Tirar Sua Empresa Da Crise

5 passos para tirar sua empresa da crise

Tirar sua empresa da crise pode parecer difícil, principalmente quando todos estão tendo dificuldades em manter a saúde financeira. Somado a isso, o desânimo é o maior vilão nesse ambiente de perdas. Pensando nisso, escrevemos esse artigo para  que você mantenha o foco, procure a melhor solução para sua empresa confira dicas para alavancar seu negócio e saia do buraco.

Passos para tirar sua empresa da crise:

1 – Seja líder

Antes de qualquer mudança na estrutura da empresa, o líder deve ser sincero com seus funcionários. Ou seja, diga que a empresa não passa por um bom momento, retifique os tempos de crise no qual não afeta somente as empresas, mas também a você como dono. Mantenha-os confiantes, mostre que economizar funciona, dê o exemplo. Explique a eles que alguns reajustes serão necessários para garantir o crescimento no futuro.

2 – Redução de custos

Geralmente, o maior problema das empresas com situação no vermelho, é a folha de pagamento. Para isso, como foi dito anteriormente, reajustes realmente são necessários, mas devem ser feitos com cuidado para não afetar a capacidade produtiva de empregados.

Inicialmente, troque as recompensas dos funcionários, em vez de gratificá-los em dinheiro. Forneça folgas, ingressos de cinema, vale compras, entre outras formas que, na prática, teria uma redução de custo sem que haja o desânimo de alguém.

Algumas empresas adotaram bancos de horas como forma de bonificar os funcionários que praticam hora extra. Além dos salários, também é recomendada a revisão de contratos com fornecedores e análise do planejamento financeiro tendo em vista um cenário pessimista.

3 – Verifique os processos de sua empresa

Nesse outro artigo, explicamos os benefícios de um mapeamento de processos, que lhe permitirá uma melhor avaliação operacional da sua empresa, gerando o aumento da eficiência e melhoria nas condições de trabalho. Procurar um consultor é uma boa saída para aumentar sua lucratividade e produtividade, mas existem vários conteúdos gratuitos na internet.

4 – Seja organizado e disciplinado

Conhece a famosa planilha? Sim, ela funciona e muito! Manter sua empresa organizada financeiramente é um dos passos mais básicos, pois você precisa acompanhar a realidade econômica de sua empresa. Logo, tenha um sistema de gestão de informação e mantenha sua planilha de gastos atualizada com os reais valores.

Após o estudo dessa planilha e demais relatórios, você irá observar que pode reduzir custos com simples ações. Por exemplo, tente adiantar pagamentos, renegociar com bancos e fornecedores, pois os pagamentos a prazo possuem juros (e normalmente, não são baixos), é um ótimo primeiro passo para tirar sua empresa da crise.

5 – Leia, estude e procure soluções

Se você não tiver verba suficiente para contratar um consultor, terá de aprender você mesmo. Logo, estude bastante o funcionamento de sua empresa, procure soluções que faça aumentar a eficiência de seus contratados. Afinal, essa não é a primeira crise pela qual o país passa.

Existem diversos livros que falam bem sobre isso. Além disso, o próprio blog da Fluxo e sites como Endeavor, e minicursos com preços acessíveis fornecidos pela SEBRAE. Por fim, lembre-se de que a crise é, para muitos, uma oportunidade de correção das pequenas ineficiências e pode ser aproveitada também para que a estratégia da empresa possa ser revista e assim, tirar sua empresa da crise. Boa sorte!

Gostou do artigo, vai tirar sua empresa da crise ? Sinta-se a vontade para compartilhar com amigos nas redes sociais e deixar dúvidas nos comentários. Cadastre-se na nossa newsletter para receber dicas da Consultoria da UFRJ.

Júlio César

Graduando em Engenharia Elétrica da Universidade Federal do Rio de Janeiro, atualmente trabalha como Gerente de Projetos e Assessor de Marketing. Já gerenciou projetos de Plantas Arquitetônicas e de Construção.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *