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Por Que O Inbound Marketing é A Melhor Opção Para O Seu Negócio?

Por que o Inbound Marketing é a Melhor Opção para o Seu Negócio?

Entendendo de que forma essa nova tendência pode trazer mais e melhores clientes

O que é inbound?

Antes de tudo, temos que entender o que é o Inbound Marketing. Essa modalidade de atrair clientes vêm, desde 2006, mudando a forma como as empresas aplicam seu tempo e dinheiro na divulgação de seus produtos e serviços.

O Marketing é uma ferramenta primordial de uma empresa, que age para que as pessoas ou instituições conheçam o que é oferecido por ela e, possivelmente, tornem-se clientes. Tradicionalmente, as técnicas utilizadas baseiam-se na prospecção de clientes de forma ativa, “empurrando” o produto ao público através de anúncios de TV, rádio, revista ou jornal, além de outdoors, cartazes e patrocínios.

A utilização desses meios garante uma grande abrangência do público em geral, mas não garante que os atingidos tenham potencial de tornarem-se clientes. A inteligência do Inbound Marketing foi perceber a oportunidade de direcionar a divulgação da empresa ao seu público-alvo através da Internet e das ferramentas de pesquisa, aumentando as chances das pessoas atingidas se tornarem clientes. Inbound vem do inglês “entrada”, que sugere essa idéia de fazer com que os clientes cheguem até a empresa, conquistando seu interesse, em vez de correr atrás deles.

Como funciona o maketing digital? Como aplicar?

O Inbound Marketing utiliza-se das técnicas de Marketing de Conteúdo e Marketing Digital que, através da criação de materiais como e-books, blogs e artigos, buscam engajar seu público, ganhando a confiabilidade, mostrando o que a empresa tem para oferecer e como essa solução o auxilia em seu negócio.

Todos esses materiais chegam ao possível cliente através de uma busca realizada no Google, que direciona para uma Landing Page, que é onde o cliente chega ao site da empresa. Uma boa Landing Page garante que o usuário se interesse pela empresa, seus produtos e serviços e crie uma identidade com ela. Dessa forma, a empresa consegue chegar até as personas de interesse, ou seja, quem tem o perfil de seus clientes. Isso, sem dúvidas, é uma vantagem para o empresa, já que nada vale atingir um público que não se interesse pelo seu produto ou que não precise dele.

O conceito do Inbound Marketing sugere que o cliente passe por um Funil de Vendas. Ao realizar uma busca no Google, o papel da empresa está em atrair o cliente para sua página e torná-lo um visitante. Uma vez visitante, busca-se que ele torne-se um lead, ou seja, um leitor recorrente da página. Dessa forma, o lead vai sendo nutrido com conteúdo disponibilizado e ganhando confiança na empresa, para depois ver na empresa uma oportunidade de solucionar seu problema e, por fim, contratar seus serviços ou comprar seus produtos.

A passagem por esse funil garante que o cliente que chega para buscar um serviço da empresa seja mais preparado, ou seja, já esteja ciente de seu problema e de como a empresa pode ajudá-lo. Normalmente esse é o caminho natural do cliente, mas nada impede que chegando a uma Landing Page da empresa, ele já se interesse e queira contratar seus serviços.

Inbound Marketing é a Melhor Opção para o Seu Negócio

Principais ferramentas de baixo custo

A fim de que o usuário se torne um visitante recorrente da sua página, é importante ter um blog onde ele possa consumir o conteúdo produzido pela empresa que é relacionado à carta de produtos ou serviços que é oferecida. A partir disto, ao começar a se identificar com o que lê, torna-se lead. Como complemento, uma Newsletter personalizada onde o usuário cadastra seu email e recebe material segundo seu interesse pode ser um suporte. Dessa forma, o usuário se mantém nutrido de informações criadas pela empresa e torna-se mais propenso a virar um cliente.

Existem diversas ferramentas para trazer seu público ao site ou blog. A principal forma de chegada é a partir do Google, portanto é essencial garantir que sua página seja visível e que “rankeie” entre primeiras que aparecerão em sua busca.  Para isso, utiliza-se o SEO (Search Engine Optimization). Os buscadores, como o Google, ordenam as páginas por relevância e o SEO busca tornar a relevância de sua página a maior possível. Isto é feito por meio de palavras-chave, que devem ser as mais próximas possíveis do que um usuário que busca seus serviços buscaria no Google, links em outras páginas que redirecionam para sua e Guest-Posts, que são textos criados pela empresa e publicados em páginas de parceiros. Todas essas técnicas são importantes para fazer levar o usuário à página, mas é crucial que seu conteúdo seja interessante para o cliente tornar-se um lead.

Vantagens do inbound marketing para pequenas empresas

Mas, por quê essa tendência vem se tornando cada vez mais forte nas empresas? A resposta é simples: o Inbound Marketing custa menos e dá um retorno maior para a empresa. Em números, o Inbound Marketing custa 62% menos que campanhas de Marketing tradicional, conhecido como Outbound Marketing. Isso acontece já que enquanto o Outbound utiliza anúncios em meios de comunicação caros, o Inbound não depende de investimento financeiro, mas da qualidade do conteúdo oferecido e do que a empresa faz para que sua página seja relevante nas pesquisas. Além da questão financeira, o retorno de clientes é bem maior já que foca-se apenas no público alvo da empresa.

Tudo certo, mas como planejar e executar suas estratégias de fato? Para isso antes você precisa elaborar seu Plano de Negócios.

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Rogério Carneiro

Sou o Rogério, estudante de Engenharia Química na UFRJ. Sou Gerente de Projetos e Assessor de Marketing na Fluxo Consultoria.

This Post Has 6 Comments
    1. Olá Stella!
      Que bom que gostou do artigo, continue acompanhando nosso blog que tem mais coisa legal por vir.

    1. Olá Fabiano!
      Fico feliz que tenha gostado do artigo! Sempre estamos publicando coisas novas por aqui, continue acompanhando a gente que já já virão mais como esse.

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