Empresa Júnior Engenharia

O que é uma Empresa Júnior?

Empresa júnior : qualidade sem fins lucrativos.

Com o projeto de lei aprovado no Senado, entendao que é, como funciona uma empresa júnior e como geramos valor para a sociedade.

O Movimento Empresa Júnior

Após nascer na França em 1967, O Movimento Empresa Júnior consolidou-se na década de 80, quando se expandiu para o restante da Europa, EUA  e também o Brasil.

Hoje, no Brasil, com 11.000 membros e aproximadamente 300 empresas espalhadas pelo país, o MEJ difunde conhecimento nos mais de 2000 projetos realizados anualmente. As EJs são representadas pela Confederação Brasileira de Empresas Juniores (Brasil Júnior) que compartilha com todos os empresários juniores o objetivo de tornar o MEJ um movimento reconhecido pelos diversos setores da sociedade por contribuir para o desenvolvimento do país por meio da formação de profissionais diferenciados e projetos de baixo custo.

Dentre as 16 federações que representam a Brasil Júnior, no Rio de Janeiro, temos a Rio Júnior, que visa o fortalecimento do Movimento Empresa Júnior no Estado. Para que o MEJ tenha cada vez mais credibilidade, legitimidade e força, foi criado o Selo EJ, que permite a análise do nível de maturidade das empresas confederadas, garantindo a qualidade dos serviços e gestão.

O que é uma Empresa Júnior?

Empresa Júnior é uma associação sem fins lucrativos formada por alunos de graduação, que possui como objetivo impactar a sociedade por meio de projetos de consultoria na sua área de atuação. Nela, os membros são expostos a situações desafiadoras na gestão da empresa e, com isso, desenvolvem habilidades empreendedoras tais como: proatividade, comunicação, negociação, autogerenciamento e trabalho em equipe

Como funciona uma empresa júnior?

Para que as EJs desenvolvam soluções personalizadas para seus clientes, elas contam com a orientação de professores e empresas parceiras que acompanham desde o planejamento até a entrega de seus projetos. Garantida a qualidade técnica, a gestão da empresa júnior e de seus projetos é feita exclusivamente pelos alunos, que ficam divididos em níveis operacional, tático e estratégico realizando atividades que incluem desde a área de Gestão de Pessoas até o Marketing.

Como a Empresa Júnior pode ajudar?

As Empresas Juniores, com objetivo de impactar na sociedade, oferecem soluções personalizadas-projetos– para seus clientes. Além da qualidade técnica garantida pelo acompanhamento de professores orientadores e de parceiros, os projetos possuem um custo abaixo do praticado pelo mercado, visto que as EJs são sem fins lucrativos.

Podemos citar a nossa Empresa como exemplo: a Fluxo Consultoria tem em seus 22 anos mais de 400 projetos finalizados. Realizamos consultoria na área de gestão empresarial, projetos arquitetônicos e mecânicos, desenvolvimento de software e diversas outras áreas que as Engenharias da UFRJ contemplam. Em cada projeto, temos o objetivo de encontrar as melhores soluções para nossos clientes, que vão desde pessoas físicas e pequenas empresas, passando por instituições públicas como a UFRJ, Fiocruz e a Marinha do Brasil, até multinacionais como a Vale e a Odebrecht.

De modo geral, o MEJ permite a conexão entre conhecimento acadêmico com o mundo empresarial, formando empreendedores capazes de mudar a realidade, impactando positivamente a sociedade.

Entendeu como uma empresa júnior funciona e por que os projetos são de baixo custo? Ajude a divulgar o movimento, compartilhe nas redes sociais.

Conheça nossas soluções e cadastre-se na nossa newsletter para receber mais artigos e dicas do Blog.

Jorge Duarte

Sou o Diretor de Marketing da Fluxo Consultoria e um dos idealizadores do Blog. Já gerenciei projetos de Engenharia Civil, Produção, Mecânica e Química e estou me graduando em Engenharia Elétrica pela UFRJ.

1. Prezados,

Estou iniciando um projeto de reforma total de um imóvel de 380m², na Zona Oeste.
    A Fluxo consultoria realiza esse tipo de serviço?

Att,

Anderson Borba

1. Bom dia Beatriz, bem nossos projetos são gerenciados por membros voluntários da Fluxo, todos são alunos da UFRJ, e na nossa equipe de projeto também temos o estagiário, que precisa necessariamente ter um vínculo com uma instituição de ensino e é alocado por projeto, e o Orientador, que irá nos ajudar no projeto e geralmente é um professor da UFRJ. No caso nós não contratamos engenheiros, mas muito obrigado pelo seu contato.

2. Nossa , estou maravilhada , não conhecia esse projeto esse tipo de empreendimento e um amigo me apresentou vim logo pesquisar e a Fluxo tirou todas as minhas duvidas e vocês estão de parabéns !