Empresa Júnior Engenharia

O que é uma Empresa Júnior?

Empresa júnior : qualidade sem fins lucrativos.

Com o projeto de lei aprovado no Senado, entendao que é, como funciona uma empresa júnior e como geramos valor para a sociedade.

O Movimento Empresa Júnior

Após nascer na França em 1967, O Movimento Empresa Júnior consolidou-se na década de 80, quando se expandiu para o restante da Europa, EUA  e também o Brasil.

Hoje, no Brasil, com 11.000 membros e aproximadamente 300 empresas espalhadas pelo país, o MEJ difunde conhecimento nos mais de 2000 projetos realizados anualmente. As EJs são representadas pela Confederação Brasileira de Empresas Juniores (Brasil Júnior) que compartilha com todos os empresários juniores o objetivo de tornar o MEJ um movimento reconhecido pelos diversos setores da sociedade por contribuir para o desenvolvimento do país por meio da formação de profissionais diferenciados e projetos de baixo custo.

Dentre as 16 federações que representam a Brasil Júnior, no Rio de Janeiro, temos a Rio Júnior, que visa o fortalecimento do Movimento Empresa Júnior no Estado. Para que o MEJ tenha cada vez mais credibilidade, legitimidade e força, foi criado o Selo EJ, que permite a análise do nível de maturidade das empresas confederadas, garantindo a qualidade dos serviços e gestão.

O que é uma Empresa Júnior?

Empresa Júnior é uma associação sem fins lucrativos formada por alunos de graduação, que possui como objetivo impactar a sociedade por meio de projetos de consultoria na sua área de atuação. Nela, os membros são expostos a situações desafiadoras na gestão da empresa e, com isso, desenvolvem habilidades empreendedoras tais como: proatividade, comunicação, negociação, autogerenciamento e trabalho em equipe

Como funciona uma empresa júnior?

Para que as EJs desenvolvam soluções personalizadas para seus clientes, elas contam com a orientação de professores e empresas parceiras que acompanham desde o planejamento até a entrega de seus projetos. Garantida a qualidade técnica, a gestão da empresa júnior e de seus projetos é feita exclusivamente pelos alunos, que ficam divididos em níveis operacional, tático e estratégico realizando atividades que incluem desde a área de Gestão de Pessoas até o Marketing.

Como a Empresa Júnior pode ajudar?

As Empresas Juniores, com objetivo de impactar na sociedade, oferecem soluções personalizadas-projetos– para seus clientes. Além da qualidade técnica garantida pelo acompanhamento de professores orientadores e de parceiros, os projetos possuem um custo abaixo do praticado pelo mercado, visto que as EJs são sem fins lucrativos.

Podemos citar a nossa Empresa como exemplo: a Fluxo Consultoria tem em seus 22 anos mais de 400 projetos finalizados. Realizamos consultoria na área de gestão empresarial, projetos arquitetônicos e mecânicos, desenvolvimento de software e diversas outras áreas que as Engenharias da UFRJ contemplam. Em cada projeto, temos o objetivo de encontrar as melhores soluções para nossos clientes, que vão desde pessoas físicas e pequenas empresas, passando por instituições públicas como a UFRJ, Fiocruz e a Marinha do Brasil, até multinacionais como a Vale e a Odebrecht.

De modo geral, o MEJ permite a conexão entre conhecimento acadêmico com o mundo empresarial, formando empreendedores capazes de mudar a realidade, impactando positivamente a sociedade.

Entendeu como uma empresa júnior funciona e por que os projetos são de baixo custo? Ajude a divulgar o movimento, compartilhe nas redes sociais.

Conheça nossas soluções e cadastre-se na nossa newsletter para receber mais artigos e dicas do Blog.

Jorge Duarte

Sou o Diretor de Marketing da Fluxo Consultoria e um dos idealizadores do Blog. Já gerenciei projetos de Engenharia Civil, Produção, Mecânica e Química e estou me graduando em Engenharia Elétrica pela UFRJ.

1. Olá, gostaria da ajuda de vcs, pois minha mãe tem uma casa em Valença – rj que está em inventário quando fomos a prefeitura pegar algumas certidões, não foi possível porque havia uma multa por obra irregular, ela fez um telhado para proteger as janelas ,só que não averbou na prefeitura, então, tem como vcs nos ajudarem? pois lá disseram que vamos precisar de uma planta, e eu sei que é muito caro, vi na internet que vcs são uma empresa que fazem esse tipo de trabalho por um preço mais acessível,o imóvel é bem antigo e já consta uma modificação que foi averbada, tem planta original, habite-se e RGI. Aguardo uma resposta,
    Selma

1. Bom dia Selma,

Podemos te ajudar sim. Entre em contato conosco através desse formulário para que nossos consultores de Engenharia Civil consigam entender melhor sua necessidade e te auxiliem na regularização da sua obra.

Até Breve!

2. Prezados,

Estou iniciando um projeto de reforma total de um imóvel de 380m², na Zona Oeste.
    A Fluxo consultoria realiza esse tipo de serviço?

Att,

Anderson Borba

1. Bom dia Beatriz, bem nossos projetos são gerenciados por membros voluntários da Fluxo, todos são alunos da UFRJ, e na nossa equipe de projeto também temos o estagiário, que precisa necessariamente ter um vínculo com uma instituição de ensino e é alocado por projeto, e o Orientador, que irá nos ajudar no projeto e geralmente é um professor da UFRJ. No caso nós não contratamos engenheiros, mas muito obrigado pelo seu contato.

3. Nossa , estou maravilhada , não conhecia esse projeto esse tipo de empreendimento e um amigo me apresentou vim logo pesquisar e a Fluxo tirou todas as minhas duvidas e vocês estão de parabéns !