Franquia Ideal Franchise

7 Dicas para escolher a Franquia Ideal

Veja como lucrar nesse mercado que só cresce com a Franquia Ideal!

Ao abrir uma franquia, você tem acesso a um sistema que já está consolidado, evitando gastos com o reconhecimento da marca e adquirindo clientes fiéis à marca.  Além disso, são oferecidos treinamentos e uma rede de profissionais especializados que lhe darão o auxílio necessário. É possível perceber que existem muitos pontos positivos em se tornar um franqueado, principalmente em questões de segurança e transferência de know-how. Contudo, apesar de apresentar muitas vantagens, a franquia não é uma garantia de sucesso, e as opções devem ser analisadas com muito cuidado antes de se tomar uma decisão. É preciso, portanto, analisar muito bem o mercado para encontrar a franquia ideal.

Do ano de 2015 para 2016 houve um saldo positivo de 2,5% de novas unidades, segundo a Associação Brasileira do Franchising. Só no Brasil, existem mais de 3.000 marcas e cerca de 130.000 unidades de franquias. Os números deixam claro a existência de um universo grande de opções de franquias que, como já vimos no artigo sobre Franquias de Sucesso, variam desde o setor de atuação até o valor de investimento. Porém, com tantas possibilidades, torna-se fácil se confundir e até mesmo tomar uma decisão errada.

Como escolher a franquia ideal?

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  1. Analise seu perfil

O que você gosta de fazer e quais são suas afinidades? Se a área de atuação da franquia estiver fora do seu campo de habilidades e experiências, o risco do negócio será aumentado. Contudo, caso queira escolher um setor diferente de suas experiências, é preciso ter certeza terá o suporte necessário. Além disso, embora mais segura, uma rede de franquias não oferece a mesma liberdade de quem possui um negócio próprio. Assim, se você possui um perfil mais criativo, busque redes que estão iniciando e dão mais autonomia aos franqueados.

  1.  Avalie seu mercado

Há segmentos que estão crescendo, outros que se encontram saturados e também aqueles que estão em um momento de reestruturação. Para que seja feita uma escolha consciente, avalie pontos como o crescimento do mercado de atuação, da região explorada, faixa etária dos consumidores ou se a localização geográfica influencia diretamente o negócio. Além disso, evite as franquias que estão na moda, as sazonais e aquelas que dependem de variáveis que fogem do seu controle, como a oscilação do dólar, por exemplo.

  1.  Escolha o tamanho de franquia

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A Fórmula Academia oferece um modelo de negócios que une a entrega de um serviço completo e de qualidade com um custo benefício muito alto devido ao seu baixo custo proporcional. Foi lançada em 2011 e hoje conta com mais de 88 academias de 135 mil alunos pelo Brasil todo. Seu investimento mínimo inicial é de R$1.200.000, sua taxa de franquia é de R$100.000 e seu capital de giro é R$50.000, enquanto o tempo de retorno do investimento inicial é de 40 meses. O faturamento médio é de R$150.000 e possui algumas taxas fixas, como a de propaganda (2% do faturamento) e de royalties (8% do investimento).

Assim como há diferentes tipos de franquias, há diferentes tipos de investimento, que podem variar desde de menos de 10 mil reais até mais de 1 milhão de reais. Dessa forma, tenha consciência de qual está ao seu alcance, tendo em mente que haverá gastos além do investimento inicial. Além disso, é importante entender que tamanho da franquia não significa sucesso, uma vez que seu êxito está relacionado principalmente com a dedicação do franqueado e boas estratégias.

  1. Converse com outros franqueados

Fale com no mínimo 5 franqueados atuais e que já saíram da rede para entender melhor sobre o negócio. Assim, será possível obter diferentes pontos de vista sobre questões financeiras, rotina de trabalho, suporte do franqueador e complexidade de operação da franquia. É muito importante pesquisar sobre as empresas de interesse, e nada melhor do que a opinião de quem já viveu tudo isso na prática. É possível encontrar informações sobre outros franqueados na Circular de Oferta de Franquia.

      5. Estude a viabilidade financeira da franquia

A viabilidade financeira é um fator de risco em sua abertura e, consequentemente, deve ser levada em consideração ao decidir se é a franquia ideal ou não. Pesquise sobre todos os custos envolvidos e questões como taxa de franquia, capital de giro e tempo de retorno do investimento. Com isso, é muito importante realizar um estudo de viabilidade financeira, assim como uma análise da rentabilidade do negócio.

  1. Analise o contrato e a COF

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A Circular de Oferta da Franquia é um documento produzido pelo franqueador que apresenta informações comerciais, financeiras e jurídicas. O franqueador possui, por lei, no mínimo 10 dias antes de assinar qualquer contrato para fornecer esse documento. Dessa forma, analise tanto o contrato quanto a COF a fundo, comparando os dois documentos para que não haja nenhum tipo de divergência entre eles. Tenha conhecimento de todas as obrigações, responsabilidades e deveres de ambas as partes.

  1. Não decida sob pressão

Abrir uma franquia requer muita disponibilidade e dedicação, por isso, pesquise muito, evite franqueadores que pressionem para que o acordo seja feito e não compre uma franquia por impulso. Além disso, converse com sua família antes, pois é importante que todos entendam tanto os pontos positivos quanto os riscos que um franqueador pode enfrentar. Assim, em momentos de dificuldade, eles poderão entender e dar o apoio que você precisa.

O mercado de franquias possui um cenário promissor e está repleto de oportunidades tanto para o franqueado quanto para o franqueador. Porém, um bom negócio não surge da sorte e nem é consequência do acaso. Por trás de uma franquia ideal há muito planejamento, por isso, analise os pontos citados cuidadosamente antes de tomar uma decisão. Boa sorte!

E você, quer entrar no mundo das franquias? A Fluxo Consultoria pode te ajudar com isso! Peça já o seu Estudo de Viabilidade, para que possamos te colocar nesse mercado que só cresce e acompanhe nosso conteúdo sobre empreendedorismo.

Júlia Costa

Graduanda em Engenharia de Produção, atualmente trabalha na Fluxo como Gerente de Projetos. Já executou os projetos de Estudo de Viabilidade Econômico-Financeira e Estudo de Mercado, gerenciou um projeto de Modelagem de Pessoal e atualmente gerencia um projeto de Estudo de Viabilidade Econômico-Financeira.

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