Organizar Estudo De Layout Pet Shop- Fluxo Consultoria

Como organizar o layout de pet shop para vendas

Entenda um pouco mais sobre como organizar o layout do pet shop e como usá-lo para influenciar na satisfação dos clientes e também nas vendas do seu estabelecimento.

Primeiramente, a definição do layout para qualquer tipo de loja deve ser realizada com bastante cautela e embasamento. Uma vez que essa escolha vai impactar diretamente a circulação das pessoas no local e a disposição dos produtos, acaba trazendo também consequências em relação as quantidades e diversidade das mercadorias compradas. O layout, que costuma ser associado apenas às indústrias, como explicamos nesse artigo de layout industrial, também traz inúmeros benefícios para pet shops e lojas.

Como organizar o estoque em um pet shop?

Através de uma série de ferramentas é possível chegar a um arranjo físico que otimize os fluxos de materiais e pessoas, minimizando as distâncias percorridas, além dos esforços realizados. Já parou para pensar quando chegam os enormes pacotes de ração no pet shop, onde seria melhor que ficassem estocados, de maneira que os funcionários pudessem carregá-los por um percurso mínimo?

Dessa forma, eles evitariam percorrer longas distâncias dentro do pet shop, o que poderia vir a incomodar os clientes, além dos funcionários carregarem o peso por menos tempo, realizando isso de maneira mais rápida e eficiente.

organizar estudo de layout para pet shop - Fluxo Consultoria

Como definir o melhor Layout de um Pet Shop

Podemos pensar ainda se seria interessante que esse estoque ficasse exposto para o cliente, de forma que esse pudesse circular em torno de pilhas de ração devidamente organizadas, que seria o estoque aberto, ou guardado em um ambiente separado, que pode ser chamado de estoque fechado.

É preciso considerar também a divisão dos setores do pet shop, já que não faz sentido colocar na frente da loja produtos referentes a hamsters caso a venda de produtos caninos seja muito maior. Outro ponto importante é a divisão de produtos para os casos em que o cliente já entra no pet shop sabendo o que vai precisar comprar, como um pacote de ração, e aqueles que são normalmente comprados mais por impulso, como brinquedos ou petiscos. Isso também vai influenciar na disposição dos mesmos.

E se você oferecer serviços além de produtos em seu pet shop?

Há ainda lojas nas quais existem ambientes para banho e tosa ou até mesmo consultórios veterinários. Portanto, é extremamente importante estudar onde esses espaços estarão localizados, para que possam atender à legislação voltada para isso e ainda despertar o interesse e curiosidade dos clientes, mantendo os animais seguros e confortáveis.

Tudo isso acaba impactando a escolha do cliente quanto aos produtos e serviços oferecidos, além de lhe oferecer maior conforto dentro da loja. Através da disposição e visibilidade dos produtos, móveis e inclusive da divisão dos setores do pet shop é possível então influenciar essa decisão, de modo a potencializar as vendas.

Benefícios do estudo de layout para pet shop

Uma das grandes empresas de varejo americanas certa vez constatou por meio da análise de alguns dados que a compra de fraldas estava associada a de cerveja. A maioria desses compradores eram homens que passavam lá para comprar fraldas após o trabalho, já cansados, e aproveitavam para levar algumas cervejas. Portanto, decidiram colocar esses dois produtos lado a lado na loja, e assim, a venda de ambos acabou disparando muito mais do que esperavam, o que tornou a história um tanto conhecida, de forma que isso pode ser aplicado a qualquer outro tipo de estabelecimento. Você pode ver esse e alguns outros casos semelhantes mais detalhadamente nesse link.

Ainda duvida do enorme impacto que um estudo de layout eficiente pode trazer para uma loja ou pet shop?

Seu comentário é muito importante para que possamos produzir conteúdos cada vez mais relevantes e ricos, então não deixe de comentar com críticas, sugestões ou elogios. Além disso, não deixe de se inscrever na nossa newsletter, assim podemos avisá-lo(a) sempre que tivermos um novo artigo do seu interesse.

Se interessou pelo tipo de projeto? Acredita que podemos te ajudar? Solicite um orçamento preenchendo o quadro a seguir!

Joana Greenman

Graduanda em Engenharia de Produção, atualmente trabalha como Gerente de Projetos e Assessora Administrativo-Financeiro. Gerenciou projeto de Estudo de Layout e Desenvolvimento de Aplicativo. É a coordenadora responsável pelo setor financeiro da XVIII Semana Fluxo de Engenharia.