construção para comprar uma fiação nova para a sua casa. Ao chegar lá, você descobre que existem vários tamanhos de diâmetros dos fios. Se você comprar um maior do que o necessário, ele será mais caro. Se você comprar um menor, o fio pode não suportar, esquentar e arrebentar o que pode causar até mesmo um incêndio. Então, qual escolher? O Engenheiro faz vários cálculos e segue várias normas, para determinar qual é o tamanho ideal do diâmetro da fiação que você precisa. E isso não é só para a fiação, é para todos os equipamentos envolvidos nesse projeto. Saiba mais sobre projetos de instalações elétricas.

Diagramas Elétricos

O Diagrama elétrico faz parte do projeto de instalações elétricas, ele é uma das entregas. Esse diagrama é muito importante e serve como um mapa para a instalação elétrica de um imóvel. Ele é um esquema dos dispositivos de segurança da sua instalação. Ele mostra como será o quadro de disjuntores (quantos disjuntores, quais circuitos cada um vai ligar) e também qual o valor calculado para cada disjuntor para que você não possa ter nenhum problema.  Por norma, todos as empresas são obrigadas a manter cópia de seus diagramas de instalações atualizados. Em alguns casos, para obter um alvará, esse diagrama é uma das entregas obrigatórias.

Luminotécnico

varias_lampadas

Você já deve ter percebido como existem diferentes modelos de lâmpadas no mercado, desde fluorescentes a LEDs. Além disso, cada cômodo da casa, exige uma lâmpada diferente. Para o quarto, por exemplo, você precisa de uma lâmpada mais suave que transmita conforto. Para um escritório, você precisa de uma lâmpada mais forte e que ilumine bem o ambiente de estudo ou trabalho. Dessa forma, é comum ficarmos em dúvida em qual comprar ou acabar comprando uma lâmpada que não ficou legal para o ambiente que queríamos.

Com isso, existe um projeto, conhecido como projeto Luminotécnico que pode fazer parte do seu projeto de instalações. Nesse projeto, o profissional irá calcular e determinar considerando o que cada ambiente do seu imóvel precisa, as lâmpadas necessárias. Pode parecer um pouco bobo, você pagar um profissional para escolher as lâmpadas da sua casa, mas quando você vê que a iluminação pode estar representando até 20% da sua conta de luz, fazer esse projeto pode ser algo essencial. Com isso, caso você queira economizar e ser mais sustentável, veja com o profissional que você vai contratar sobre esse projeto.

Eficiência Energética

Acho que você já deve ter entendio do que esse projeto se trata. É isso mesmo, ser mais eficiente na energia que você consome, ou seja, pagar menos na conta de luz. Com a crise energética do país, você já deve ter percebido a diferença na sua conta de luz e não entende como ela pode aumentar a cada mês. Nãoo só o valor está aumentando, mas também o consumo. Isso é uma situação bem comum. E podem ser inúmeras coisas que estão te levando a gastar tanto com eletricidade. Vou te dar um exemplo de algo que as pessoas nem imaginam que são grandes vilões na conta de energia.

Imagine que você tem o seu imóvel a 10 anos. A 10 anos atrás, você não tinha ar condicionado, não tinha uma cafeteira elétrica e a bateria do seu celular durava 3 dias, no mínimo. Então, a sua casa que foi projetada para o que você consumia a 10 anos atrás, está consumindo muito mais hoje. Agora, a sua instalação deve estar desgastada e por isso, consumindo muito mais energia do que devia. Sim,  o simples fato da sua instalação ser antiga, pode estar te gerando prejuízos na sua conta de energia.

Existem inúmeros outro vilões da sua conta de luz. E o objetivo desse projeto é encontrar todos eles e propor soluções. Caso queira resolver esse problema agora, procure a nossa consultoria em eficiência energética.

Correção de Fator de Potência

Esse projeto aqui é  menos comum e poucas pessoas sabem que precisam. Antes de continuar lendo, pegue a sua última fatura de energia e veja se  tem escrito Energia Reativa Excedente ou Encargo de Capacidade Emergencial. Não se desespere caso tenha encontrado, vou te ajudar. E caso não tenha, continue lendo mesmo assim, para caso um dia surja, você já vai saber o que fazer.

Esse energia reativa é um custo a mais na sua conta. Ela é como se fosse uma multa por você estar inserindo energia ruim na rede elétrica. O que seria esse energia ruim? Essa energia pode estar sendo proveniente de muitas máquinas ligadas ao mesmo tempo, motores superdimensionados, lâmpadas de descarga entre outros. Agora como resolver?

Existem duas coisas que podem ser feitos e você deve contratar um Engenheiro Eletricista para te ajudar. Uma delas é verificar de onde está vindo esse energia reativa e tentar eliminar essas coisas. Ou instalar um banco de capacitores. Para saber mais detalhes, sugiro fortemente esse artigo sobre como corrigir a energia reativa excedente.

Bem. esses são só alguns exemplos de projetos feitos por Engenheiros Eletricistas. Existem muito mais e em outras áreas além da eletricidade.

Agora me conta o que você achou desse profissional? Quer seguir a profissão? Precisa urgentemente, de um número de um Engenheiro Eletricista?

Caso precise de algo, a Fluxo conta com uma área de Engenharia Elétrica repleta de alunos e professores, da maior Universidade de  Engenharia do país, preparados para te ajudar no que precisar. Entre em contato.

 

Amanda Fernandes

Graduanda em Engenharia Elétrica, já trabalhou como Gerente de Projetos e Assessora de Marketing além de ter sido Coordenadora da Área de Projetos de Civil e Elétrica. Já gerenciou e coordenou projetos de Instalações Prediais, Construção e Eficiência Energética. Atualmente, trabalha em um laboratório da COPPE/UFRJ na área de Engenharia Neural.

This Post Has 2 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *