Liderança

Como identificar a liderança na sua empresa

Se tornar um exemplo de liderança é algo desejado por muitas pessoas que querem se destacar dentre vários ou até para aqueles que gostariam de receber algum tipo de promoção na empresa. Para isso é muito importante ter o respeito de todos, ter experiência para lidar com as situações, além de conhecer muito bem como solucionar problemas.

Porém, para obter tudo o que foi citado anteriormente e para que o objetivo de ser um líder seja alcançado é necessário que se adquira algumas competências essenciais para qualquer tipo de cargo de liderança. Além disso, pode ser difícil identificar, dentro de uma empresa, o real comportamento de liderança para poder selecioná-la e por isso, dividimos as competências de um bom líder em 6 principais:

1 Reconhecer o trabalho alheio

É muito importante que você saiba valorizar todo o esforço e o trabalho de seus colegas. Essa competência demonstra que você está sempre atento ao grupo e que você se importa com o bem da empresa e não só o seu. Esse comportamento é muito levado em consideração pelos superiores na hora de escolher alguém para um cargo de liderança. Além disso, o fato de reconhecer o trabalho dos seus liderados motiva todo o grupo, acarretando em um melhor desempenho da empresa, o que nos leva à próxima competência.

2 Procurar mobilizar todos por um objetivo

O poder da mobilização é algo que nos inspira: quem nunca se arrepiou após um discurso motivador e então prometeu fazer o possível e o impossível para que algum objetivo fosse alcançado? Por isso, esse é um dos conhecimentos mais importantes quando se é um líder. Para uma empresa, é muito importante que todos os seus membros estejam alinhados para um mesmo fim, pois, a partir disso, metas são alcançadas, recordes são quebrados e concorrentes são vencidos.

Entretanto, essa motivação nem sempre é algo simples, os motivos dessa dificuldade são diversos; podem ser problemas pessoais, insatisfação no trabalho ou qualquer outra coisa que possa atrapalhar seu rendimento. Portanto, cabe a um líder não ser um novo problema na vida do seu liderado, mas sim uma ajuda na resolução dos problemas, tornando suas soluções mais fáceis e acarretando em um bom rendimento de todos dentro da empresa. Este fato acaba, também, tornando mais simples para o líder a próxima competência.

3 Cobrar Resultados de forma adequada é uma prática de liderança

Toda empresa vive de resultados, então é muito importante que um líder saiba como cobrá-los sem desmotivar os membros. Para que isso seja possível, é essencial que já tenha o costume de reconhecer o trabalho de todos, pois não existe coisa melhor no trabalho do que o reconhecimento do seu líder. Logo, quando você for cobrar algum funcionário, ele te levará muito mais a sério, pois, se você valoriza aquilo que é bom, o liderado saberá que quando você cobra aquilo realmente tem que melhorar. Assim, ele fará de tudo para render exatamente o quanto era esperado inicialmente para ele. Outro fator facilitador dessa competência é ser próximo deles e os conhecer muito bem, pois essa intimidade te dá mais liberdade para cobrá-los de forma que ele se sinta menos incomodado e reconheça o erro. Aliás, conhecê-los ajuda muito também naquilo que vamos falar agora.

4 Saber delegar tarefas

Uma das coisas que um líder mais faz em relação àqueles que estão abaixo dele é delegar tarefas para os outros, por isso a importância desse conhecimento. Como falado anteriormente, conhecer o seu grupo pode ajudar e muito nessa competência, até porque cada um tem as suas próprias características, gostos e qualidades. Portanto, cabe ao líder poder alinhar estes aos membros de sua equipe. Pois, não adianta nada alocar uma pessoa extremamente qualificada em uma tarefa que ela não gosta, porque ela pode realizar tal tarefa de forma pior do que uma alguém que tenha uma menor qualificação para tal, mas goste muito mais de fazer aquilo. Não é à toa que toda empresa tem suas áreas diferentes e cada pessoa tem que estar capacitada para trabalhar em sua determinada área. Em relação a isso, um líder também tem que estar, e muito, capacitado para o seu cargo e ele mostrará isso a todos no seu dia a dia.

5 Dar exemplos através de atitudes

Essa competência é praticamente a definição de líder. Ser exemplo é extremamente importante para que você consiga liderar um grupo de pessoas, já que, afinal, muitas delas querem chegar onde você está. Através das atitudes do dia a dia você consegue se destacar em um meio. Além disso, essa competência puxa muitas outras, porque é a partir dela que você motiva todos a se tornarem como você, com essa competência, você poderá cobrar os outros membros, porque se você se mostra capaz de atingir os seus resultados eles verão que também podem render mais. Esses são apenas alguns dos motivos para que você dê o exemplo, por isso, não espere alguém te cobrar resultados, faça tudo antes mesmo disso. Porém, ser um exemplo para toda uma empresa irá ser muito mais útil caso você tem a próxima competência.

6 Compartilhar o conhecimento que possui

Não adianta insistir, essa competência é a mais importante de todas. Pois, é ela que vai diferenciar um bom funcionário de um bom líder, aquele que faz extremamente bem aquilo que o demandam, mas não consegue promover essa atitude para todos. Quando você compartilha seu conhecimento, seja ele qual for, permite um desenvolvimento muito maior não só da empresa mas dos membros dela, independente da área em que você trabalha ou do cargo que você possui.

Além disso, no papel de líder, você já é o exemplo, a pessoa motivadora, aquele que irá cobrar e elogiar, logo, é importantíssimo que você transmita todo esse conhecimento para todos, para a sua empresa poder ter mais pessoas que nem você. Até porque, se você tem todas essas competências, você não deve ser uma pessoa que se acomoda fácil e para que você possa continuar crescendo, você necessita de outras pessoas capazes a pegar o seu cargo quando você for promovido. Portanto, antes de pensar em desenvolver qualquer uma das competências, tenha certeza que você realiza essa muito bem.

É importante perceber que todas as competências levantadas podem ser desenvolvidas,  acabando com o mito de que apenas extrovertidos se tornam melhores líderes.

Acima de tudo, é imprescindível entender que espírito de liderança é muito importante independente se você tiver ou não pessoas abaixo de você.

Daniel Flórido

Graduando em Engenharia, atualmente trabalha como Gerente de Projetos e Assessor Administrativo-Financeiro. Já gerenciou projeto de Sistema WEB.

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