Atrair Mais Clientes Passo A Passo

Como Divulgar Seu Site e Atrair Mais Clientes | passo a passo

Como atrair mais clientes e como divulgar seu site? Você sabe, realmente, a melhor forma?

O que mais tem por aí são histórias de fracasso no meio digital. Em muitas delas, as pessoas perdem muito tempo e dinheiro investindo em marketing na internet, não conseguiram atrair mais clientes e, no fim, não conquistam nenhum resultado!

Por exemplo:

  • Você tem algum amigo que já investiu tempo e dinheiro em um site e não teve nenhum resultado no final?
  • Ou contratou uma agência/freelancer e, no final, recebeu um site que não conseguia editar nenhuma imagem?
  • Ou, até mesmo, começou a investir em publicações no Facebook, mas não gerou nenhum cliente, apenas curtidas?

Infelizmente, esses são os maiores problemas que a maioria das empresas enfrentam ao tentar crescer pela internet!

Por isso, diversos amigos meus me pedem para ajudá-los na expansão de seus negócios pela internet. Após diversas conversas, almoços, palestras, resolvi trazer o filet mignon de como atrair mais clientes em um vídeo!

P.S.: Se você prefere ler, ao invés de ver um vídeo, fiz questão de transcrever o vídeo logo abaixo. Caso prefira ver o vídeo, não tem necessidade de ler o artigo todo!

Então, garanto que ao final do vídeo, você vai ter economizado:

  • Dias de cursos redundantes sobre marketing digital;
  • Horas desperdiçadas em uma página do Facebook;
  • Dinheiro em sites e anúncios ruins.

Além de, é claro, aumentar MUITO o FATURAMENTO do seu negócio!

Sem mais enrolações, assista ao vídeo para garantir o futuro do seu Negócio Digital:

Atrair mais clientes – Conteúdos e Dicas

Neste vídeo, cito diversos temas que podem ser um pouco complexos para quem está começando. Portanto, separei os links dos conteúdos que cito no final e outros que explicam sobre SEO, AdWords e Marketing de Conteúdo:

Artigos para te ajudar a atrair mais clientes através do Google:

Aliás, para twittar: [easy-tweet tweet=”Você sabia que 40% das pessoas não conhecem o Google AdWords?” via=”no” hashtags=”AdWords,MarketingDigital”] e [easy-tweet tweet=” você sabia que 70% dos cliques são feitos nos primeiros 4 resultados do Google?” via=”no” hashtags=”AdWords,MarketingDigital”]

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Tem algum amigo que poderia ter grandes resultados com um site de sucesso? Mostre que se importa e compartilhe esse artigo com ele!


Transcrição do vídeo: Como Divulgar meu Site e Atrair mais Clientes.

Se você prefere ler, ao invés de assistir o vídeo todo, fiz um resumo dos principais tópicos discutidos no vídeo:

4 Problemas que te impedem de crescer na Internet

Atrair Mais Clientes - os 4 problemas que te impedem de crescer

Atrair Mais Clientes – os 4 problemas que te impedem de crescer

Existem 4 principais problemas que fazem com que as pessoas relacionem a criação de um site, anúncios na internet e analise de indicadores com monstros assustadores:

Foco em Design/ Meses para entregar

A maioria das pessoas que contratam uma agência ou freelancer, recebem um site depois de muito tempo e ele é apenas focado em design, ao invés do foco em conversão.

Taxa de Manutenção/ Códigos/Template

Além disso, diversas empresas cobram uma taxa de manutenção para corrigir pequenos detalhes no site. Sites estes que, na maioria das vezes, são feitos a partir de templates prontos ou códigos.

No caso de templates prontos, você estaria pagando por volta de 5 mil reais, apenas para ter algo que foi feito em meia hora. Já no caso de código, você se torna dependente da agência/freelancer, pois necessita deles sempre que quiser alterar qualquer elemento, como uma simples foto ou texto.

Ser encontrado na Internet/ +1Bi de Sites no ar

Uma grande ilusão que as pessoas tem é: você vai criar seu site e, ao colocar ele no ar, ele vai começar a vender seu produto magicamente. Isso não é possível, pois, na internet, existem mais de um bilhão de sites. Então, as chances de você ser encontrado sem usar ações de marketing para atrair visitantes, são extremamente baixas.

Facebook para atrair clientes

Por fim, as pessoas em geral apostam em criar uma página no Facebook para atrair clientes. Então, as criam sem nenhum planejamento, perdendo tempo e dinheiro para quase não atrair mais clientes.

Para twittar: [easy-tweet tweet=”Você sabia que o Facebook mostra suas publicações para menos de 5% dos seus fãs?” via=”no” hashtags=”Facebook,MarketingDigital”]

Solução: Funil do Marketing Digital

Atrair mais clientes - O Funil do Marketing Digital

Atrair mais clientes – O Funil do Marketing Digital

Para entender como funciona, na prática, um Marketing Digital que gera resultados, temos que olhar para o Funil do Marketing Digital.

A forma simplificada é: você gera tráfego para seu site, converte esses visitantes em clientes e, no fim, analisa o processo todo para otimizar.

—No início desse artigo, tem links para se aprofundar em qualquer um desses assuntos!

Atraindo Visitantes para seu Site

Atrair Mais Clientes - As fontes de tráfego

Atrair Mais Clientes – As 5 fontes de tráfego

Google AdWords

A primeira forma de atrair mais visitantes para o seu site é através dos Anúncios do Google, o Google AdWords. Incrivelmente, 40% das pessoas ainda não sabem que aqueles links são anúncios. Apesar disso, 97% da receita do Google vem desses anúncios.

A cada segundo, 50 mil buscas são feitas no Google pelo mundo e, por fim, 99% dos e-commerces de sucesso, utilizam o AdWords como principal canal de atração de clientes.

Simplificando, o AdWords apresenta seus serviços/produtos nas primeiras posições quando alguém pesquisa por um termo parecido. Ele funciona com um sistema de leilão, onde você escolhe por quanto quer pagar e, se o valor definido for maior que seus concorrentes e o anúncio relevante para quem busca, seu anúncio vai aparecer. Você só paga quando alguém clicar e acessar seu site através dos anúncios.

Marketing de Conteúdo (Inbound Marketing)

O Marketing de Conteúdo é, resumidamente, criar conteúdos para atrair visitantes interessados em seus conteúdos e, posteriormente, converte-los em clientes – assim como este blog!

Um exemplo é se você vende capas de celular, você pode atrair visitantes para seu site através de artigos como “as 10 capinhas de celular mais interessantes do mundo”. Dentro do artigo, uma boa estratégia é você colocar alguns de seus produtos e, no fim, convidar o visitante para o seu e-commerce.

Executar uma Estratégia de Conteúdo pode sair até 250% mais barato que os anúncios pagos por clique (PPC), como os do AdWords. Ela garante um crescimento sustentável em vendas e leads (oportunidades de negócio). Além disso, podem fazer do seu negócio uma autoridade no assunto, pois, se você não falar sobre o que você vende, seu concorrente falará.

Modelos de inbound marketing podem ser: artigos em blogs, newsletters, e-book, vídeos, hangouts, infográficos, entre vários outros.

Otimização para os mecanismos de busca (SEO)

Por fim, entre as formas de atrair mais clientes através do Google, temos o SEO.

SEO, vem de Search Engine Optimization, significa otimizar o seu site para os mecanismos de busca, prioritariamente o Google. Dessa forma, você pode ser encontrado pelos produtos que você vende, sem depender somente dos anúncios do AdWords.

É um processo mais trabalhoso e os resultados são alcançados em geral em médio e longo prazo, no entanto, essencial para se combinar com as outras fontes de tráfego.

Vemos que é essencial aparecer nas primeiras posições do Google, pois 35% dos cliques são feitos na primeira posição do Google. Esse número sobe ainda mais no caso das 4 primeiras posições que, somadas, alcançam 70% dos cliques. Dessa forma, se o seu site está na segunda ou terceira página, as chances dele ser encontrado são mínimas.

Conteúdos em Redes Sociais

No caso de Redes Sociais, o marketing fica ainda mais interessante e perigoso: muitas pessoas investem muito tempo e não tem o menor resultado.

Então, comece analisando seus concorrentes: quais Redes Sociais eles estão usando? Facebook, Twitter, Linkedin, Pinterest, Instagram, Youtube ou Tumblr. Algumas Redes Sociais podem ter um desempenho muito maior para um público B2B (Business to Business) e outras para B2C (Business to Consumer).

Além disso, focar em apenas uma ou duas Redes Sociais é essencial, principalmente quando você está começando.

As publicações nelas devem ser constantes e extremamente interessantes para seu público. Seus potenciais clientes não querem saber do quanto seu produto é bom, mas sim de informações interessantes, dicas e novidades do seu mercado. Notou a semelhança com o Marketing de Conteúdo? Então, ambas as estratégias podem andar muito próximas.

Anúncios em redes Sociais

A grande vantagem de anunciar nas Redes Sociais está em segmentar seu público-alvo. Então, se você deseja que seu site, sua página, seu post ou seu evento apareça para um conjunto de pessoas específicos, vocês consegue!

Por exemplo, você pode segmentar um anúncio apenas para mulheres entre 25-40 anos que gostem Marketing Digital e que estejam próximas ao escritório da Pareto Group.

Além disso, os anúncios em Redes Sociais te permitem testar possibilidades investindo bem pouco. Quando você encontrar um anuncio com um retorno em vendas aceitável, é hora de aumentar o investimento. É importante, portanto, estar analisando e testando novas ações constantemente.

Convertendo Visitantes em Clientes em seu Site

Atrair Mais Clientes - Os 6 elementos para aumentar a sua conversão

Atrair Mais Clientes – Os 6 elementos para aumentar a sua conversão

Design

A primeira impressão que um visitante vai ter de você é o design do seu site. Então, se o seu design não for tão bom quanto do site de seus concorrentes, você tem grande chance de perder seu cliente independente se o seu serviço é melhor ou não.

Mobile/Tablet

Hoje, os acessos à internet através de celulares e tablets, já superam, nas residências dos brasileiros, os acessos através de computadores. Então, é essencial que seu site esteja otimizado para uma boa visualização e navegação nos dispositivos móveis.

Recomendo fazer um teste agora mesmo, acesse seu site pelo seu celular, isso vai te mostrar como seus visitantes veem seu site.

Velocidade

Quando você acessa uma loja virtual, é raro olhar apenas duas ou três páginas. Ao invés disso, é comum você acessar diversos produtos, praticando o famoso verbo shopping em inglês. Isso significa muito mais que comprar, mas sim toda a experiência de visitar, olhar, conhecer e comparar produtos.

Dessa forma, você não vai querer que a experiência de seu cliente em seu site seja lenta a cada vez que ele acessa um novo produto, não?

Além disso, pense em quem usa celular e está sem wifi ou 4G, será que ela esperaria carregar as páginas do seu site usando somente o 3G?

Autoridade

Autoridade é um dos elementos mais importantes entre os responsáveis pela conversão. Não, não é você colocar sua missão, visão ou valores na página inicial.

Demonstrar autoridade hoje em dia pode ser feitos mostrando elementos como: número de clientes atendidos, principais parceiros, selos de segurança, prêmios de qualidade e satisfação, tamanho do negócio, entre diversas outras.

Provas Sociais

As provas sociais são essenciais pois elas se comunicam diretamente com seu visitante. Essas provas mostram para seus visitantes qual a opinião real dos consumidores. Você pode colocar depoimentos de clientes, influencia nas redes sociais, selo e-Bit ou opiniões no Trustvox.

Call-to-Action

Por fim, os Call-to-Actions, também conhecidos como Chamadas para Ação, são essenciais para direcionar seus visitantes pelo caminho que você quer que façam em seu site. Por exemplo, se seu negócio tem o objetivo de mais pessoas pedindo um orçamento, de nada adianta o botão para “Pedido de Orçamento” ficar escondido. Ele deve ter um destaque maior que outros botões menos relevantes como “Quem somos” ou “Política de Privacidade”.

E agora, quais os próximos passos?

Atrair Mais Clientes - Passo a passo

Atrair Mais Clientes – Passo a passo

Agora, pare tudo o que estiver fazendo. Passei muitas informações e quero te ajudar a saber por onde começar!

Site para Conversão

Entre no seu site – depois volte para cá para deixar um comentário! – e veja se ele possui os elementos básicos para conversão. Lembrando: design moderno, otimizado para mobile/tablet, velocidade para carregamento, autoridade, provas sociais, call-to-actions.

Caso não tenha, veja quais as possibilidades para acrescentá-los. Em alguns casos, é mais fácil criar um site do zero. Recomendo dois caminhos:

1- Se, apesar de ver toda essa oportunidade, ainda não achar que está pronto para investir em um site profissional, crie um por conta própria no Wordpress, é muito simples! No caso de e-commerce, comece com um NuvemShop ou Xtech. Nada de ficar só com página no Facebook ou Instagram, certo?

2- Temos uma plataforma premiada de criação de sites focados em conversão. Criamos em 15 dias um site que te permitirá editar qualquer elemento por conta própria, sem programação! Veja as plataformas de site, e-commerce e blog.

Seus concorrentes

Veja o que seus concorrentes estão fazendo. Por exemplo, se você tiver um escritório de arquitetura, escreva no Google: “escritório de arquitetura”. Acesse todos os sites que aparecerem – até os de anúncios – e veja o site e como eles fazem o marketing deles.

Pode ser que você descubra diversas oportunidades, desde conteúdos para colocar no seu blog, até formas de gerir a própria rede social.

Atração de Clientes

Lembre-se: seu site está no meio de mais 1 bilhão de outros sites existentes. Então, crie formas para seus potenciais clientes chegarem até você. Citei várias formas no início do artigo, além de deixar vários links para te ajudar a começar. Claro, se tiver qualquer dúvida, só mandar por aqui!

Análise e Otimização

Site bonito, concorrentes analisados e ações para atrair visitas iniciadas? Excelente!

Agora, use o Google Analytics para monitorar o tráfego do seu site. Procure entender se seu site merece otimizações, ou se vale investir mais tempo e dinheiro em formas de atrair mais clientes.

Como criamos o site da Fluxo Consultoria

Atrair mais clientes - Como criamos o Site da Fluxo Consultoria

Atrair mais clientes – Como criamos o Site da Fluxo Consultoria

Para exemplificar tudo isso, esse site da Fluxo, foi criado na época que eu era diretor de marketing. Vimos que o site antigo não convertia seus visitantes, tinha design antigo, era de difícil edição, entre outros fatores.

Então, criamos a partir do Wordpress um site com foco total em conversão. Após isso, usamos SEO, AdWords, Conteúdo e Redes Sociais para atrair visitantes para ele.

No fim, tivemos um aumento de clientes que chegavam através do site de 2 por mês, para mais de 200! Sim, a Empresa cresceu muito, oferecemos oportunidades para muito mais pessoas acessarem serviços de consultoria em engenharia de alta qualidade a um preço mais baixo e, por fim, trouxemos muito mais experiência em gestão para nossos membros.

Logicamente, não foi fácil. O site foi construído com 2 meses de dedicação. Já o AdWords, conteúdos e Redes Sociais, são geridos e executados por uma equipe maravilhosa até hoje! No entanto, caso você tenha um orçamento mais flexível, pode ser vantajoso contratar empresa para terceirizar todo esse serviço de marketing digital.

Comentários finais

É sim muita coisa para se pensar. Mas um pouco de dedicação, pode ser o primeiro passo para você se tornar gigante na internet. Garanto que o mercado brasileiro tem muita oportunidade para pessoas/negócios dedicadas crescerem!

Não é atoa que, todos os dias, diversas empresas nascem e ultrapassam suas concorrentes apenas usando o marketing digital!

Se precisar de ajuda, fique a vontade para falar com a Pareto Group. Estaremos de portas abertas para te ajudar nessa missão. Aproveite, também, os conteúdos no blog da Fluxo e no da Pareto, ambos possuem dicas valiosas para você ter um negócio de sucesso!


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Vinícius Chacon Rodrigues

Vinícius é especialista em Google AdWords na Pareto Group, empresa parceira Premier do Google. Com especialidade em SEO, Inbound, AdWords e Neuromarketing, é apaixonado por como o Marketing Digital pode mudar a realidade de um Negócio. Foi diretor de Marketing da Fluxo Consultoria em 2015 e é graduando em engenharia pela UFRJ.

This Post Has 11 Comments

  1. Acredito que o mais difícil mesmo, seja colocar tudo isso em prática, principalmente pra mim, que como a maioria dos empresários de lojas físicas tradicionais não está muito habituado ao ambiente virtual.

  2. Olá Vinícius, achei bastante útil o conteúdo e a forma como expôs. Estou criando um site com propósitos socioeconômico, a fim de capitar recurso para financiar e viabilizar o projeto “PLANTE UMA ÁRVORE”. Pelo grau de relevância do Projeto estamos procurando os melhores caminhos para que possamos obter os melhores, a final, por melhor que seja o projeto, sem recursos financeiros Ele não sairá do papel, isso posto, creio que seja normal ter duvidas, no momento temos muitas! Será muito importante ser assessorado por um profissional do ramo, fico mo aguardo caso possa participar desse projeto. Grato!

    1. Ademir, muito bacana o seu projeto e concordo com você nesse momento de criação de sites, muitas dúvidas surgem, ler este post ajuda a esclarecer algumas. Quando precisei criar o site da minha pequena empresa, tinha um orçamento bastante limitado, optei pro construtor de site, por ser mais fácil e barato. Busquei por uma plataforma que facilitasse a criação do site e foi ótimo. Nessa busca por novos clientes a boa utilização de site e mídias sociais são o melhor caminho.

  3. Conteúdo excelente e muito profissional. Vou aplicar as recomendações colhidas aqui.
    Gostei imenso dessa simbiose entre vídeo e texto… muito bom mesmo!

  4. Ainda não tenho uma empresa, tenho o sonho em abrir uma, trabalho com projetos de móveis planejados e projetos de interior e ambientes externos também, a alguns meses clientes tem me procurado para eu fazer projetos particulares, isso veio após eu iniciar projetos de empresas tipo, bares, barbearias, lojas e etc..ganhei uma visibilidade em minha Cidade, o que você acha? Daria certo investir em uma loja física ou seria mais interessante de início uma loja on line para que eu possa sentir o mercado? Seu vídeo ficou muito bom e bem explicado, está de parabéns!

    1. Olá Fabrício, obrigado por comentar. Não tinha visto antes, por isso não respondi.
      Muito bacana que já está conseguindo novos clientes por indicação. O que recomendo é sempre começar online, assim, com pouco investimento e com muita rapidez, você já disponibiliza um portfólio de seus serviços e seus dados para contato. Pode começar com um site e um Facebook profissional, por exemplo. Depois que já estiver com uma boa infraestrutura financeira, pode seguir para uma loja física.
      Grande abraço.

  5. Muito bom seu vídeo, ainda não tenho empresa, tenho o sonho de abrir uma, trabalho com projetos de móveis planejados e decorações de interiores e ambientes externos, você acha que daria certo, uma loja física e in line?

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