Criar Uma Startup

Como Criar uma Startup em 10 passos

Começar um negócio demanda tempo, organização, esforço, paixão e ousadia. Entretanto para criar uma startup , esses elementos precisam ser mais intensos, por não se tratar de uma empresa comum.

10 Lições Essenciais para Criar uma Startup:

Existem características que diferem as startups dos negócios tradicionais. A mais evidente é a grande potencialidade de desenvolvimento. O modelo tem de ser inovador. E deve ser escalável, ou seja, conseguir se adaptar ao aumento rápido da operação sem prejudicar a rentabilidade.

1. FOCALIZE NA IDEIA

Antes de colocar o negócio em prática, é importante saber se a sua ideia é original. Deve saber ouvir opiniões. Saber se o mercado é amplo para ajudar a identificar o tamanho do público em potencial definindo, assim, a possibilidade de desenvolvimento da empresa. Deve-se também analisar se o seu modelo é simples de ser reproduzido, pois se for, você corre o risco de ter seu mercado atacado por vários novos empreendedores. Nesse momento surge a dúvida, da para abrir uma empresa com pouco dinheiro? (Confina o artigo)

2. FAÇA O MODELO CRESCER

O jeito como você executa e reformula a sua ideia é mais importante que a ideia em si. É preciso avaliar tanto os consumidores quanto a concorrência, para poder incorporar as necessidades dos clientes, que não são atendidas pelos competidores, ao produto ou serviço de maneira inovadora. Evolua constantemente o seu negócio, assim você poderá se destacar da concorrência que ficarem estacionadas em ideias antigas.

criar-startup-modelo-negocios-consultoria-gestao-empreender-ideia

3. DESCUBRA O QUE O MERCADO DESEJA

Duas coisas que você precisa saber: quais são os públicos potenciais e o que eles querem, fazendo isso você determina a capacidade de crescimento do negócio. Você deve saber se a sua ideia funciona e atende o que as pessoas querem, para conseguir isso você precisa ter feedbacks constantes dos seus consumidores, ou até mesmo uma pesquisa de mercado para validar se existem clientes para seu produto.

4. CRIE UM MODELO DE NEGÓCIOS LUCRATIVO

O modelo de negócios canvas explicado nesse artigo é muito importante para definir os processos, ou seja, a maneira como a startup vai ganhar dinheiro com seu produto ou serviço. Ele faz toda a diferença para quem quer criar uma startup e torná-la rentável, pois com ele podemos entender como a sua empresa irá crescer, onde pode chegar e quanto pode ganhar através de 9 tópicos.

  • Proposição de valor:

  • Segmentos de clientes:

  • Atividades chave:

  • Parcerias estratégicas:

  • Fontes de receita:

  • Estrutura de custos:

  • Recursos principais:

  • Canais de comunicação e distribuição:

  • Relacionamento com o cliente:

 

5. PENSE GRANDE

Startups devem pensar globalmente. Muitos empreendedores ainda se agarram ao pensamento de que internacionalização é um próximo estágio do negócio, mas se a sua empresa tem uma solução mundial, considerar o mundo como sua área de negócios traz vantagens, como atrair a atenção de investidores. Portanto, ideias globais são mais interessantes na hora de pensar em como criar uma startup.

6. ESTUDE E SEJA INTERDISCIPLINAR

Empenho é um termo quase indissociável de empreendedorismo. Para uma empresa funcionar, a pessoa tem de saber administrar o negócio. Significa saber conceitos essenciais de administração, finanças e marketing. Aprender na prática é correr riscos desnecessários, estude com antecedência e prepare-se para a gestão para startups e pequenas empresas.

7. MONTE UM PLANO DE NEGÓCIOS PARA CRIAR UMA STARTUP

Depois de concluir todas as etapas acima, chega a hora de montar o seu plano de negócios. Você pode pensar que um plano de negócios pode, supostamente, ir de encontro com os novos formatos de planejamento estratégico, já que uma das premissas das startups é inovar.

No entanto, um plano de negócios pode, sim, ajudar a criar uma startup. Os pontos chaves são rapidez e flexibilidade. Sob esse conceito, você não precisa ficar preso ao plano de negócios. Um plano detalhado pode funcionar como um processo de autoconhecimento.

criar-startup-plano-de-negócios-empreendedorismo

8. NETWORKING

Um bom negócio pode ser alavancado pela rede de contatos. Com o plano de negócios criado, fica mais fácil apresentar as ideias e conseguir colaboração ou mesmo sócios. Espaços como eventos de empreendedorismo e tecnologias ou até mesmo escritórios compartilhados de co-working e incubadoras, vêm se tornando verdadeiros catalisadores de empreendedorismo ao reunir em um mesmo local ideias e pessoas das mais diferentes formações. 

9. NEGOCIE INVESTIMENTOS

Hoje em dia ficou mais fácil entrar em contato com investidores, pode ser feito até por e-mail, site e telefone. E, em alguns casos, os próprios fundos de investidores vão atrás das startups para fechar parcerias. Mas não se engane, você terá que ir atrás de investidores também. Existem também Bancos de investimentos, que focam suas atividades exclusivamente no financiamento do desenvolvimento de empresas e ajudam quem quer criar uma startup, como por exemplo o BTG Pactual.

10. MANTENHA-SE ATUALIZADO

Em um ambiente tão competitivo, em que concorrentes podem surgir a qualquer momento, a velocidade com a qual o empreendedor consegue corrigir as direções de seu negócio determina quão longe o empreendimento pode chegar. Um modelo que funciona hoje pode estar ultrapassado em questão de meses. O ponto essencial é manter o foco na inovação e ideação e ter força de mudar, coloque a mão na massa e evolua o seu negócio, pois criar uma startup lucrativa é um trabalho diário.

 criar-startup-inovação-fluxo-consultoria-sebrae-ideia

E então, se animou para criar uma startup? Já tem uma ideia de como ela vai ser? Deixe o seu comentário sobre o que você achou da postagem. Entre em contato conosco para ter mais informações sobre negócios ou tirar dúvidas, estamos sempre à disposição para ajudá-lo a criar uma startup e tirar seu sonho do papel.

Se você se interessou por esse artigo, continue acompanhando o nosso site, pois colocaremos mais coisas interessantes para quem quer criar uma startup, fazê-la crescer. Para receber conteúdo exclusivo e gratuito, assine nossa newsletter. Por fim, antes de buscar uma consultoria, consulte o SEBRAE para empreender como criar uma startup.

Carlos Serra Menezes

Graduando em Engenharia Elétrica na Universidade Federal do Rio de Janeiro, Gerente de Projetos e Assessor de Marketing na Fluxo Consultoria. Já gerenciou projetos Banco de Dados, Sistema Web e Aplicativos, na metodologia SCRUM. Responsável pelo Site da Fluxo Consultoria, Marketing Digital e a área de Divulgação da Empresa.

This Post Has 14 Comments

  1. area que eu me interessa na contruçao civil. eu sou formado de pedreiro -carpiteiro-armador-eletricista-hindralica- a minha intençao ter meu propio negocio abrir um pequeno negocio começando do 0 entao eu preciso de conselho investimento/ e dica como começa como expandir no mercado do trabalho enfim conto com colaboraçao

  2. Parabéns pelo site, conteúdo de ótima qualidade, a gente fica muito satisfeito.

    Também convido a visitar nosso site. É a maghost.

    Grato

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *