3 Formas De Otimizar O Espaço Do Seu Negócio

3 Formas de Planejar o Espaço do seu Negócio

O cenário atual da economia brasileira não tem sido dos mais favoráveis. Em 2017, o índice de desemprego atingiu 14 milhões de pessoas. Devido à crise, o empreendedorismo voltou a crescer por necessidade, o que gerou um aumento de 20% na quantidade de novas empresas sendo abertasUma grande dificuldade que muitos destes novos empreendedores enfrentam é o de determinar o espaço do seu negócio.

Muitas vezes, um lugar bem localizado, grande e atrativo vem acompanhado de um preço elevado. Achar esse limiar entre um lugar bom e um preço em conta é um dos desafios que enfrentarão.

Nesse contexto em que microempreendedores precisam usar e abusar de sua criatividade para superar o cenário de crise, trouxemos 3 formas de planejar o espaço do seu negócio sem gastar muito com isso. Mesmo em um espaço pequeno é possível trazer um ambiente atrativo aos seus clientes!

1. Torne o espaço do seu negócio agradável

Torne o espaço do seu negócio agradável

Seja para seus clientes, funcionários ou até você mesmo, um ambiente de trabalho confortável é essencial para aqueles que o frequentarão. No mundo de hoje, onde tudo pode ser feito pela internet no conforto de casa, o desafio das empresas físicas é conseguir trazer um ambiente agradável. Isso faz com que as pessoas que passam por ali sintam-se bem e permaneçam mais tempo.

Um ambiente muito apertado, com pouco espaço de circulação pode se tornar claustrofóbico e desconfortável. Organize o espaço do seu negócio de modo a deixar sempre livre as passagens. Procure deixar cerca de 50% do lugar vazio.

Outra abordagem que é cada vez mais utilizada hoje em dia é a escolha de cores claras para paredes. É claro que a identidade visual da sua marca não só pode, como deve, ser levada em conta. Porém o uso de tons claros, além de dar mais amplitude e fazer com que as áreas parecerem maiores, também passam uma sensação de leveza, o que propicia mais conforto.

2. Otimize seu espaço

Otimize o espaço do seu negócio

Pode parecer contraditório para alguns recomendar deixar espaços vazios para circulação e, ao mesmo tempo, otimizar o espaço do seu negócio. Mas e se dissermos que podemos fazer ambos?

Hoje, em espaços pequenos, existem algumas abordagens que aumentam o ambiente. Priorizar sempre portas de correr pode te poupar algum espaço. Utilizar espelhos é também uma solução para fazer um cômodo parecer maior.

Existe também a opção de utilizar móveis embutidos e sob medida, que podem ser mais caros mas resolvem o problema. Nessa hora é bom ressaltar que o que se economiza na escolha de um espaço pequeno ao invés de um grande, permite que sejam feitas adaptações como estas, sem pesar no orçamento.

3. Invista na iluminação

Acrescente iluminação ao espaço do seu negócio

Essa terceira dica é simples porém valiosa. Uma boa iluminação pode tornar tanto o espaço do seu negócio mais confortável, quanto fazer parecê-lo maior.

Luzes amarelas podem tornar um ambiente mais aconchegante, enquanto luzes brancas podem aumentar a sensação de luminosidade e diminuir a fadiga, recomendadas para escritórios e ambientes de trabalho. Tendo em mente o tipo do negócio e o cliente que se pretende atingir, é possível escolher a lâmpada que melhor se adapta.

Para aqueles que procuram reduzir seus gastos, a luz natural também é uma opção. Esta possui uma estética mais agradável, proporcionando bem estar e economia na energia elétrica. Para fazermos bom proveito da mesma, é preciso analisar a locação do imóvel e estudar as posições onde o Sol nasce e se põe.

Planejamento é essencial

Para as três sugestões apresentadas, é válido destacar que é necessário fazer um planejamento. É muito difícil  trabalhar em cima de uma elaboração de layout, otimização do espaço e disposição de iluminação sem entender o espaço do seu negócio primeiro. Sugere-se que as três opções sejam trabalhadas juntas, para que o resultado seja satisfatório.

É preciso haver um estudo prévio na hora de escolher o lugar, principalmente para saber se as alterações são viáveis. Investir no planejamento antes das adaptações serem feitas a curto prazo pode até ser mais caro, mas ao longo do tempo, esse valor acaba se compensando.

Plantas arquitetônicas muitas vezes são a solução para que se consiga entender com mais facilidade e estudar o espaço disponível. Com elas podemos mapear bem áreas de circulação, posição de janelas e para separação do espaço. Porém em muitos casos estas por si só são muito técnicas e complicadas de se entender.

Uma solução que cada vez mais as empresas vem tomando é a de utilizar de visualizações 3D para definir melhor o layout do estabelecimento, junto às plantas arquitetônicas. Dessa forma, é possível perceber se o resultado final se adequa às expectativas e necessidades da pessoa, o que evita desperdício de dinheiro, material e tempo. É essencial, hoje em dia, antecipar resultados para que não seja necessário replanejar toda a reforma durante, ou até após, a obra.

Para obter um planejamento melhor do seu espaço, veja nosso artigo sobre os benefícios da Visualização 3D!