Business Model Canvas

4 Dicas para usar todo potencial do Business Model Canvas

No primeiro artigo de empreendedorismo, mostramos como o Business Model Canvas pode ser uma ferramenta poderosa de estruturação de modelo de negócios e ajudar a direcionar tanto um novo empreendimento quanto um negócio antigo ou familiar.

No entanto, é importante ter em mente estas 4 dicas para a aproveitar todo o potencial dessa ferramenta e desenvolver um Business Model Canvas inovador sem usar um plano de negócios pronto ou modelos. (Conheça os riscos no artigo).

1. TENHA UM CANVAS VISUAL

O Canvas é uma ferramenta extremamente visual, portanto, utilize cores, post-its, marcadores e diversos elementos visuais para destacar as diferentes ideias e pontos de vista. Além disso, esta é uma ótima maneira para interligar todas as áreas do Canvas de forma clara. Para isso, utilize o canvanizer.

como melhorar seu business model canvas

 

Outra ferramenta muito conhecida é o mapa de empatia (empathy map). Ele foi desenvolvido pela  Xplane e costuma ser usado para orientar as discussões e o Brainstorming acerca das dores e necessidades dos clientes. Além disso, com ele podemos entender melgor o ambiente no qual o cliente está inserido e quais fatores influenciam a tomada de decisão ( caractarísticas pouco exploradas no Business Model Cavas).

O processo de criação do mapa de empatia se assemelha a criação das personas para Blogs e permite que seu negócio seja visto pela perspectiva do cliente. Ao testar sua capacidade de resolver a dor proposta ( problema que o cliente apresenta), o mapa de empatia deve ser preenchido e atualizado para dar mais segurança ao seu negócio e evitar as incertezas quanto as necessidades dos clientes.

MAPA DA EMPATIA

2. FAÇA UM BRAINSTORMING

Antes de começar a elaborar um Canvas use a técnica de brainstoming e anote todas a ideias e alternativas que surgirem para depois analisar criticamente as ideias e aplica-las no Canvas. Essa técnica é importante pois permite aflorar a criatividade e a inovação no processo de estruturação do negócio. No processo de ideação, evite julgar os demais participantes, existem diversas dinâmicas que promovem o aprimoramento das ideias.

3. CRIE DIFERENTES VERSÕES DO SEU BUSINESS MODEL CANVAS

É importante ter em mente que a primeira versão da estruturação de um negócio nem sempre é a com maior potencial ou a mais viável. Portanto, faça diversas alternativas do Canvas combinando todas as ideias e possibilidades para seu empreendimento pensando em seus diversos segmentos de clientes.

Dessa forma, será possível identificar as diversas oportunidades do negócio. Além disso, valide seu modelo de negócios com possíveis clientes antes de investir em um plano de negócios ou qualquer projeto de consolidação do modelo de gestão.

Nenhum plano de negócios sobrevive ao primeiro contato com os clientes

4. TRABALHE EM GRUPO

É comum que empreendedores fiquem apaixonados por suas ideias e tornem-se cada vez menos receptivos as críticas.  Embora a confiança seja um dos sinais de que você deve empreender, a ausência de pontos de vista certamente impedirá que você enxergue os erros do seu CANVAS.

Assim, aproveite os diferentes pontos de vista que as pessoas podem ter sobre suas ideias e seu modelo de negócio no geral. Peça opiniões para colegas, sócios, familiares e até potenciais clientes a fim de validar e desenvolver melhor seu Canvas.

Utilizando essas dicas, a criação e atualização do Business Model Canvas se torna uma tarefa dinâmica e até divertida. Comece agora mesmo a estruturar o seu negócio e utilize as dicas dos artigos do blog para aprender cada vez mais sobre novos negócios.

Apenas depois de estudar bastante, recomendamos que você procure uma consultoria que faça um estudo de mercado para validar seu canvas.

Jorge Duarte

Sou o Diretor de Marketing da Fluxo Consultoria e um dos idealizadores do Blog. Já gerenciei projetos de Engenharia Civil, Produção, Mecânica e Química e estou me graduando em Engenharia Elétrica pela UFRJ.

This Post Has 3 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *