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Será que vale a pena abrir um restaurante?

Abrir um restaurante é a vontade de muitos empreendedores no Brasil e, assim como com qualquer negócio, essa não é uma tarefa fácil. É pertinente pontuar que, de acordo com pesquisas feitas pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), a tendência desse setor ainda está sendo de recuperação após a crise do segundo semestre de 2015.

Entretanto, este mercado é competitivo e não possui estatísticas boas quanto a sobrevivência do negócio. De acordo com o dados obtidos pela Abrasel, quase 50% dos negócios não conseguem se manter por mais de 2 anos. Dessa maneira, é provável que surjam dúvidas e inseguranças quanto à confiabilidade de abrir um empreendimento nesse setor.

Com isso em foco, esse artigo será como um pequeno guia para que sua tomada de decisão seja realizada com êxito.

Estudo de Viabilidade Econômico-Financeira

Essa ferramenta é muito importante para definir se valerá a pena ou não abrir um restaurante. Por meio dela é possível obter um conhecimento acerca da sua ideia naquela região, como deverá ser o seu comportamento com o ambiente interno e externo da empresa, estabelecer o que terá que ser alcançado para que o negócio seja viável e também projetar o modelo de negócios para seu empreendimento.

Abaixo, segue um guia básico a fim de ajudar no discernimento das atividades necessárias para esse tipo de projeto:

1. Análise do segmento de clientes

No primeiro momento, o objetivo é procurar quem são os clientes do seu restaurante e porque eles estariam consumindo nele. Por meio dessa análise, será possível entender o perfil do seu cliente, quais são suas expectativas, quais são suas maiores dificuldades, como é o funcionamento desse mercado e qual a sua forma de atuação.

Dessa maneira, terá sido obtido insumos suficientes para definir sobre qual mercado você deve atuar, tanto o público-alvo como o mercado alvo e o problema que quer resolver.

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2. Estudo de Concorrentes

Como foi anteriormente afirmado, este mercado é competitivo, o que gera a  necessidade de conhecer quem serão os competidores do seu negócio. Portanto, nessa etapa será estudado o mercado ao redor do seu negócio para saber como deve se posicionar, a fim de descobrir falhas e evitar surpresas indesejáveis depois de abrir o negócio. Também amplia-se a sua visão de mercado e seu entendimento de tendências.

Essa análise será feita por meio de parâmetros como número de concorrentes, qualidade e preço de seus serviços, variedade de seus produtos, estrutura do local, localização, promoções e estratégias de marketing que adotam. Parâmetros esses que também servirão de guia para o comportamento do seu negócio naquela região.

 

3. Plano Operacional

Esta é a etapa onde estruturamos o negócio: definimos suas atividades-chave, visando, quais são as atividades mais importantes a serem feitas no negócio para fazer o modelo de negócios funcionar. Definimos seu processo produtivo, isto é, as  normas para o funcionamento, a descrição do processo e qual será o maquinário necessário.

Determinamos também a capacidade produtiva a ser alcançada, as relações de espaço físico entre os setores, a localização ideal para abrir o restaurante e quais cargos e funções serão necessários.

 

4. Estudo de Fornecedores

Nesta etapa, será estudado quem são os parceiros-chave e os fornecedores do seu negócio para que o empreendimento funcione, onde se localizam e quais são os mais adequados para abrir o seu restaurante. Ou seja, será analisado o que estamos adquirindo destes parceiros e, também, quais serão as atividades que eles irão desempenhar, além de quando irão realizá-las.

Fatores que devem ser analisados para a escolha do fornecedor: distância física, indicações, custo do frete, qualidade, capacidade de fornecimento, preço do produto, prazo, formas de pagamento e de entrega. Logo, esse estudo é importante porque o desempenho do fornecedor interfere na atividade da empresa.

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5. Plano Financeiro

A partir da análise de todo o contexto anterior, será possível calcular quais serão os custos e as despesas totais para operar o modelo de negócios. É quando analisamos a viabilidade do projeto, além de projetar o crescimento ao longo dos anos. Esta projeção consiste em estimar o volume de vendas base para os primeiros anos, definindo os cenários positivo, negativo e realista, a forma de crescimento de ano para ano e usando como base de estudo os indicadores “Demonstrativo de Resultado” e “Balanço Patrimonial”.O objetivo é garantir a sustentabilidade do negócio e a sua boa gestão financeira.

Por meio deste, será possível concluir se o seu restaurante terá condições de se manter nos primeiros anos, também será definido o quanto de investimento será necessário e quando este será pago, e será estabelecido o quanto será necessário atingir em vendas, isto é, gerar de receita, para que o negócio seja viável¹.

 

Assim sendo, este estudo poderá informar se valerá a pena abrir um restaurante ou não. Se não valer a pena, ficará explícito por meio das evidências coletadas e pelas conclusões obtidas ao longo do projeto, que a melhor opção será por não abrir um restaurante.

Caso contrário, será garantido que seu negócio é viável. Ele estará sendo estabelecido no local correto, atendendo um público-alvo definido e dispondo da possibilidade de implantar estratégias para que o empresário tenha a confiança necessária para investir.

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¹ Ser viável é quando o lucro líquido do projeto encobre o investimento realizado.

Fluxo Consultoria

Somos um grupo de graduandos da UFRJ que decidiu ir além das salas de aula da mais tradicional Escola de Engenharia do Brasil. Em busca de vivência empresarial e experiência em gestão, queremos nos preparar o quanto antes para o mercado de trabalho. Para isso, realizamos projetos de engenharia com a supervisão dos professores para resolver os problemas de nossos clientes.

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