Dicas De Marketing Para Produto

3 dicas de marketing para ter um produto conhecido

Ser reconhecido no mercado é tarefa árdua para todo empreendedor, tanto para aquele que busca abrir seu negócio quanto para aquele que já está inserido no mercado. Por diversas vezes, a empresa apresenta boas condições para prosperar, porém fracassa por não ter uma estratégia de marketing eficiente. Sendo assim, seguem algumas dicas de marketing como ter o seu produto ou serviço conhecido pelos seus clientes, assim como despertar o desejo de adquiri-lo:

1 Promova o seu produto

O produto é simplesmente o bem a ser ofertado ao cliente e tem como objetivo satisfazê-lo, apresentando custo-benefício atraente e satisfazendo as necessidades básicas do consumidor. Tendo isso em mente, é preciso entender:

  • Por que o consumidor deve adquirir o produto?
  • Quais são as características físicas e funcionais do produto? Para que serve cada uma delas?
  • Por que a embalagem do produto é assim? Existe alguma relação com a funcionalidade do produto? Por que foi escolhida cada cor que compõe a embalagem?
  • Como o produto ofertado se difere dos demais oferecidos pela concorrência?

Identifique essas características e selecione quais são as que merecem mais destaque na divulgação de seu produto, apresente as características mais atraentes do produto primeiro ao invés de inundar o cliente com excesso de informações.

2 Saiba qual preço praticar

A definição de preço é simples. Trata-se do valor monetário atribuído ao produto ofertado. Porém, o que, em linhas gerais determina o preço? Quando a oferta é maior que a demanda, quem determina o preço é o cliente, que indica claramente o quanto está disposto a pagar. Quando a oferta é menor que a demanda, a determinação do preço é dada pelo fornecedor, que indica a quantidade a ser comercializada do produto.

Compreendendo isso, o empreendedor deve saber quais faixas de preço praticar e saber qual é o preço ideal para cada produto, bem como a sua margem de lucro. Além disso, deve-se conhecer o consumidor para prever qual será a sua reação em função do preço escolhido, por isso é importante definir um público-alvo  específico e analisar suas expectativas e exigências de consumo.

A partir disso, a empresa deve decidir qual política de descontos praticar dentro de suas possibilidades financeiras, levando em consideração o comportamento dos concorrentes, identificando-os e analisando a forma como precificam seus produtos.

Conheça o Estudo de Mercado e como ele pode ajudar na definição de preços.

3 Estude outras dicas de marketing para promover seu produto

Promoção é uma ação ou conjunto de ações que têm como objetivo despertar o desejo no consumidor de comprar o produto oferecido mais rapidamente e/ou em maior quantidade. Há três meios principais de promover um produto: propaganda, venda pessoal e promoção de vendas. Essa é uma das dicas de marketing mais comuns de se encontrar na internet, porém é importante ficar atento para escolher qual forma de divulgação é mais apropriada de acordo com o posicionamento atual do produto no mercado.

  • Propaganda:

    são as atividades responsáveis por transmitir mensagens orais ou escritas que tem como finalidade informar e influenciar o consumidor a adquirir os produtos ou serviços ofertados e deixar uma imagem positiva acerca da empresa. Por isso, esse tipo de divulgação é normalmente utilizado para fortalecer a imagem da empresa frente ao mercado, aumentando o alcance da marca. Mas para isso deve-se definir qual o orçamento disponível, qual mensagem a ser divulgada e quais veículos de comunicação a serem utilizados. O Facebook marketing é uma ótima opção de baixo custo, como explicamos nesse artigo.

  • Venda pessoal:

    podem ser vendas porta-a-porta, on-line, televendas e prospecções em geral. Essa estratégia é normalmente utilizada quando se quer atingir um público específico que seria difícil atingir através de uma propaganda. Por isso, é utilizada quando se deseja usufruir das vantagens de um contato direto do vendedor com um possível comprador, oferecendo ao último as vantagens de se adquirir o produto oferecido e para isso, normalmente é alocada uma equipe específica de vendas que deve estudar sobre o público-alvo e a melhor forma de se comunicar com ele.

  • Promoção de vendas:

    são os recursos ditos capazes de aumentar o volume de vendas de um produto ou serviço durante um período de tempo limitado. Por isso, essa técnica é utilizada em dois principais casos: quando a intenção é introduzir um novo produto ou linha de produtos no mercado e deseja que os clientes experimentem o produto, principalmente através de amostras grátis, e quando o desejo é incentivar e impulsionar as vendas em determinadas épocas, principalmente datas comemorativas, como Natal, Páscoa e Dia das Mães e assim realizar promoções, pacotes promocionais e liquidações. No entanto, é importante tentar fazer isso gastando o menos possível e apenas quando a intenção a promoção for bem clara.

Colocando em prática as três dicas de marketing para produto, uma empresa estará se preparando para o mercado e demonstrando porque vale a pena para o consumidor adquirir seus produtos ou serviços. O desenvolvimento de tais dicas estão presentes no plano de marketing, componente de um plano de negócios. Por isso, não deixe de conferir outros artigos do blog para mais dicas para o sucesso do seu negócio.

Eduardo Gouveia

Graduando em Engenharia de Produção, atualmente trabalha como Gerente de Projetos e Assessor de Projetos na Fluxo. Já gerenciou projeto de Plano de Negócios.

This Post Has 20 Comments

  1. Esse post dá dicas excelentes. No mundo do marketing muitas vezes temos jovens talentos que permitem o processo de crescimento das Startups. Recém-formados, a ambição é sua característica marcante. Os novos empreendedores precisam dessa ajuda.

  2. […] É fundamental saber vender bem o que se está oferecendo. Como diz o ditado popular: “É importante saber vender bem o peixe”. Aqui será planejada a forma como a empresa atuará para levar seus produtos às mãos do consumidor. O Plano de Marketing demonstra a capacidade de se fazer um produto ou serviço conhecido pelos clientes, despertando o desejo de comprá-lo. Utiliza-se os P’s do Marketing (produto, praça, preço, promoção e outros) buscando atingir uma aplicabilidade maior do plano. Nosso conselho, é que você conheça as estratégias de diferenciação para ter um produto conhecido. […]

    1. Obrigado, Santos

      Ao criar um novo produto, é importante que o mercado seja estudado para definirmos o preço do produto e o Breakeven (a partir de quantas unidades se torna lucrativo). Mesmo assim, existem algumas opções gratuitas de tornar um produto conhecido e tornar o empreendimento um sucesso com umas dicas de marketing e gestão para empreendedores.

  3. I’m extremely impressed with your writing skills and also with the layout on your weblog. Is this a paid theme or did you modify it yourself? Either way keep up the excellent quality writing, it is rare to see a great blog like this one nowadays.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *