Camisa
Camisa BTG Salomão 1 Marcos Pontes Laks Itau Inscrição Hall Cenario 1

XII Semana Fluxo de Engenharia

Cinco dias de desenvolvimento, oportunidades, networking, palestras, interação e workshops marcaram a XII Semana Fluxo de Engenharia.

Com o tema “Por que não agora?” e mais de 2.500 inscritos, o evento aconteceu no Centro de Tecnologia da UFRJ, na Ilha do Fundão entre os dias 23 e 27 de março de 2015 e contou com a parceria de grandes empresas como Itaú, Rede Globo, Visagio, Bridge Consulting, BTG Pactual, IEG, Shell e WeThink.

Com o objetivo de transcender os paradigmas de eventos motivacionais, a 12ª edição da Semana Fluxo trouxe uma atmosfera dinâmica, instigando questionamentos e a participação de todos os congressistas, inspirando as pessoas a realizar, criar, agir e mudar.

A programação contou com dois desafios: O Dia de Consultor Bridge, onde os vencedores ganharam uma entrevista de estágio garantida e um mentoring com os sócios da empresa; e o Desafio SFE, onde a Ideation Brasil ajudou os participantes a estruturar o próprio negócio em apenas 5 dias.

Marcos Pontes

Marcos Pontes, o único brasileiro a ter visitado o espaço e engenheiro formado pelo ITA, nos contou sua trajetória e aprendizado. Aleksander Laks, sobrevivente do Holocausto, relatou os horrores que viveu em Auschiwitz e ensinou a todos o sentido da vida em uma palestra lotada e mais bem avaliada do evento.

Laks

Miguel Góes contou sua experiência de quando resolveu empreender, aplicando todo o conhecimento que adquiriu durante os anos que trabalhou em grandes empresas. Carol Fernandes trouxe o tema “Viajar é preciso” e contou sua experiência de largar uma carreira de sucesso e dar uma volta ao mundo em dois anos e como isso mudou a sua vida. Também tivemos a presença do Paulo Monteiro, ex-membro da Fluxo e um dos fundadores do RespondeAí, que é uma das ferramentas de estudo mais populares entre os alunos de engenharia da UFRJ, falando sobre os erros e acertos de novos empreendedores.

Muitas empresas também marcaram presença durante a semana: o BTG Pactual falou sobre tecnologia da informação e mercado financeiro, enquanto a Shell contou sobre seus projetos marítimos; a Globo apresentou as oportunidades de tecnologia, inovação e carreira na emissora; o Itaú , por sua vez, realizou um processo seletivo para estágio de férias durante o evento , apresentou a campanha “Isso Muda o Mundo” e como suas causas, valores e viés social impactaram no legado de um gigante do mercado financeiro.

E não parou por aí, tivemos dois workshops oferecidos pela Visagio em parceria com o IEG e pelo 99Canvas que ensinaram sobre finanças pessoais e o processo de estruturação de negócios inovadores, respectivamente.E para os estudantes de uma das melhores faculdades de engenharia do país, Alexandre Caseira, também ex-membro da Fluxo, falou sobre as opções de carreira de um engenheiro formado e Luiz Lobão sobre a trajetória de um presidente da Coca-Cola.

Com o tema “Empreender Felicidade’’, Pedro Salomão e Fabiano Leoni foram responsáveis pela palestra de encerramento. Ressaltando a importância de se ter prazer na trajetória, os dois falaram do impacto que o bem estar das pessoas tem no sucesso de organizações e desafiaram os presentes a serem empreendedores de suas próprias vidas.

salomão-1

Tudo isso e muito mais marcou a XII Semana Fluxo, que também se preocupou em manter a responsabilidade socioambiental e impactar ainda mais a sociedade através da Neutralização de Carbono, visando neutralizar os gases de efeito estufa que foram emitidos para a atmosfera através das atividades do evento.

Ideias foram criadas, contatos foram compartilhados, ações foram realizadas e muitas mentes foram desafiadas a fazer algo novo, pensar de forma diferente e começar a transformar sonhos em realidade. Realizamos, criamos, agimos e mudamos. E se você também pensa em criar algo novo: Por que não agora?

Luiza Guimarães

Graduanda em Engenharia Química, atualmente trabalha como Gerente de Projetos e Assessora de Marketing. Gerenciou projeto de Métodos de Conservação em Alimentos.