Estudo De Viabilidade Economica Financeira

O que é estudo de viabilidade econômica financeira?

Teve uma ideia de negócio e não sabe se ela é viável? O estudo de viabilidade pode te ajudar!

Em um estudo de viabilidade econômica financeira, buscamos avaliar a aplicabilidade do negócio e obtemos uma projeção do seu comportamento frente ao mercado, dando uma maior segurança a investimentos seja em novos empreendimentos ou em empresas consolidadas.

Leia mais: Dicas de Pitch para conseguir um Investidor

Assim, o estudo de viabilidade (EVEF) é capaz de avaliar as condições para que um novo produto, processo ou serviço torne-se lucrativo. Muitas empresas encaram as análises matemáticas de forma estratégica para priorizar quais produtos devem ser lançados e quais áreas têm maior potencial para cada segmento de cliente.

Etapas do Estudo de Viabilidade Econômica

O primeiro passo para testar a viabilidade de um novo produto é saber o grau de aceitação dos clientes. Por isso, é necessária uma análise mercadológica, na qual o ramo de atuação do produto ou serviço será diagnosticado. A partir dela, os aspectos que influenciarão a previsão de receita e, consequentemente, a viabilidade serão identificados.

Nessa etapa, deve ser feito um estudo do segmento de clientes a fim de validar ou refutar variadas hipóteses. É importante ressaltar que as perguntas levam em consideração aspectos qualitativos e quantitativos e costumam ser feitas na macrorregião onde se deseja implementar o negócio.

Dessa forma, com o cruzamento de respostas e a análise dos dados do questionário da pesquisa de mercado são levantadas informações precisas a respeito das características, preferências, necessidades, oportunidades do mercado consumidor e ameaças de concorrentes.

Leia mais: 6 Estratégias para Vencer a Concorrência

VPL, TIR e PAYBACK: variáveis importantes no Estudo de Viabilidade Econômica Financeira

Na busca por rentabilidade, seu negócio concorrerá com inúmeras aplicações financeiras. Assim, para proteger sua ideia das flutuações do mercado, vamos aprresentar algumas das principais variáveis financeiras usadas no Estudo de Viabilidade.

A partir delas, será montado o Demonstrativo de Resultado e o Balanço Patrimonialitens requisitados por bancos para aprovação de financiamento. Essenciais para avaliar a sustentabilidade financeira da empresa, esses indicadores ainda são utilizados no estudo de viabilidade econômica e financeira para traçar cenários e planos de ação e para equilibrar a previsão de receitas e o retorno sobre capital atraindo colaboradores e investidores.

Leia mais: Planejamento Financeiro em Pequenas Empresas

Receitas e Despesas:

Após o diagnóstico e estudo de mercado, a próxima fase é a projeção das despesas fixas e variáveis bem como cenários otimistas e pessimistas da receita alcançável. Essa etapa serve de base para as demais e será estruturada de forma a permitir a previsão de retorno do volume de investimentos iniciais.

Break Even (Ponto de equilíbrio):

É a quantifica a receita necessária para cobrir os custos fixos e variáveis. Presente em  estudos de viabilidade, esse indicador relaciona a quantidade de produtos e serviços que devem ser vendidos para que o empreendimento comece a dar lucro.

Capital de Giro:

É o montante de recursos necessário para o funcionamento normal da empresa, compreendendo a compra de matérias-primas ou mercadorias, financiamento das vendas e o pagamento das despesas.

A projeção essencial em qualquer estudo de viabilidade econômica e financeira é feita levando-se em consideração o investimento para o estoque inicial, mais o caixa mínimo operacional para manter o negócio funcionando sendo calculados os prazos médios de vendas, compras, estoques e a necessidade líquida de capital de giro em dias.

Leia mais: A Importância da cultura de Investimentos para sua empresa

Payback:

Um dos critérios mais importantes para decidir investir em uma empresa ou porduto é o custo de oportunidade. Assim, o tempo, seja ele em meses ou anos, necessário para que o lucro líquido se equipare ao valor investido, ou seja,  o prazo para começar a recuperar o investimento é uma métrica significativa e também deve ser calculada.

VPL (Valor presente Líquido):

É um método matemático de determinar quanto os futuros pagamentos valeriam hoje descontados os juros e o custo inicial. Partindo-se da ideia de que 1000 reais hoje não equivalem a 1000 reais daqui a 5 anos, por exemplo é possível saber quanto as entradas que receberemos daqui a algum tempo estariam valendo atualmente.

A fórmula básica é VPL = (Valor presente das entradas de caixa – investimento inicial). Assim, se o VPL for maior que zero a empresa estará com um retorno maior do que seu custo de capital, ou seja, seu negócio é rentável.

Independente da área de atuação, esse tipo de relatório ajuda empreendedores a alinhar suas expectativas com a necessidade do cliente, evitar problemas antes que um investimento seja feito além de adaptar a estratégia empresarial para o crescimento.

Leia mais: Benefícios do Planejamento Estratégico

consultoria em estudo de viabilidade economica

Consultoria em Viabilidade Econômica Financeira

Agora que você sabe o que é um estudo de viabilidade econômica financeira e seus benefícios para gestores, é o momento de avaliar se sua empresa está passando por mudanças que requerem ajuda especializada. Projetos de análise de viabilidade são feitos em 3 grandes etapas:

  • Análise do Mercado
  • Estruturação Interna
  • Avaliação Financeira
Espero que o artigo tenha retirado suas principais dúvidas sobre a etapa de avaliação financeira do estudo de viabilidade econômica, quando ele é necessário e como pode ajudar na tomada de decisão. Caso reste alguma dúvida ou comentário sobre finanças e planejamento financeiro pode deixá-las abaixo que nos esforçaremos para
responder.
Tem algum amigo que quer empreender ou precisa de ajuda para tomar uma decisão sobre viabilidade de negócio? Compartilhe o artigo com ele e se inscreva na nossa newsletter para receber mais dicas sobre gestão de negócios e viabilidade.
Acredita que sua empresa precisa de um Estudo de Viabilidade Econômica Financeira? Solicite um orçamento preenchendo o quadro abaixo!

Como Soube da Fluxo:


Jorge Duarte

Sou o Diretor de Marketing da Fluxo Consultoria e um dos idealizadores do Blog. Já gerenciei projetos de Engenharia Civil, Produção, Mecânica e Química e estou me graduando em Engenharia Elétrica pela UFRJ.

This Post Has 15 Comments

  1. Eu, estou numa consultoria sobre a viabilidade econômica e financeira de ideias de projetos.
    Esses projetos respetivamente têm valores imaginários. Peço vossa ajuda!

  2. Gostei muito da clareza com que explica,gostaria de parabenizá-l
    Não sou empreenderora ainda mas um dia quem sabe estudarei gestão e auditoria por isso encanto-me com estes temas .
    Muitos parabéns ao administradores

  3. Olá Dr. bom dia. Sou corretor imobiliário e trabalho muito com áreas e propriedades rurais.
    Algumas vezes me solicitaram um Estudo de Viabilidade Econômica Financeira de determinadas áreas para implantação de indústrias e outros negócios. Gostaria de solicitar a V.sa., caso possa me orientar, um modelo ou roteiro de como fazer, como elaborar esse estudo.
    Agradeço antecipadamente e boa sorte.
    gerson

    1. Oi, Gerson!

      O estudo de viabilidade é uma análise matemática bem detalhada baseada em informações de cada negócio, então não é efetivo usar um modelo que aproxime os dados, principalmente para decidir pela implantação de indústrias (já que um erro de 1% pode fazer a diferença entre a viabilidade ou não do empreendimento).

      Mesmo que cada região tenha suas particularidades, para negócios menores, alguns fatores como segmento de cliente e acessibilidade podem sim ser padronizados para dar um norte, mesmo que efetivamente não substituam um estudo de mercado/viabilidade.

      Deixo a recomendação desse artigo, escrito pela Mariana; uma consultora em projetos de gestão aqui da Fluxo.

      http://fluxoconsultoria.poli.ufrj.br/blog/empreendedorismo-startup/melhor-localizacao-negocio/

      Forte Abraço!

  4. Parabéns por este material compartilhado por toda à equipe , muito obrigado por estarem me ajudando e melhorar o meu negócio com estas orientações valiosas.

  5. preciso de um estudo de viabilidade para começar um negocio no ramo de transformaçao, material eletrico pre-formados de aço.

  6. Texto muito bom, ótima escolha aproveitar para ler durante o processo seletivo, pude complementar e relembrar o que foi falado nas palestras. Muito Obrigado!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *