Motivos Para Não Baixar Um Modelo De Plano De Negocios Pronto Online Fluxo Consultoria

Plano de Negócios Pronto: 7 motivos para Não usar um modelo

Modelo de Plano de negócios pronto para pequenas empresas

De acordo com os dados do SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) cerca de 24,6% das startups fecham dentro de um período de dois anos devido uma má administração. Portanto, vamos apresentar 7 atitudes fundamentais para a estruturação do negócio e seu planejamento sem um modelo de plano de negócios pronto. Escolher entre os 7 vai variar de acordo com o setor,  características e situação atual do empreendimento.

Não precisa ser muito conhecedor de micro e pequenas empresas para enxergar o “boom” na criação de startups e no empreendedorismo.  Quem não tem um amigo que nos últimos anos abriu um negócio? Ou até você mesmo pode ter enxergado uma oportunidade de crescimento e desenvolvimento.

Essa atitude tem sido umas das mais adotadas pelos brasileiros para driblar a crise, de acordo com uma pesquisa ibope encomendada pela CNI (Confederação Nacional das Indústrias), nosso povo se tornou ainda mais criativo devido as dificuldades. A primeira dúvida antes de baixar o “modelo de plano de negócios pronto para pequenas empresas” é sempre relacionada a abrir empresas sem dinheiro, então também fizemos um artigo sobre isso para ajudar quem está na fase inicial.

Contudo, há um fantasma que assusta constantemente grande parte dos novos empresários, como por exemplo, a insegurança no saber do gerenciamento interno. Se ainda não tem certeza do caminho que seu negócio pode percorrer, é bom responder às seguintes perguntas: Sou bom no que faço, porém entendo bem de gestão? Por que tenho enfrentado grandes dificuldades já no início? Quais atitudes tomar para não quebrar antes mesmo de estruturar bem o meu negócio?  Leia mais no nosso artigo de Dicas de gestão para pequenas empresas.

Devo baixar um modelo pronto? Quais resultados devo esperar? Para que serve um plano de negócios?

A função do plano de negócios é definir a estrutura da sua empresa levando em consideração particularidades do dia a dia (operações), finanças e gestão. Assim, quando copiamos o modelo de outro empreendimento, mesmo que do mesmo setor, podemos copiar erros ou tentar usar padrões que não existem na sua região.

Fazendo uma analogia com a biologia, seria o mesmo que trazer um leão (que vive na savana africana) e esperar que ele sobreviva no cerrado brasileiro (habitat da onça pintada). Agora que entendemos que, embora gratuito, os resultados de um modelo de plano de negócios pronto podem ser catastróficos, vamos tentar mapear melhor o seu negócio e definir as melhores estratégias para você?

1 Revisão do Modelo de Negócios X Modelo de Plano de negócios pronto

Aqui se torna possível captar a proposta de valor para o cliente e determinar com segurança o que se deseja atingir. Fazendo um paralelo com o modelo de plano de negócios pronto, copiar a proposta de valor faz a empresa perder seu diferencial, afinal você está oferecendo o mesmo benefício que outra empresa.

A parceria coerente na estruturação ou revisão do modelo de negócios é a metodologia Business Model Canvas, na qual seus nove blocos definem as particularidades da empresa. A partir dela, o empreendedor toma consciência do mercado no qual está inserido e de algumas ações a serem tomadas, principalmente com relação aos clientes, recursos e parceiros e atividades chave. Neste outro artigo, ensinamos a criar seu modelo de negócios com Canvas.

business model canvas e modelo de plano de negocios pronto

2 Elaboração de um Mapa de Empatia X Modelo de Plano de negócios pronto

Mas o que seria isso? É exatamente o que pensamos de início, uma tentativa de compreender quem mais se interessaria pelo negócio. Uma espécie de definição do público-alvo, seus interesses e características pessoais e/ou organizacionais definidas previamente no modelo de negócios. Entender, o que o cliente sente, vê, aspira; as características mais peculiares deste pode facilitar o sucesso e a conquista do mercado consumidor. Saiba mais sobre estudo de mercado.

Explicamos o mapa de dores do cliente nesse outro artigo, mas o importante é perceber que usando o modelo de plano de negócios pronto de uma empresa de São Paulo, por exemplo, você estaria sujeito a clientes com interesses, poder aquisitivo e principalmente necessidades diferentes do Rio de Janeiro ou qualquer outra cidade.

mapa de empatia fluxo consultoria empreendedorismo e modelo de plano de negocios pronto

3 Elaboração de um Plano de Gestão X Plano de negócios pronto

É uma forma de estruturar a gestão interna, o que a empresa deseja levar como característica própria. Se torna aqui muito importante definir sua missão, visão, valores e toda a estratégia empresarial. A construção deste item por finalidade não só conduzi-la como também de diferenciá-la dos demais atores do mercado. Pode-se também concluir a análise com a abordagem de uma Matriz Swot, onde se analisam: as força, fraquezas, oportunidades e ameaças da organização.

