Escola-politecnica

Fluxo Consultoria e a Escola Politécnica

Sede do mais antigo curso superior do país e do primeiro curso de engenharia das Américas, a Escola Politécnica tem sua história intimamente ligada com o desenvolvimento científico, tecnológico e cultural do país. Fundada em 1792, sob o nome de Escola Nacional de Engenharia, a Politécnica mudou os rumos da ciência brasileira e segue sendo uma das maiores referências mundiais em ensino, pesquisa e extensão até os dias de hoje.

Além do destaque na pesquisa e no ensino, a Poli segue na vanguarda no que diz respeito a oportunidades de desenvolvimento para os seus alunos: diversas equipes de competição, atividades de extensão, programas de intercâmbio institucional, associações atléticas e estudantis, sem contar os numerosos eventos e exposições que tomam conta dos seus halls e corredores ao longo de todo o ano.

Em um ambiente tão produtivo, não poderia ser outra a sede da mais antiga empresa júnior de engenharia do Rio de Janeiro. Em 1993, a Fluxo Consultoria abria suas portas pela primeira vez na decania do Centro de Tecnologia da UFRJ. Em menos de um ano, a Escola Politécnica cedeu o atual espaço ocupado pela empresa. No ano de 1994, a Fluxo passou a integrar o prédio do berço da engenharia brasileira e deu-se início a uma duradoura parceria.

Apoio da Escola Politécnica

A Politécnica, com objetivo de oferecer as melhores oportunidades aos seus alunos, deu todo o suporte para a Fluxo se estabelecer e continua sendo a principal parceira da empresa desde a sua fundação. São nos diversos departamentos e salas de aula da escola que a Fluxo encontra orientadores e alunos para atuar em seus projetos de engenharia. Além dos recursos humanos, a direção da Poli fornece para a empresa toda a estrutura de comunicação e espaço físico para realizar suas atividades e reuniões.

A história mostra que este suporte vem de longa data. Em 1999, o departamento de metalurgia doou os arquivos e aparelhos de ar-condicionado que seriam usados pela empresa naquele ano. Em 2001, alinhado ao crescimento da Fluxo, o diretor da Escola Politécnica cedeu mais espaço para que a empresa dobrasse de tamanho e pudesse construir um mezanino para reunir-se com seus clientes.

Dentre os clientes que entram em contato com a empresa, podem ser encontrados a diretoria da Escola Politécnica e os coordenadores dos departamentos que compõem a instituição. Esta relação mostra que a Poli não apenas apoia e fomenta as atividades da empresa, como acredita no potencial dos seus alunos para conduzir projetos de engenharia.

Como funciona na prática?

Nos aspectos institucionais, os membros da Fluxo Consultoria recebem da Escola horas referentes a Atividades Complementares Especiais (ACE), sendo estes créditos indispensáveis para a conclusão de seu curso. Para os estagiários, existe também um convênio formal entre a empresa e a instituição de ensino, possibilitando que estes validem horas referentes aos estágios obrigatórios e não-obrigatórios. Os professores, por sua vez, têm suas atividades calculadas em termos de horas de orientação. Deste modo, a atividade da empresa traz benefícios acadêmicos para todos os envolvidos.

Foco no desenvolvimento do aluno de Engenharia da UFRJ

Por fim, a Fluxo Consultoria encontra na maior escola federal de engenharia do Brasil a parceria perfeita para auxiliar na sua missão de promover o acesso ao conhecimento em prol da engenharia nacional. O foco no desenvolvimento do aluno visa complementar de forma única a já excelente qualidade no ensino e trazer cada vez mais prestígio para os egressos da Escola Politécnica.

Referência:

Ata de fundação da Fluxo Consultoria