Melhor Localizacao Para Abrir Um Negocio

Qual a melhor localização para estabelecer meu negócio?

A definição da localização do seu negócio é um dos passos mais estratégicos de todo o processo de consolidação da empresa. Saiba como obter o sucesso desejado escolhendo o melhor lugar possível para o seu estabelecimento!

Inúmeros textos e artigos trazem ao empreendedor uma lista de 3, 5, ou até 10 coisas para se pensar antes de abrir um negócio. Dentre as incontáveis preocupações que se estabelecem, talvez a localização seja deixada em segundo plano. A atenção acaba sendo direcionada para o planejamento da cadeia de valor, definição do orçamento financeiro, a escolha dos melhores sócios, receptividade do mercado, entre outros. Mas você já parou para pensar que não adianta ter o produto ideal se ninguém vai passar da porta para vê-lo?!

3 dicas de marketing para ter um produto conhecido

Design Thinking

Como vender seu primeiro produto/projeto

Que fatores levar em consideração?

Listamos abaixo os principais pontos sobre os quais a atenção deve ser redobrada para que o planejamento e a busca pela localização ideal tenham resultados de sucesso.

  1. O primeiro passo é definir o produto que será ofertado;
  2. Com isso, conseguimos definir o público alvo do negócio, ou seja, o perfil do consumidor que queremos atingir;
  3. É essencial verificar se o espaço está de fato adequado à produção ou aos serviços prestados no local, evitando impedimentos e burocracias posteriores;
  4. Verifique a acessibilidade e o tráfego de veículos e pedestres na região;
  5. Observe os concorrentes nas proximidades e a distância até os fornecedores;
  6. Atente-se aos fatores estratégicos que influenciam a visibilidade do negócio: calçadas com mais sombra, proximidade à lojas-âncora, estacionamento nos arredores, lado da rua mais movimentado, evitar ser ofuscado pelo ponto de ônibus, entre outros. É necessária observação;
  7. Preocupe-se com as autorizações exigidas para a obtenção de um alvará, o tempo considerado no contrato de aluguel e a cláusula de vigência presente no mesmo;
  8. Por fim, mas não menos importante, tentar associar o maior número de qualificações do local ao menor custo de investimento, além de realizar projeções financeiras – para evitar surpresas negativas – e analisar as condições de pagamento.

Quais os documentos são necessários para legalizar a sede da empresa?

Vale a pena empreender na crise?

Planejamento financeiro para pequenas empresas

Simples Nacional e Regimes tributários: como pagar menos impostos e se adequar a legislação

Devo me afastar da concorrência?

Uma conclusão levantada por alguns especialistas da área se resume à: ‘o melhor lugar para estar é o mais próximo possível do seu maior competidor’. É claro que os demais fatores são de importante influência, mas a lógica desse pensamento é simples: por quê se desgastar com um trabalho que já está feito? O seu competidor certamente escolheu a localização baseado em ideais demográficos de uma área em particular, e você está apenas se beneficiando dos esforços de Marketing geridos por ele. A competição é boa, mas é essencial que você esteja confiante o suficiente para vender mais que seus concorrentes.

Ainda assim, é importante que sejam feitas avaliações próprias a respeito do local, mesmo que seu competidor pareça estar prosperando na área. Se manter à frente no jogo vai ajudar seu negócio a crescer e, possivelmente, pré-definir um local para caso mais tarde você queira expandi-lo.

Como saber se estou no caminho certo?

Como podemos ver, existem incontáveis variáveis que vão influenciar nessa escolha tão importante, desde o lado da calçada até questões burocráticas e contratuais. Para te guiar melhor nessa caminhada, dividimos os pilares da busca de uma localização ideal em perguntas chave:

  • A loja possui boa visibilidade para pessoas que transitam a pé e com veículos?
  • A região é segura?
  • Quais estabelecimentos próximos oferecem os mesmos produtos ou serviços?
  • Qual o seu diferencial perante os competidores da região?
  • A loja é acessível – locomoção e estacionamento?
  • O espaço atende às suas necessidades de layout?
  • Serão necessários quais reparos?
  • Os seus clientes se encontram na região – ou você será capaz de custear os esforços para levá-los até lá?
  • Os termos contratuais estão adequados à sua procura?

Como garantir um bom resultado?

Muitos empresários, ao se depararem com a infinidade de problemas que envolvem a abertura ou expansão de um negócio, optam por terceirizar as decisões mais estratégicas e influentes, para empresas qualificadas.

Aqui na Fluxo, desenvolvemos o projeto de Estudo de Localização com o objetivo de reunir todos os conhecimentos e critérios citados anteriormente, para apontar ao cliente as melhores alternativas relacionadas à localização do seu negócio. O mesmo ocorre em projetos de negócios móveis como food truck.

Começamos por identificar os possíveis locais: são realizadas pesquisas que resultem nas melhores opções – sendo acompanhadas pelo cliente – levando em conta custos, fixos, operacionais, fatores ambientais, localização dos clientes, infraestrutura e acessibilidade, e proximidade à concorrência. Isso tudo é levado em consideração tendo em vista que estamos tratando de uma decisão considerada determinante para o desempenho da empresa.

Após essa filtragem inicial, acontece uma análise qualificada dos locais levantados: são quantificados os critérios e são definidas as ferramentas técnicas que serão utilizadas como decisivas. Algumas dessas ferramentas, por exemplo, são a Carta De Para e a curva ABC. A Carta De Para está relacionada à representação de dados quantitativos sobre o movimento de equipamentos, funcionários, produtos e materiais; já a curva ABC é um método de classificação de informações que busca definir os itens de maior impacto ou importância em relação ao negócio, podendo priorizar o viés financeiro ou de vendas.

Passadas estas etapas, já temos embasamento técnico o suficiente para entregar ao cliente um resultado significativo e prático. Para isso, especificamos todas as informações que foram levantadas, os critérios utilizados, e a conclusão a respeito do local ideal para estabelecer o negócio, deixando-o apto a tomar as melhores decisões. Portanto, é hora de expor seu diferencial num local que tem tudo para fazê-lo se sobressair!

E aí, já sabe onde abrir seu negócio? Para saber mais sobre o assunto, entre em contato conosco e continue acompanhando o Blog da Engenharia da Fluxo Consultoria.

Mariana Campista

Graduanda em Engenharia de Produção, atualmente trabalha na Fluxo Consultoria como Gerente de Projetos e Assessora de Marketing. Já gerenciou projetos de Estudo de Mercado e Plano de Negócios.

This Post Has One Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *