Construir Sua Casa

Tudo que você precisa saber antes de construir sua casa e sair do aluguel

Pensando em sair do aluguel? Planeje-se para lidar com a burocracia e faça a melhor escolha para você construir sua casa

Ter a casa própria é o sonho de toda família e possuir o próprio imóvel comercial é o sonho de todo empreendedor. Especialistas orientam que ao abrir um negócio, o ideal é alugar um local para o seu empreendimento e depois, quando a sua empresa estiver estruturada, deve-se fugir do aluguel e investir no próprio imóvel comercial. Somado a isso, dentre os custos fixos para o microempreendedor, o aluguel do imóvel desponta como o de maior peso. Assim, além de construir sua casa, uma consultoria ainda pode ajudar na definição do imóvel do seu negócio.

Com recursos necessários para investir no próprio imóvel, algumas dicas podem facilitar sua realização e evitar problemas futuros ao empreendedor.

A Localização

Para escolher o melhor local para contruir sua casa ou o imóvel do seu estabelecimento, deve-se ter alguns cuidados. O primeiro é verificar junto à prefeitura da sua cidade em quais locais a atividade exercida é permitida. Por exemplo, em uma zona residencial, não é permitido o funcionamento de uma boate. Normalmente, essa consulta é simples e sem custo algum.

Após verificar os locais permitidos, para escolher o mais adequado, deve-se ter em mente os seus clientes. Onde eles estão? Qual local seria melhor para eles? Onde estão os seus concorrentes? Escolhido o local, deve-se começar o planejamento da construção. Dê preferência ao local onde já possui o imóvel alugado, se este for o seu caso, uma vez que, neste local, você já possui clientes fidelizados.

A Documentação da construção

O primeiro passo para construir é certificar-se de possuir toda a documentação necessária para conseguir o alvará de construção e de licenciamento do seu estabelecimento. Para isso, verifique junto à prefeitura da sua cidade, quais são os projetos necessários para conseguir o alvará de construção. Esses projetos costumam variar de acordo com a prefeitura e o tamanho do imóvel. Dependendo, pode ser necessário desde o projeto arquitetônico até o projeto de prevenção e combate a incêndios. Lembrando que esses projetos devem ser realizados por profissionais habilitados no Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (CREA). Contratar um engenheiro e um arquiteto não é um luxo, mas sim uma necessidade. Um projeto bem elaborado evita desperdícios de material e mão de obra e muitos problemas futuros, que não são discutidos na hora de construir sua casa.

Os Detalhes para imóveis comerciais

Por último, lembre-se que para construir sua casa, os detalhes são muito importantes, mas que o imóvel é mais uma forma de expressar a marca do seu negócio. Invista em acabamentos e toques que combinem com o seu negócio. Por exemplo, se você possui um restaurante de comida natural, é interessante investir em acabamento ecológicos na construção e fazer uma decoração com esse tema. São pequenos detalhes que reforçam a sua marca e fazem o diferencial diante de seus concorrentes e os clientes lembrarem do seu negócio.

Uma dica é procurar profissionais que possam te ajudar na criação desses detalhes. Há vários especialistas que utilizam programas de modelagem em 3D com simulações que podem ajudar a visualizar e decidir todos os detalhes do seu imóvel antes de construir.

Agora é com você! Como construir sua casa sem ficar endividado?

Antes de decidir pela construção e arcar com o alto custo, é recomendo da planejá-la com um profissional. Saiba mais:

Acredita que essas dicas te ajudaram? Ficou com alguma dúvida sobre como funcionam projetos de construção? Deixe o seu comentário e não deixe de seguir o blog da Fluxo.

 

Amanda Fernandes

Graduanda em Engenharia Elétrica, já trabalhou como Gerente de Projetos e Assessora de Marketing além de ter sido Coordenadora da Área de Projetos de Civil e Elétrica. Já gerenciou e coordenou projetos de Instalações Prediais, Construção e Eficiência Energética. Atualmente, trabalha em um laboratório da COPPE/UFRJ na área de Engenharia Neural.

This Post Has 7 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *