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Por que o Inbound Marketing é a melhor opção para o seu negócio?

Entendendo de que forma essa nova tendência pode trazer mais e melhores clientes

O que é inbound?

Antes de tudo, temos que entender o que é o Inbound Marketing. Essa modalidade de atrair clientes vêm, desde 2006, mudando a forma como as empresas aplicam seu tempo e dinheiro na divulgação de seus produtos e serviços.

O Marketing é uma ferramenta primordial de uma empresa, que age para que as pessoas ou instituições conheçam o que é oferecido por ela e, possivelmente, tornem-se clientes. Tradicionalmente, as técnicas utilizadas baseiam-se na prospecção de clientes de forma ativa, “empurrando” o produto ao público através de anúncios de TV, rádio, revista ou jornal, além de outdoors, cartazes e patrocínios.

A utilização desses meios garante uma grande abrangência do público em geral, mas não garante que os atingidos tenham potencial de tornarem-se clientes. A inteligência do Inbound Marketing foi perceber a oportunidade de direcionar a divulgação da empresa ao seu público-alvo através da Internet e das ferramentas de pesquisa, aumentando as chances das pessoas atingidas se tornarem clientes. Inbound vem do inglês “entrada”, que sugere essa idéia de fazer com que os clientes cheguem até a empresa, conquistando seu interesse, em vez de correr atrás deles.

Como funciona o maketing digital? Como aplicar?

O Inbound Marketing utiliza-se das técnicas de Marketing de Conteúdo e Marketing Digital que, através da criação de materiais como e-books, blogs e artigos, buscam engajar seu público, ganhando a confiabilidade, mostrando o que a empresa tem para oferecer e como essa solução o auxilia em seu negócio.

Todos esses materiais chegam ao possível cliente através de uma busca realizada no Google, que direciona para uma Landing Page, que é onde o cliente chega ao site da empresa. Uma boa Landing Page garante que o usuário se interesse pela empresa, seus produtos e serviços e crie uma identidade com ela. Dessa forma, a empresa consegue chegar até as personas de interesse, ou seja, quem tem o perfil de seus clientes. Isso, sem dúvidas, é uma vantagem para o empresa, já que nada vale atingir um público que não se interesse pelo seu produto ou que não precise dele.

O conceito do Inbound Marketing sugere que o cliente passe por um Funil de Vendas. Ao realizar uma busca no Google, o papel da empresa está em atrair o cliente para sua página e torná-lo um visitante. Uma vez visitante, busca-se que ele torne-se um lead, ou seja, um leitor recorrente da página. Dessa forma, o lead vai sendo nutrido com conteúdo disponibilizado e ganhando confiança na empresa, para depois ver na empresa uma oportunidade de solucionar seu problema e, por fim, contratar seus serviços ou comprar seus produtos.

A passagem por esse funil garante que o cliente que chega para buscar um serviço da empresa seja mais preparado, ou seja, já esteja ciente de seu problema e de como a empresa pode ajudá-lo. Normalmente esse é o caminho natural do cliente, mas nada impede que chegando a uma Landing Page da empresa, ele já se interesse e queira contratar seus serviços.

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Principais ferramentas de baixo custo

A fim de que o usuário se torne um visitante recorrente da sua página, é importante ter um blog onde ele possa consumir o conteúdo produzido pela empresa que é relacionado à carta de produtos ou serviços que é oferecida, começando a se identificar com ela e podendo se tornar um lead. Além disso, ter um Newsletter personalizado através do qual o usuário cadastra seu email e passa a receber emails de acordo com seu interesse, é interessante pois se difere das tradicionais listas de email, onde os destinatários nem sempre estão interessados no conteúdo. Dessa forma, o usuário se mantém nutrido de informações criadas pela empresa e torna-se mais propenso a virar um cliente.

Para garantir que o usuário chegue até sua página e Blog, a empresa deve utilizar algumas ferramentas para tal. A principal forma de chegada é a partir do Google, portanto é muito importante garantir que sua página seja visível e que seja uma das primeiras que aparecerão em sua busca.  Para isso, utiliza-se o SEO (Search Engine Optimization). Os buscadores, como o Google, ordenam as páginas por relevância e o SEO busca tornar a relevância de sua página a maior possível, utilizando palavras-chave que devem ser mais próximas possíveis do que um usuário que busca seus serviços buscaria no Goolge, links em outras páginas que redirecionam para sua e Guest-Posts, que são posts feitos pela empresa e publicados em páginas de parceiros. Todas essas técnicas são muito importantes para fazer com que o usuário chegue à página, mas é crucial que o material disponível seja bom o suficiente para que o cliente se interesse e torne-se um lead.

Vantagens do inbound marketing para pequenas empresas

Mas, por quê essa tendência vem se tornando cada vez mais forte nas empresas? A resposta é simples: o Inbound Marketing custa menos e dá um retorno maior para a empresa. Em números, o Inbound Marketing custa 62% menos que campanhas de Marketing tradicional, conhecido como Outbound Marketing. Isso acontece já que enquanto o Outbound utiliza anúncios em meios de comunicação caros, o Inbound não depende de investimento financeiro, mas da qualidade do conteúdo oferecido e do que a empresa faz para que sua página seja relevante nas pesquisas. Além da questão financeira, o retorno de clientes é bem maior já que foca-se apenas no público alvo da empresa.

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Rogério Carneiro

Sou o Rogério, estudante de Engenharia Química na UFRJ. Sou Gerente de Projetos e Assessor de Marketing na Fluxo Consultoria.

This Post Has 6 Comments

    1. Olá Fabiano!
      Fico feliz que tenha gostado do artigo! Sempre estamos publicando coisas novas por aqui, continue acompanhando a gente que já já virão mais como esse.

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