Instalações Sustentáveis

Instalações sustentáveis e a economia de energia

Com as recentes crises hídricas e aumentos nos valores de conta de luz, a preocupação em manter uma residência de forma econômica e correta vem crescendo potencialmente. A ideia de que se pode criar um ambiente sustentável onde a água e energia são utilizadas da melhor forma possível e de maneira consciente torna-se cada vez mais real através dos avanços tecnológicos dos projetos de instalações prediais sustentáveis.

Alguns sistemas de coleta de água ou reuso vem se mostrando cada vez mais efetivos e, consequentemente, têm atraído cada vez mais investidores, tornando-se, inclusive, fator de peso na decisão de compradores de novos imóveis.

Aqui vão alguns exemplos simples que podem trazer retorno financeiro por meio de reduções com gastos nas contas de luz e água e, também, na valorização do seu imóvel. Sem contar, claro, com o alto impacto positivo desses sistemas para o ecossistema.

Instalações sustentáveis para captação de Água da Chuva

Um sistema bem simples e efetivo é o de Captação de Água da Chuva. Esse sistema funciona basicamente com calhas que coletam a água da chuva através do decaimento do próprio telhado da casa. Essa mesma água escoa pela tubulação até passar por um filtro que impede que folhas, pequenos animais e outros objetos cheguem até o reservatório onde essa água é armazenada.

A água da chuva pode ser utilizada para fins não potáveis, ou seja, lavagem de roupas, descarga dos vasos sanitários, lavagem de carros, jardinagem e qualquer outra utilização que não envolva consumo direto da água.

Esse sistema se torna seguro por destinar a água coletada apenas para fins que não colocam em risco a saúde dos moradores da residência.

instalacoes-sustentaveis

Utilização de Água de Poço Artesiano

Outro sistema comum utilizado é o Poço Artesiano que, basicamente, utiliza água de aquíferos que se encontram dentro do perímetro do terreno do imóvel. Essa água pode ser utilizada para fins não potáveis da mesma forma que a água da chuva, mas, por se tratar de uma fonte natural exposta a diversas interações, essa água deve ser periodicamente analisada para assegurar que a saúde daqueles que a utilizam não está sendo colocada em risco.

Instalações Sustentáveis para uso de energia Solar

A energia solar coletada através de células voltaicas é uma das formas de instalação sustentável mais famosas, mas, por trabalhar com um nível de tecnologia mais elevado, ela ainda se mostra um pouco distante da realidade de muitas pessoas.

Com um custo mais elevado na instalação, as placas de células voltaicas mostram retorno a longo prazo como explicanos nesse artigo através da redução do consumo de energia fornecida pela concessionária de distribuição local.

Dependendo também da concessionária de distribuição de energia local, existe a possibilidade de fazer com que toda energia gerada em excesso pelo sistema volte para a rede elétrica gerando descontos na conta mensal! Por outro lado, se as instalações não forem bem dimensionadas, pode ser cobrada uma multa, saiba como corrigir a energia reativa excedente fora de ponta.

Todos esses benefícios são otimizados quando se é feito um estudo prévio de viabilidade para a implementação desse tipo de projeto. A inclinação das placas, posição e outros fatores podem afetar bastante a quantidade de energia gerada em um dia.

Se você se interessou pelo assunto e gostaria ler mais artigos sobre como tornar sua casa ou apartamento mais sustentável, não deixe de conferir o blog. Ficou com alguma dúvida? Deixe ela aqui nos comentários que podemos ajudar! Se está pensando em implementar na sua empresa ou indústria e precisa de ajuda especializada solicite nossa consultoria em eficiência energética.

Ramon Cardoso

Graduando em Engenharia Civil, atualmente trabalha na Fluxo como Gerente de Projetos e Assessor de Gestão de Pessoas. Já gerenciou projetos de Instalações Sustentáveis e foi o responsável pela área de Acompanhamento e Avaliação.

1. Opa!
    Tive acesso a alguns artigos escritos nesse blog e gostei muito da matéria.
    Assuntos relacionados ao seu blog enriquecem o conteúdo da web, e transmitem conhecimento, para as pessoas menos experientes.
    Parabéns!