Como Vencer A Concorrência

6 estratégias para vencer a concorrência

Não importa o setor de atuação, o produto ou a empresa em que você trabalha. Por mais diferente que seja seu negócio, você sempre terá que vencer a concorrência.

Com o mercado cada vez mais competitivo e os clientes cada vez mais disputados, existem algumas estratégias básicas que podem ser seguidas para vencer a concorrência:

1. Pesquise e analise seus concorrentes

Monitorar a concorrência é algo que todo empreendedor deve realizar com frequência. Você não quer simplesmente acompanhar o que eles estão fazendo, você quer saber como o mercado está reagindo, quais as últimas tendências e se planejar para estar sempre um passo à frente de todos.

Conhecer os preços e os serviços oferecidos pela concorrência é fundamental. Para isso, é interessante fazer uma pesquisa sobre o perfil dos concorrentes no mercado e analisar friamente seus maiores erros e acertos. É importante também saber negociar preços com fornecedores. Além disso, uma consultoria em pesquisa de mercado pode te ajudar.

Para saber mais confira nosso infográfico sobre negociação para vencer a concorrência.

2. Agregue valor a seu produto

Quando falamos que a concorrência está acirrada, não queremos apenas dizer que existem inúmeras empresas oferecendo determinado produto, mas sim que existem várias organizações se especializando cada vez mais no atendimento ao cliente. Para contornar essa situação, a dica é sempre buscar agregar valor ao produto, seja na diferenciação ou personalização do atendimento, ou até mesmo, realizando a entrega do produto em tempo mais ágil.

A regra é vender valor e não preço. Para competir e vencer a concorrência, abaixar o preço nem sempre é a melhor solução. Você pode até obter vantagens caso tenha uma oferta mais atraente. Porém, tal atitude pode comprometer o fluxo de caixa ou até mesmo desvalorizar o seu produto. Saiba mais no nosso artigo de como vender seu primeiro produto.

3. Utilize uma boa estratégia de marketing

De que adianta ter um negócio, mas não ser encontrado pelo seu potencial cliente? Muitas empresas deixam o mercado, pois acabam perdendo espaço para a concorrência e não conseguem atingir as pessoas.

O empreendedor precisa saber vender o produto ou serviço e ser persuasivo o suficiente para convencer o cliente desse valor e saber se diferenciar  e vencer a concorrência. A função do marketing é divulgar o nome da sua empresa, é fazer com que seu negócio seja reconhecido pelo seu público e pelo mercado.

As estratégias de marketing devem ser, sobretudo, apoiadas no tríplice: conteúdo, produto e relacionamento com o cliente. Enquanto as ações de conteúdo engajam, as estratégias de relacionamento constroem laços com os consumidores e as iniciativas de produto buscam alcançar objetivos específicos relacionados à venda. Porém, mesmo que estruturadas de maneira independente, todas essas frentes devem estar integradas e abastecidas pelo trabalho de monitoramento com métricas. Desta forma, é possível verificar se suas estratégias estão sendo realmente eficazes.

Já pensou em usar o facebook como ferramenta de marketing? Saiba mais nesse artigo: Facebook Marketing.

4. Faça uma matriz SWOT

A matriz SWOT é uma ferramenta de gestão amplamente utilizada nas empresas para a definição da estratégia.  O que se pretende é definir as relações existentes entre as forças e fraquezas da empresa com as tendências que se verificam no ambiente externo à empresa (as ameaças e oportunidades), como por exemplo o mercado global, a conjuntura econômica e as imposições legais.

A concorrência, naturalmente, entra como ameaças. Entretanto, uma das características da análise da matriz SWOT é não apenas diagnosticar os fatores, mas também se atentar as ameaças para tentar transformá-las em oportunidades. Esse é só o início da definição de sua estratégia empresarial.

5. Seja rápido na inovação

Empresas com melhor desempenho em inovação são mais propícias a crescer e se destacar e vencer a concorrência. No entanto, surge a dúvida: como eu posso inovar? Nos produtos, na experiência de compra, nos serviços oferecidos, na comunicação, no pós-venda, no formato da loja e, até mesmo, nos processos internos, garantindo à empresa maior eficiência e, consequentemente, melhores resultados em questões como redução de perdas e ruptura, controle de estoque como o Restaurante do Adriano, por exemplo. Na maioria das vezes, a inovação está atrelada à tecnologia – algo ainda caro no Brasil. Por isso, muitas empresas deixam de investir. Um erro, porque é possível gastar menos. Basta ter um planejamento e investir num ambiente que estimule a inovação.

6. Treine seu pessoal para vencer a concorrência

Treinar funcionários pode parecer caro para alguns empreendedores. Mas, quando bem-feito, costuma compensar. Ao criar um programa de treinamento para os funcionários, a primeira providência é fazer um diagnóstico. Das áreas em que é necessário melhorar a formação, quais são as prioritárias? De tudo o que pode ser ensinado, o que é mais urgente? Que capacitação pode ser dada aos bons funcionários para que eles se tornem ainda melhores?

Respondendo essas perguntas e criando um programa de treinamento efetivo sua empresa pode se diferenciar dos concorrentes. Afinal, gente capacitada gera mais resultados.

Qual sua maior dificuldade em vencer a concorrência? Responda nos comentários para fazer uma avaliação com um consultor em estudo de mercado. Para mais dicas, cadastre-se na nossa lista de e-mail. Deixe o seu comentário e não perca as próximas postagens do blog da Fluxo.

Vença seus concorrentes Parte II: Benefícios e Diferenças entre Pesquisa e Estudo de Mercado

Daniele Araújo

Graduanda em Engenharia de Produção, atualmente trabalha como Gerente de Projetos e Assessora de Gestão de Pessoas. Gerenciou projeto de Plano de Negócios, Pesquisa de Mercado e Estudo de Viabilidade Econômico Financeiro. Responsável pelo Processo Seletivo da Fluxo.

This Post Has 13 Comments

  1. […] Não importa qual é o seu negócio, o desenvolvimento de aplicativo móvel pode ajudar a fidelizar e atrair mais clientes. É evidente que, nos dias atuais, antes de mais nada os clientes irão procurar por um produto ou serviço online. Se a sua empresa possui um aplicativo de sucesso que os usuários possam baixar, ela irá passar uma ótima impressão, além de se destacar da concorrência. […]

    1. Eu trabalho em casa com bolos decorados e brawnie,só que a concorrência estar grande em relação a preços,pois moro no interior e as pessoas nao dão tanto valor a perfeição e sum apreço o q faço me ajudem pois faço c produtos de qualidade e de muita dedicação.

      1. Olá, Antonielma.
        Essa é uma dúvida muito frequente para pessoas que estão começando seus negócios, principalmente na área alimentícia.
        Nesses casos, é sempre muito importante um bom enfoque na estratégia de Marketing do produto, pois hoje temos no mercado uma forte pegada do Marketing 3.0, onde grande parte dos serviços e produtos que se compra têm embutido em seu preço uma oferta de experiência, e não somente um objeto.
        Uma boa dica para começar seria você vender a experiência de se comer um brownie artesanal, feito com toda a qualidade que você oferece. Isso pode agregar valor ao seu produto, fazendo você se diferenciar dos seus concorrentes.
        Te indico a leitura também de três dos nossos artigos que falam um pouco mais da dica anterior e ainda acrescentam pontos essenciais que podem alavancar seu negócio.
        6 estratégias para vencer a concorrência
        Facebook marketing: 5 dicas para o sucesso em vendas!
        Como construir um bom relacionamento com o cliente
        Estamos ansiosos para saber se as dicas ajudaram.
        Até breve!

  2. […] Não importa qual é o seu negócio, o desenvolvimento de aplicativo móvel pode ajudar a fidelizar e atrair mais clientes. É evidente que, nos dias atuais, antes de mais nada os clientes irão procurar por um produto ou serviço online. Se a sua empresa possui um aplicativo de sucesso que os usuários possam baixar, ela irá passar uma ótima impressão, além de se destacar da concorrência. […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *