Layout De Empresa Planta Humanizada Fluxo Consultoria

Como melhorar o layout da sua empresa

Como melhorar o ambiente de sua empresa?

Atualmente, há um número crescente de empresas surgindo no Brasil. Cada vez mais, torna-se necessário se destacar no mercado para que se possa crescer frente a tantas outras empresas, que muitas vezes são concorrentes. Uma das maneiras de melhorar internamente a sua empresa é organizando os seus dispositivos, de forma a otimizar os seus processos. Entenda os impactos do layout de uma empresa na produtividade

O que é um estudo de layout?

Dentre as diversas definições de layout que podemos encontrar em sites ou livros, uma das que mais se destaca é a seguinte: o significado de layout é o de movimentar máquinas ou equipamentos numa área, arranjando-os e rearranjando-os até se conseguir uma boa disposição espacial.

Logo o estudo de layout consiste em otimizar a disposição espacial do ambiente de trabalho com o objetivo de evitar perda de tempo, ociosidade de equipamentos e interrupção no trabalho dos funcionários. Além disso impacta diretamente na qualidade do serviço, melhor aproveita o uso do terreno e diminui a necessidade de um futuro rearranjo.

Como reconhecer a sua necessidade? 

Se a sua empresa ou seu estabelecimento enfrenta problemas como demora excessiva na obtenção de informações, fluxo interno confuso, má distribuição espacial, acúmulo de pessoas, perda de tempo de uma unidade a outra, entre outros possíveis indicadores é necessário fazer um estudo de layout para a melhoria desses aspectos.

Qual a vantagem em fazer um estudo de layout na sua empresa?

Destacamos 4 aspectos positivos que otimizam qualquer empresa ao se realizar um estudo de layout.

  • Melhoria no fluxo interno de pessoas
  • Melhor aproveitamento do espaço disponível
  • Menor perda de tempo com os processos
  • Facilidade no controle e supervisão das atividades

5 dicas para otimizar o ambiente do seu estabelecimento

1 Separe tarefas e processos

Não deixe que muitas tarefas e processos se acumulem no mesmo local, a não ser que seja imprescindível. Quanto mais tarefas no mesmo local, maior o número de processos que ocorre ali, consequentemente a chance de se ter um choque entre os eles é maior.

2 Utilize todo o seu espaço

Não se esqueça que cada centímetro quadrado do seu estabelecimento pode ser totalmente funcional. Portanto, se há algum espaço sendo inutilizado, crie já uma utilidade para ele. Para isso, é importante ter também móveis e equipamentos adequados para o tipo de espaço de trabalho.

3 Cuidado com a proximidade dos processos

Muitas vezes existem processos que não podem ocorrer perto uns dos outros, visto que eles podem se influenciar negativamente ou gerar um fluxo de pessoas excessivo. Por isso, se atente para que isso não aconteça, um exemplo clássico e simples é não deixar um freezer perto de uma caldeira e um estabelecimento alimentício.

4 Mantenha seus processos mapeados

É importante que todos os processos dentro de sua empresa estejam mapeados e modelados de maneira correta. Isto além de ajudar a encontrar novas soluções, facilita o controle e supervisão dentro do seu estabelecimento. Conheça as vantagens do mapeamento de processos.

5 Procure melhorar a disposição interna de sua empresa

Procure sempre tentar novos rearranjos no ambiente da sua empresa buscando cada vez mais otimizar o resultado final. Para isso, é importante coletar sugestões de quem trabalha diretamente em determinada área, pois o funcionário terá uma visão mais realista das atividades que realiza no dia-a-dia e identificar problemas no fluxo das mesmas.

Quer saber mais sobre como melhorar o layout de uma empresa? Preparamos artigos sobre layout industrial e layout para pet shop para aumentar sua produtividade.

Se interessou pelo Estudo de Layout e acredita que sua empresa precisa de um? Solicite um orçamento! Basta preencher o quadro abaixo:


Renan Teixeira

Graduando em Engenharia de Produção, atualmente trabalha como Gerente de Projetos e Assessor de Marketing na Fluxo. Já gerenciou projeto Estudo de Mercado e atuou na área de prospecção de projetos, firmando parcerias.

This Post Has 7 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *