E-book De Gestão De Custos Industriais

[e-Book] Gestão de Custos Industriais I

Quando estamos envolvidos na gestão de uma indústria, custos é uma palavra que faz parte do cotidiano. Tanto que em diversos artigos aqui no Blog abordamos temas que envolvem custos industriais nos mais variados papéis.

Para te ajudar ainda mais, preparamos um eBook que traz uma coletânea sobre os melhores artigos sobre gestão de custos industriais já escritos por aqui.

Veja o que você vai encontrar neste e-Book feito em conjunto com a Nomus:

A importância de entender os custos

Conseguir organizar custos através de uma boa gestão é uma das melhores maneiras que existem para levar vantagem contra a concorrência. E para isso é necessário conhecer e entender os custos nos mais variados setores da sua indústria para montar um planejamento estratégico forte, que vá te ajudar a saltar alguns degraus na frente da concorrência. Este é o princípio do primeiro capítulo, e a temática da nossa coletânea.

gestao de custos industriais

Princípios dos custos

Existem 3 princípios dos custos que vão mudar a sua visão sobre custos. Eles são fundamentados sobre o Custeio Baseado em Atividades (ABC). A metodologia baseia-se na conexão entre recursos, atividades e objetos finais, através de direcionadores que tem como objetivos eliminar a utilização de rateios arbitrários através de uma transferência racional de custos e permitir a compreensão dos fatores que causam os custos. Aqui você irá saber quais são e como interferem nos custos.

De quais tipos um custo pode ser classificado

Nas empresas e na sala de aula, vemos uma grande confusão de conceitos e muitas pessoas têm dificuldade em entender o que são custos fixos, variáveis, diretos e indiretos. Você sabe fazer esta distinção? Você conhecerá neste capítulo tudo sobre os principais cursos encontrados em uma indústria

Continue lendo no eBook: Gestão de custos industriais na prática I

Aplicando o conceito Just in Time para reduzir custos

O conteúdo deste artigo aborda a aplicação dos conceitos just in time (JIT), que possibilita a redução dos custos de produção e aumento do lucro da empresa, colocando a sua indústria no caminho de uma maior competitividade e alcançando maiores lucros no mercado.

Como o PCP auxilia no cálculo dos custos da produção

Aqui vamos entender como o PCP e a engenharia do produto podem nos ajudar a calcular os custos de produção a partir da definição de 3 processos essenciais.

Continue lendo no eBook: Gestão de custos industriais na prática I

Custo máquina

Estimativas, cálculos, e mensuração. O sexto artigo da coletânea apresenta, em 6 ótimos passos, como apurar o custo máquina com apoio do PCP na sua indústria

Qual os custos industriais em uma ordem de produção

No último artigo da coletânea, você conhecerá o que é necessário para apurar o custo da ordem de produção e efeito chicote é necessária uma série de ações, como controlar efetivamente todos os custos diretos e indiretos envolvidos naquela fabricação. Entender o que é e como funciona uma ordem de produção é algo essencial nesta etapa.

Jorge Duarte

Sou o Diretor de Marketing da Fluxo Consultoria e um dos idealizadores do Blog. Já gerenciei projetos de Engenharia Civil, Produção, Mecânica e Química e estou me graduando em Engenharia Elétrica pela UFRJ.

This Post Has One Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *