Projeto Instalações Prediais

Por que fazer um projeto de instalações prediais

Por que investir tempo e dinheiro para elaborar um bom projeto de instalações prediais?

Ao construir um imóvel, todos sabem da importância de um bom projeto arquitetônico, que auxilia na hora da construção e para a legalização da obra. Porém, quando se trata de um projeto de instalações prediais elétricas e hidrossanitárias, as pessoas normalmente não veem a importância de realizar esses projetos porque não são necessários para a legalização da obra. Nesse artigo, explicamos a real importância do projeto de instalações prediais elétricas e hidráulicas e os 3 principais benefícios.

1 Economizar nas contas de água e luz

Emendas mal feitas, materiais de baixa qualidade e não apropriados são constantemente grandes responsáveis por desperdício de água e energia. Um fio elétrico de tamanho não adequado pode esquentar mais do que o devido, provocando perda de energia, por exemplo. Com um projeto de instalações bem elaborado, erros como esses podem ser facilmente evitados. Além do projeto, consultar um profissional para entender como adotar medidas mais sustentáveis como captar água da chuva ou utilizar energia solar pode ser uma ótima alternativa para economizar. Com isso, um projeto de instalações bem feito pode reduzir significativamente as contas de água e luz em casas e empresas

2 Evitar desperdiço de materiais durante a obra 

Muito se tem falado sobre o desperdício de materiais na construção civil. Aquele cenário em que o cliente vai diversas vezes na loja de construção, durante a execução da obra, para comprar diversos tipos de materiais, sendo que boa parte deles sobra, é cada vez mais comum. Esse cenário pode ser evitado com um bom projeto de instalações, que ajuda a estimar melhor a quantidade e o tipo dos fios, eletrodutos e canos que serão utilizados antes da obra começar, ajudando também a determinar melhor o orçamento e economizar.

Infelizmente, incêndios em fiação elétrica ainda é algo muito comum e o número de vítimas por choque elétrico não é pequeno. No Rio de Janeiro cerca de 90% dos incêndios são causados por problemas elétricos, segundo o Crea-RJ. Muitos desses acidentes são provocados por erros nas instalações elétricas que poderiam ser evitados através de um projeto de instalações bem elaborado. Sendo assim, é importante lembrar que uma instalação elétrica não deve ser feita apenas para funcionar, mas também para ser segura.

3 Evitar problemas futuros com instalações mal projetadas

Nada pior do que o disjuntor desarmar durante o banho, ligar um aparelho novo na tomada e ele simplesmente queimar ou ainda, não conseguir identificar o local exato da infiltração de água e ter que derrubar paredes inteiras para consertar. Todas essas situações podem ser evitadas com um projeto de instalações prediais que vai determinar adequadamente a carga do seu circuito evitando que o seu chuveiro desarme ou que o seu aparelho queime. Além de deixar esquematizada a localização dos canos , o que pode auxiliar na hora de realizar modificações ou reformas para a troca de materiais envelhecidos.

Por fim, sempre procure um profissional qualificado que entenda a necessidade de um projeto de instalações prediais bem feito e que lhe traga segurança e conforto. O risco de não ter um projeto de instalações prediais é muito maior que a economia de não fazê-lo. E se ainda tiver alguma dúvida ou sugestão sobre esse assunto deixe um comentário e fale com a gente. Agora que você sabe os benefícios e o que são instalações prediais, recomendamos mais 2 artigos:

Amanda Fernandes

Graduanda em Engenharia Elétrica, já trabalhou como Gerente de Projetos e Assessora de Marketing além de ter sido Coordenadora da Área de Projetos de Civil e Elétrica. Já gerenciou e coordenou projetos de Instalações Prediais, Construção e Eficiência Energética. Atualmente, trabalha em um laboratório da COPPE/UFRJ na área de Engenharia Neural.

This Post Has 16 Comments

  1. […] Um projeto de instalações feito por um bom profissional faz mais do que ter uma tomada e um interruptor funcionando. Ele faz você economizar custos e ter segurança. Vou explicar melhor. Você vai numa loja de construção para comprar uma fiação nova para a sua casa. Ao chegar lá, você descobre que existem vários tamanhos de diâmetros dos fios. Se você comprar um maior do que o necessário, ele será mais caro. Se você comprar um menor, o fio pode não suportar, esquentar e arrebentar o que pode causar até mesmo um incêndio. Então, qual escolher? O Engenheiro faz vários cálculos e segue várias normas, para determinar qual é o tamanho ideal do diâmetro da fiação que você precisa. E isso não é só para a fiação, é para todos os equipamentos envolvidos nesse projeto. Se você quiser saber mais sobre projetos de instalações elétricas, sugiro esse artigo aqui. […]

  2. boa noite, sou eletricista de autos, e estou entrando na area industrial e residencial, adoro eletrica , vou ingressar na faculdade de engenharia eletrica, queria algumas dicas para me preparar para essa faculdade, e tambem alguns livros de eletrica , e plantas eletricas.

  3. Ótimas dicas, mas sem dúvida a que mais impactou foi a primeira que fala sobre economia nas contas pois, com o valor que estamos pagando realmente vale a pena investir em adequar as instalações. Outro motivo é que estamos sempre nos deparando com notícias de esgotamento dos recursos naturais.

    1. Olá Jonas,

      Obrigada pelo comentário. Estamos, com certeza, em um momento onde devemos focar os nossos esforços para reduzir os nossos gastos com energia e recursos naturais.

      Abraços!

    1. Ei Rita!

      Aqui na Fluxo, um projeto de instalações completo para uma residência de três quartos, por exemplo, costuma durar 2 meses.

      Mas esse prazo pode variar dependendo do tamanho do imóvel.

      Obrigada por comentar e abraços!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *