Empreender - Fluxo Consultoria

5 sinais de que você deve empreender, mesmo sua família dizendo que não

“Mesmo sua família dizendo que é muito arriscado, há certas características que demonstram que você nasceu para empreender.”

Infelizmente, nós ainda vivemos em um país que não possui uma cultura empreendedora muito forte, no qual se tornar dono do próprio negócio não é uma das tarefas mais fáceis de serem executadas. Por conta dessa falta de incentivo, muitas famílias, ainda hoje, possuem um pensamento mais conservador e encorajam os seus membros a buscarem por um emprego com maior estabilidade financeira, talvez um concurso público. Nós não temos nada contra essa opção de carreira, mas, simplesmente, existem algumas pessoas que parecem não se encaixar nesse padrão e, mesmo conhecendo as dificuldades que irão enfrentar, anseiam pelos desafios começar a empreender.

Mesmo sua família dizendo que é muito arriscado, há certas características que demonstram que você nasceu para empreender. Tais características estão presentes na maioria das pessoas que exercem esse desafio todos dos dias. Veja abaixo algumas:

Empreender - Fluxo Consultoria

Autoconfiança

Um empreendedor é uma pessoa confiante por natureza, mas não devemos confundir autoconfiança com ego.  O empreendedor conhece e reconhece suas limitações, porém, isso não o impede de correr atrás dos seus objetivos e nem de ter as iniciativas necessárias para alcançá-los. Ele sabe que, se focar e se empenhar em algo, é capaz de conseguir qualquer coisa.

Enxergar oportunidades

Se você é do tipo de pessoa que enxerga oportunidades onde os outros só veem problemas, você tem grandes chances de ter essa veia empreendedora. O empreendedor deve ter a capacidade de raciocinar de forma lógica, solucionar problemas, mas também deve ser uma pessoa de visão ampla, que observa o cenário atual já pensando no futuro.

Comunicação e liderança

Um empreendedor de sucesso deve ser uma pessoa comunicativa, que tenha a habilidade de cativar as pessoas ao seu redor. Se, como empreendedor, você deseja abrir seu próprio negócio, as chances de você ser a referência de liderança dentro da sua empresa são muito grandes, por isso, o empreendedor deve saber exercer esse papel de líder e prezar pelo trabalho em equipe.

Coragem sobre os riscos

Se você não se importa de ir contra o senso comum, possui coragem para correr riscos e normalmente não se incomoda com o que os outros vão pensar de você, podemos dizer que está no caminho certo para o empreendedorismo. Muitas vezes, durante a vida empreendendo, você poderá passar por situações em que seus conhecidos e até mesmo familiares vão duvidar de suas ideias ou da sua capacidade de alcançar seus objetivos. São nesses momentos que a coragem deve vir à tona, coragem de assumir para si os riscos das suas escolhas e trabalhar para chegar onde você deseja.

Ser movido pela paixão

Aqui pode estar um dos pontos mais importantes e cruciais da vida de um empreendedor. Se você é do tipo de pessoa que não suporta fazer tarefas que não gosta ou em que você não vê sentido em estar fazendo, mas sabe que, quando se engaja em alguma causa, faz mais do que o seu melhor para vê-la ter sucesso, aí pode estar o seu combustível empreendedor, a paixão!

É exatamente essa paixão pelo que você faz, que vai te fazer acordar empolgado para resolver os problemas de cada dia, que vai te fazer talvez trabalhar mais horas do que se estivesse em um daqueles trabalhos com estabilidade financeira, mas que, mesmo assim, vai te fazer muito mais feliz e realizado pelo que está construindo dia após dia, pois você sabe que nada se encaixa melhor em você do que ser um empreendedor e buscar os seus objetivos.

É importante ressaltar que não existe nenhuma regra que diga se você pode ou não empreender, as características acima são apenas algumas das mais comuns encontradas nos empreendedores, mas todas elas podem ser desenvolvidas em você, se tem como objetivo encarar este desafio que é empreender.

Gostou do artigo sobre empreendedorismo? Conheça mais um mito: os planos de negócios prontos.  Compartilhe com seus amigos e inscreva-se na nossa newsletter para recebera outros! 

Estevão Barreto

Graduando em Engenharia Química, atualmente trabalha como Gerente de Projetos e Assessor de Marketing. Gerenciou projetos de Manual de Boas Práticas de Fabricação e Desenvolvimento de Aplicativo. Já foi responsável pela área Comercial e atualmente é responsável pela área de anúncios do Google Adwords.

This Post Has 4 Comments

  1. Texto bem escrito e esclarecedor. Ser empreendedor é abrir mão de muita coisa rumo ao sucesso que pode até parecer difícil mas não impossível!

    Ótimo conteúdo!

    1. Com certeza, Gil. Se sua empresa resolve o problema de alguém e tem uma estrutura definida, as chances de dar certo são muito grandes, basta um pouco de trabalho duro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *