Casa Com Aproveitamento De água Pluvial

Aproveitamento de água pluvial: Como unir sustentabilidade e economia

Cada vez mais ouvimos falar sobre preservação do meio ambiente, reciclagem, economia de energia, e também sobre aproveitamento de água pluvial. Esse último se deve ao fato de a água ser nosso bem mais precioso. Essa afirmação é fundamentada principalmente no fato de que, sem ela, nenhum ser vivo consegue sobreviver. Além da ingestão de água, nós seres humanos, utilizamos esse recurso para muitas outras atividades no nosso dia-a-dia. Lavar roupas, limpar cômodos da casa e carros são os exemplos mais comuns.

Essas atividades acabam por consumir muito desse recurso. Uma pessoa consome cerca de 200 litros de água diários. Logo, estima-se que em uma residência composta por três pessoas o consumo de água seja aproximadamente 600 litros diários!

Essa quantidade não é pouca, visto que, como muitos sabem, a água doce é um recurso cada vez mais escasso. Somado a isso, na maior parte das residências do Rio de Janeiro, essa utilização só é possível através de serviços pagos.

Dessa forma, podemos afirmar que quanto maior o uso deste recurso, maior será a conta de água. Importante lembrar que em 2015, com a crise hídrica, o Rio de Janeiro estava em sétimo lugar no ranking nacional de maior tarifa referente a esta conta. No mesmo ano, nosso estado era o que mais consumia esse recurso, sendo o dobro do recomendado pela ONU!

consumo médio de água dos estados

Isso significa que, em todo Brasil, os fluminenses estão dentre as pessoas que mais têm despesa com este recurso. Isso gera uma situação de incômodo. É justificável, portanto que essas pessoas, insatisfeitas com a situação, busquem alguma alternativa para melhorar a sua situação.

A partir dessas informações, fica claro que a redução na utilização desse recurso só traria benefício! Estes poderiam ser tanto individuais, para aqueles que desejam principalmente economizar, quanto coletivos. Todos aqueles que se importam em preservar o que temos atualmente seriam beneficiados. Seria garantida qualidade de vida a um prazo relativamente curto, ajudando todas as próximas gerações.

Alternativa: Captação de água da chuva

O aproveitamento de água pluvial é uma das alternativas mais eficientes para reduzir o consumo de água tratada. Segundo dado de uma pesquisa realizada em 2017 a captação de água de chuva apresentou redução de aproximadamente 30% no consumo de água potável, podendo chegar até 60% de redução!

Considerando que a mesma família composta por três pessoas optasse pela utilização de um sistema de aproveitamento de água pluvial, isso significa que, em termos numéricos, a redução no consumo poderia variar de 180 a 360 litros de água por consumo diários! Levando em consideração que as contas são mensais isso significaria uma economia de 5400 a 10800 litros de água mensais!

Apesar de a água proveniente da captação pluvial ser de uso não nobre, isto é, não ser considera potável, existem muitas atividades que podem ser feitas com ela. É importante observar que o consumo de água por morador de uma residência é majoritariamente composto por essas atividades, desta forma a implementação desse sistema teria muita utilidade! Segue composição do uso e suas respectivas porcentagens.

tabela de consumo de água

 

Benefícios do aproveitamento de água pluvial:

Ainda não se convenceu de que o sistema de captação pluvial para reúso da água é um ótimo investimento? Saiba que os benefícios desse tipo de utilização não se restringem à economia financeira e à colaboração para um modo de vida sustentável! Existem muitos outros como os listados a seguir:

Adoção de um estilo de vida sustentável e impacto ambiental

  • De forma direta, permite que a água tratada seja substituída pela água da chuva, evitando que se utilize parte da água doce ainda disponível no nosso planeta!
  • Indiretamente, em residências a adoção desse modo de vida colabora para a satisfação de seus moradores por estarem fazendo algo para o bem comum. Caso seja dono de um condomínio ou edifício, ainda será um ponto positivo, pois a implementação desse sistema atrai os moradores por meio do chamado marketing verde.
  • Diminuição dos efeitos das enchentes, pois armazena parte da água que iria ser drenada. Em um bairro com um número considerável de casas com esse sistema, portanto, teria uma mudança significativa nessas situações.

Diminuição de gastos

  • Redução do consumo de água da rede pública, o que diminui a tarifa deste recurso, pois existirão menos pessoas em busca dele por meio desse serviço. As pessoas se tornam mais livres desse tipo de distribuição! Além disso, colaboram para que as pessoas que ainda são mais dependentes paguem uma menor tarifa.
  • Todas as atividades que a água da chuva pode ser utilizada não colaboram para aumento da conta. Portanto, poderia ser utilizada qualquer quantidade desde que esta fosse previamente armazenada em uma cisterna e isso não custaria nada!

Diversas aplicações

  • Existe um vasto leque de possibilidades para o aproveitamento de água pluvial nas atividades diárias. Essas atividades consomem a maior parte da água consumida em uma residência como se pode observar pela tabela anterior. Algumas das atividades são: descarga de bacias sanitárias, lavagem de roupas, automóveis, pisos, garagem e rega de jardim.
  • A limpeza das cisternas pode ser feita apenas de seis em seis meses! Isso evidencia sua praticidade, principalmente aquelas que possuem filtro próprio!

Funcionamento do aproveitamento de água pluvial

A captação de águas pluviais é feita através de calhas que fazem a coleta da água em precipitação e a encaminham para um reservatório (cisterna). Antes de ser armazenada, a água passa por um filtro que tem o objetivo de separar mecanicamente resíduos que poderiam estar no telhado.

As cisternas podem ter diferentes tamanhos de acordo com a necessidade e pode ser subterrânea ou não dependendo da incidência solar. Dentro da cisterna existe um tratamento com cloro. Uma bomba direciona a água armazenada para a caixa d’água, onde é distribuída a água para a casa.

sistema de aproveitamento de água pluvial

1 – Calhas de captação

2 – Filtro mecânico

3 – Cisterna para armazenamento

4 – Bomba para direcionamento

Agora você já sabe a importância e as vantagens de captar e reutilizar água pluvial. Gostou e deseja implementar no seu imóvel? Peça um orçamento grátis!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *