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Pesquisa e Estudo de mercado: qual a diferença?

Com a atual crise econômica que o país enfrenta, uma das saídas que a população encontra é o empreendedorismo. Assim, surgem muitas ideias inovadoras, mas que precisam ser validadas. A partir disso, é normal que as pessoas procurem formas de extrair respostas. É aí que surge uma dúvida bem comum: qual é a diferença entre pesquisa e estudo de mercado?

Portanto, se você está abrindo um novo negócio, quer mudar o segmento em que atua ou deseja conhecer melhor o mercado em que está inserido, este artigo irá lhe ajudar a identificar qual a melhor opção para obter insumos, compreender e atuar da melhor forma no mercado, conseguindo se destacar dentro dele. Pensando nisso, descreveremos aqui um pouco do que é cada projeto e seus objetivos, enunciando suas principais diferenças.

A Pesquisa de mercado

Em uma pesquisa de mercado, como próprio nome diz, são aplicados questionários (que podem ter valor qualitativo ou quantitativo) para confirmar as hipóteses acerca da organização que o empreendedor deseja criar.
Uma pesquisa de valor quantitativo serve para gerar dados estatísticos a fim de extrair uma resposta concreta que valha para o segmento de pessoas que está sendo analisado. Já em uma pesquisa qualitativa, o objetivo é gerar insumos acerca das dores que a persona (perfis dos segmentos de clientes cujo negócio irá atingir), com o intuito de gerar insights sobre a sua ideia.

A primeira etapa de um projeto de pesquisa de mercado é a elaboração de hipóteses junto ao dono da ideia. Essas hipóteses servirão como alicerce na criação do questionário, logo, pode-se dizer que elas são o que o empreendedor pensou e o que ele deseja validar. Assim, é importante defini-las cercando principalmente os serviços que você vai entregar aos seus clientes e quem você quer atingir.

Após a ideação das hipóteses, é elaborado um questionário que contenha perguntas que validem o que foi formulado. Depois de todas as perguntas prontas, o formulário é aplicado, de forma presencial ou virtual, dependendo do caso. Ao fim da aplicação, é feita uma análise dos dados gerados a partir das respostas. É nessa etapa que são tiradas conclusões acerca das hipóteses que foram elaboradas anteriormente. Por conta disso, é muito importante saber o que você deseja já no início do projeto, para que as conclusões geradas forneçam insumos para a abertura do seu empreendimento de acordo com as demandas dos clientes, existência de concorrentes e fornecedores.

O Estudo de mercado

Em um estudo de mercado, o foco não é a validação de alguma ideia e sim uma análise mais aprofundada do que está acontecendo dentro do nicho que a organização está inserida. Nesse tipo de projeto, as pessoas costumam ter ideias sobre o negócio bem estruturadas e, a partir delas, é feita uma análise aprofundada de diversas variáveis.

A primeira coisa a se fazer é organizar a sua ideia de uma maneira clara e objetiva. Desta forma, é importante que se crie um Modelo de Negócio Canvas com o intuito de descrever o seu empreendimento. Além disso, se alguma incoerência muito grande existir, será muito mais fácil de perceber.

Após a elaboração do Canvas, seguem-se diversas etapas de análise. São feitas: análise do ambiente (é avaliado como está o cenário em diversas vertentes); análise do segmento de clientes (é analisado como o segmento de clientes definido se comporta); estudo dos concorrentes dentro do setor de atuação definido na primeira etapa; estudo dos fornecedores; e, por último, são definidas estratégias que ajudem a empresa no início de sua atuação, como os indicadores e objetivos da organização.

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Principais diferenças entre pesquisa e estudo de mercado

1. O objetivo de cada projeto

Como foi dito ao longo da explicação de cada um, os dois projetos possuem objetivos diferentes. Em uma pesquisa de mercado, o objetivo central é validar novas ideias sobre o empreendimento. Já em um estudo de mercado, o foco é em analisar os diversos fatores do mercado que o negócio se insere.

2. Insumos gerados

Os produtos de cada projeto também são muito diferentes. Em uma pesquisa de mercado, a resposta aos formulários, seja ela quantitativa ou qualitativa, vai gerar um resultado de viabilidade. Ou seja, ao fim de um projeto como esse, você terá uma análise acerca das expectativas do seu público-alvo.

Já em um projeto de estudo de mercado, você terá a oportunidade de ter análises das principais variáveis dentro da abertura de uma empresa. Dessa forma, ao fim do projeto, com os insumos gerados, você será capaz de abrir o seu negócio sabendo com o seu público se comporta, de que maneiras você pode se diferenciar dos seus concorrentes diretos e, ainda, como atrair investidores.

3. As análises feitas

Dentro de ambos os projetos, existem análises. Em um projeto de pesquisa de mercado, as análises são feitas a partir das respostas aos formulários. Assim, o que é entregue são informações dos respondentes, sendo possível extrair informações socioeconômicas, idade, sexo, etc. Temos, portanto, uma conclusão acerca das hipóteses. É importante considerar que a margem de confiança sobre as respostas obtidas na pesquisa é de 95%.

Em um estudo de mercado, como o objetivo é ter respostas de várias variáveis que envolvem uma organização, as análises feitas são voltadas para esses diversos setores. Além disso, elas são feitas levando em consideração as informações contidas no modelo de negócio que foi elaborado, de forma que se tenha uma conclusão que esteja de acordo com a realidade vivida pela empresa. Assim, apesar de ambas as análises estarem alinhadas com as ideias que são discutidas no início do projeto (no caso da pesquisa, as hipóteses; no caso do estudo de mercado, o modelo de negócios), elas são bastante diferentes.

Agora é com você: precisa de uma pesquisa ou estudo de mercado?

Sabendo as principais diferenças entre Projetos de Pesquisa e Estudo de Mercado, é possível determinar qual tipo é o mais indicado para o seu negócio ter sucesso. É importante ressaltar que é possível realizar os dois projetos, baseando o estudo de mercado em insumos mais qualificados, obtidos através da pesquisa de mercado.

Matheus Pereira Xavier

Graduando em Engenharia de Produção, atualmente trabalha como Gerente de Projetos e Assessor Administrativo-Financeiro. Já gerenciou projeto de Estudo de Mercado.

This Post Has 10 Comments

  1. Parabéns pelo os materiais postados , são todos de altíssimos níveis , está me ajudando bastante no desenvolvimento do meu negócio grato a toda a equipe que desenvolveu este material e disponibilizou a todos

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