Um dos maiores problemas do business plan pronto está em limitar as grandes escolhas. A visão representa onde queremos chegar. No caso da Fluxo, queremos ser a melhor empresa júnior de engenharia do Brasil até 2017 e esse indicador foi construído analisando nosso histórico de mais de 20 anos, os clientes e os concorrentes. Agora imaginem que uma nova consultoria copiasse nosso modelo de negócios. Seria catastrófico, pois as forças e fraquezas das organizações são muito diferentes.

4 Elaboração do Plano Operacional X Plano de negócios pronto

Visa a organização interna no que tange a cargos e funções, demostra ao empresário como a empresa está estruturada. Engloba também o encadeamento dos principais processos, da capacidade produtiva da instituição e da lógica operacional da mesma. Da mesma forma, um plano de negócios modelo diria que você deve ter a mesma capacidade de produção, plano de cargos e salários de uma empresa já estruturada sob condições muito diferentes.

5 Elaboração do Plano de Marketing X Plano de negócios pronto

É fundamental saber vender bem o que se está oferecendo. Como diz o ditado popular: “É importante saber vender bem o peixe”. Aqui será planejada a forma como a empresa atuará para levar seus produtos às mãos do consumidor. O Plano de Marketing demonstra a capacidade de se fazer um produto ou serviço conhecido pelos clientes, despertando o desejo de comprá-lo. Utiliza-se os P’s do Marketing (produto, praça, preço, promoção e outros) buscando atingir uma aplicabilidade maior do plano. Nosso conselho, é que você conheça as estratégias de diferenciação para ter um produto conhecido.

6 Elaboração do Plano Financeiro X Plano de negócios pronto

Nele, busca-se uma previsão do futuro financeiro da empresa.  É apresentado como a organização se comportará ao longo dos anos do ponto de vista do capital, havendo exposição de conjecturas diversas, tais quais de custos fixos e variáveis, retorno e expectativas de lucro.

Alguns bancos de investimentos ou até mesmo um investidor anjo, vão exigir uma ideia do futuro da instituição que está se filiando e investindo dinheiro. Sendo assim, a importância deste planejamento é algo essencial para quem estima abrir franquias. No lugar que de copiar a estrutura financeira e adotar modelos fora da sua realidade, entenda como criar o planejamento financeiro de uma pequena empresa.

7 Elaboração do Sumário Executivo X Plano de negócios pronto

O sumário sintetiza as principais informações que constam do plano de negócios. É a principal seção do projeto para quem procura um investidor porque tem como intuito despertar o interesse dele por meio de uma visão atrativa e estruturada do empreendimento. Nele, você fará as promessas ao seu investidor como a quantidade de capital que deve ser investida, tempo de retorno e validações do mercado, assim ele precisa ser específico para cada empresa.

Como fazer minha empresa crescer? Como fazer um plano de negócios sem modelos?

Embora o plano de negócios seja essencial para o crescimento da empresa, devemos abandonar o clichê de que apenas um bloco de papel salvará seu empreendimento. Nenhum modelo de negócios sobrevive a validação com os clientes, então ao invés de copiar, o indicado é entender as 7 estruturas e usar  tempo para pensar em como sua empresa será construída. Acredita que parece um plano de negócios? Necessita realmente de todos eles agora?

Espero que voocê tenha entendido que cada empreendimento é diferente do outro, com isso, optar por um plano de negócios padronizado sem análises críticas bem estruturadas pode gerar algo com pouca utilidade e longe da necessidade atual do negócio. Para ajudá-lo, escolhemos um artigo sobre formas de se diferenciar da concorrência e outro sobre os mitos de empresas familiares: 3 passos para não falir a sua.

Buscamos no artigo representar todas as etapas  para que você tire suas dúvidas antes de solicitar uma consultoria em plano de negócios e conheça os problemas dos modelos de plano de negócios antes de baixar algum na internet e ter tantos problemas.

Seu comentário é muito importante para que possamos produzir conteúdos cada vez mais relevantes e ricos, então não deixe de comentar com críticas, sugestões ou elogios. Além disso, não deixe de se inscrever na nossa newsletter, assim podemos avisá-lo(a) sempre que tivermos um novo artigo do seu interesse.

Juliana Hermogenes

Graduanda em Engenharia de Produção na UFRJ, atualmente trabalha como Gerente de Projetos e Assessora da Diretoria de Projetos. Já gerenciou projeto de Estudo de Mercado.

This Post Has 7 Comments

  1. Pelo título do artigo, até me assustei. Pensei que planos de negócios não deviam ser utilizados. Pela leitura compreendi que devemos usar o plano de negócios personalizado, e não um modelo padrão.
    Gostei do artigo, bem explicativo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *