Relacionamento Com O Cliente

Como construir um bom relacionamento com o cliente

Anos vão se passando e os consumidores estão ficando cada vez mais exigentes, levando as empresas a repensar cada vez mais sua abordagem para criar um relacionamento com o cliente. Pois é através dessa abordagem que muitas vezes um cliente pode ser conquistado pela marca. Em contrapartida, se a experiência não for boa, o cliente também pode se desapontar com o serviço oferecido pela empresa e tornar-se detrator.

Atualmente, o cliente não deseja mais ser atendido apenas com eficiência e rapidez, isso é o básico para não deixá-lo insatisfeito. A experiência além da venda deixa de se tornar um diferencial e o significado de valor do produto para o cliente se transforma constantemente.

O que é valor para o cliente?

Para encantá-lo, é preciso saber os desejos e necessidades do seu público alvo e descobrir o que significa estar satisfeito para ele, o que ele preza de fato.

Segundo Phillip Kotler e Armstrong, Marketing de Relacionamento significa criar, manter e acentuar sólidos relacionamentos com os clientes e outros públicos. Cada vez mais o marketing vem transferindo o foco das transações individuais para a construção de relacionamento que contém valor e redes de oferta de valor. O Marketing de Relacionamento está mais voltado para o longo prazo. Sua meta é oferecer esses valores sob forma de um desenvolvimento mais duradouro, na medida do sucesso e dar-lhes a satisfação futuramente.

Ou seja, o estudo dos clientes-alvo do negócio se faz necessário para que a empresa possa antecipar as necessidades deles e estar cada vez mais presente em suas vidas, de modo que o relacionamento criado seja cada vez mais satisfatório para ambos os lados.

No contexto empresarial, o cliente fiel é aquele que está envolvido e presente, aquele que não muda de fornecedor e mantém consumo frequente optando por uma organização em particular sempre que necessita de um determinado produto ou serviço.

Pré-requisitos vitais para a elaboração de um programa de fidelização e bom relacionamento com o cliente

1-A integração entre as diversas ações do Marketing

O conceito de mala direta digital consiste na correspondência de marketing composta de publicidades informativas que são divulgadas através de ferramentas de comunicação online de uma forma que produtos ou promoções sejam apresentadas ao cliente com uma abordagem menos comercial. Portanto, mantendo o cliente sempre informado você terá um exército de pessoas que tornarão o seu produto conhecido, pois eles saberão que tipo de serviços e oportunidades são oferecidas, poupando-lhe o trabalho de pesquisar quando necessitar do serviço novamente;

2-Coerência entre o que se diz e o que se faz

De nada adianta uma carta gentil, se ao entrar em contato com a empresa, o cliente se sentir maltratado, as empresas devem cumprir suas promessas enquanto marca se quiserem criar um memorável relacionamento com o cliente.

3-Envolvimento dos clientes com o programa

Procure constantemente criar proximidade com os clientes, por meio de correspondências pessoais, interação digital e promoções exclusivas. A venda é só o início do relacionamento com o cliente.

4-Interação com os clientes por um diálogo permanente

A empresa deve interagir com o cliente para que este se sinta importante e ouvido. Toda iniciativa do cliente deve ser reforçada com agradecimentos personalizados e endereçada individualmente, para se manter um canal de comunicação com o mercado;

5-Ter uma cultura de data base

Estar sempre informado sobre como é seu cliente é essencial para que toda abordagem possa ser executada da melhor forma possível. Portanto, a cultura de coletar informações sobre seus clientes facilita que a empresa identifique previamente suas necessidades e desejos, buscando sempre oferecer ao cliente uma proposta de valor diferenciada;

6-As ferramentas de contato com o consumidor devem prestar serviços

Toda comunicação deve estar voltada para atender os consumidores e sanar suas dúvidas, desde o setor de telemarketing até o de mídia devem ser esclarecedores sobre a empresa. Assim, é muito importante usar o Net Promoter Score para avaliar a satisfação dos seus clientes.

Conquistar a lealdade de seus clientes pode ser uma tarefa difícil, entretanto os resultados de todo esse trabalho serão extremamente significativos para o sucesso de seu empreendimento. Esteja sempre preocupado em melhorar cada vez mais a forma como sua empresa interage e o relacionamento com o cliente, pois eles são o principal motor do seu negócio!

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Matheus do Nascimento Martins

Graduando em Engenharia de Produção, atualmente trabalha como Gerente de Projetos e Assessor de Marketing na Fluxo. Já gerenciou projeto de Estudo de Mercado e atuou na áreas audiovisual e CRM.

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