Facebook Marketing - Fluxo Consultoria

Facebook marketing: 5 dicas para o sucesso em vendas!

Sabemos do poder que as mídias sociais têm de criar tendências e impulsionar mercados. Pensando nisso e no potencial muitas vezes subaproveitado, escrevi esse artigo para ajudá-los a melhorar o seu negócio com facebook marketing e vender mais com menor custo.

Por que usar Facebook Marketing?

Simplesmente porque o Facebook é a maior rede social do mundo com cerca de 1,32 bilhões de membros, dos quais cerca de 89 milhões são brasileiros. E além disso, aproximadamente 59 milhões dos brasileiros cadastrados acessam diariamente a rede social, representando 66,2% do total de usuários. Já deu para ter uma noção do poder de alcance, de quanto é essencial ter uma página da sua empresa e de que é necessário trabalhar o ‘Facebook marketing’. Nesse sentido, separei 5 dicas fundamentais para a divulgação da sua empresa nesse ambiente virtual.

1. CONHEÇA SEU PÚBLICO-ALVO:

Não adianta fazer Facebook marketing (ou qualquer outra forma de marketing) tentando abraçar o mundo. Primeiramente, deve-se conhecer seu público-alvo para poder direcionar suas postagens e propagandas para esse segmento. É necessário separar os potencias clientes em grupos de interesses em comum e isso pode ser feito checando a parte de “Informações” que o Facebook disponibiliza no topo da sua página. Lá você terá uma visão de dados demográficos (idade, sexo, cidade dos fãs, pessoas alcançadas e envolvidas).

2. OBSERVE E APRENDA:

Explore outras páginas no Facebook, como as de marcas famosas ou que você e seu público gostam, além das páginas de concorrentes. Você deve observar coisas como:

  • Qual a frequência de postagem?
  • O que está sendo postado?
  • O que está ganhando mais interação: fotos, links, vídeos?
  • Quantas pessoas estão interagindo (postando na página, respondendo perguntas, comentando em fotos, etc)?
  • O que não está funcionando?

Outra maneira eficaz de tirar diretrizes para sua campanha são as enquetes, que podem servir como uma poderosa ferramenta para obter informações como o que mais agrada aos usuários e o que provoca insatisfações. Além disso, pode-se fazer perguntas sobre qual deve ser o tema do próximo post, por exemplo. Através dessas pesquisas, serão retirados os insumos necessários para criar planos de ação de como atingir e converter o maior número de clientes.

3. PLANEJAMENTO E ESTRATÉGIA DE MARKETING:

O maior motivo do fracasso de estratégias de marketing é a falta de planejamento, que acaba causando perda de tempo e consequentemente de dinheiro. Nesse sentido, é muito importante saber onde se quer chegar e assim estabelecer metas e objetivos (seja mensalmente, trimestralmente…) para atingir essa missão. Após ter traçado isso, é necessário destrinchá-los em coisas tangíveis no dia-a-dia, dessa forma é preciso criar métricas que reflitam o quão perto se está do seu objetivo e planos de ação para tornar isso viável.

Portanto, tire um tempo para planejar o conteúdo das suas postagens. Um calendário é essencial para te dar uma visão geral do que está sendo postado e garante que você cubra todos os tópicos e produtos que deseja falar a respeito, além de evitar que você seja muito repetitivo.

Para acompanhar a sua campanha, use os relatórios do Facebook disponíveis na parte de “Informações” da sua página. Lá você terá uma visão de vários aspectos do desenvolvimento dela, como a evolução de curtidas, o alcance de cada publicação, o envolvimento dos usuários com cada postagem (número de acessos, compartilhamentos e curtidas). Esses dados são importantes para você verificar se está fazendo um anúncio ou um post corretamente. Se tiver um bom retorno, continue do modo que estava fazendo; se não, pense em novas estratégias para melhorar a sua tática de Facebook marketing.

4. ALTO CONTATO: o segrego do marketing no facebook

Alavancar um negócio, gerando novos clientes, exige que você tenha contato próximo com as pessoas. Você vai responder comentários, ouvir seu público e por aí vai. Expor sua empresa no Facebook vai exigir que você se aproxime das pessoas, pois qualquer coisa que você fizer, elas estarão apenas a um clique de curtir, compartilhar, comentar ou deixar uma mensagem no inbox; e esse imediatismo pode ser bom ou ruim, só dependerá da sua resposta.

Portanto, atuar nessa rede social vai exigir velocidade. É necessário ser proativo, ágil, buscar estar sempre atualizado. Desse modo, estará preparado para poder tornar seu conteúdo cada vez mais relevante, responder leads e clientes e criar novas campanhas, quando necessário.

A popularidade, a relevância e o tempo são os fatores primordiais para definir a sua presença no feed de notícias das pessoas. A popularidade é medida pela quantidade de pessoas que a sua postagem alcança. A relevância depende da quantidade de curtidas, comentários e compartilhamentos da sua postagem. Já o tempo é simplesmente o fato de o que você posta hoje amanhã já não será mais tão novo e interessante. Sendo assim, é necessário manter uma constância nas postagens e focar na relevância delas.

DICA EXTRA! Facebook Marketing

Realize trocas! Para conseguir o endereço de e-mail dos usuários, por exemplo, ofereça algum desconto ou promoção em um produto ou serviço. Dessa forma, você pode e relacionar-se com eles para torná-los seus clientes, ou ainda, fazer seus fãs se tornarem mais íntimos da sua empresa.

5. PRODUZA CONTEÚDO RELEVANTE QUE ATRAIA E ENGAJE SEU PÚBLICO-ALVO:

Crie postagens de qualidade, que incentive o fã a buscar mais sobre assuntos relativos ao seu negócio e, consequentemente, ficarem mais próximos e preparados para a compra. Varie os tipos de publicação de conteúdo: as atualizações de status de múltiplas formas dão muito mais riqueza para a sua página. Alterne links, imagens, vídeos e textos de forma a incrementar o engajamento e o alcance dos usuários através dessa variedade. Não se deve encher sua página somente com seus produtos e serviços, 80% das suas publicações precisam ter algum valor para o internauta para que gerem engajamento, e os outros 20% devem ser para promoções e a divulgação do produto em si. Lembre-se: cada publicação pode te fazer ganhar ou perder um cliente em potencial.

Humanize seu conteúdo utilizando uma linguagem que deve ser próxima do leitor, de forma a criar um melhor relacionamento entre a audiência e sua marca. Por exemplo: dê a possibilidade dos fãs da sua página criarem legendas para as suas fotos, aumentando a participação deles em sua página. As preferências da audiência geralmente estão fortemente ligadas às emoções, que os fazem querer colocar suas opiniões neste tipo de interação. Portanto, aproveite também grandes eventos para aumentar seu número de fãs: grandes jogos de futebol, shows, carnaval, ou qualquer evento que possa envolver comparações ou disputas são ótimos trunfos para chamar a atenção do público. Viu, facebook marketing é estar mais próximo e interagindo com seu potencial cliente.

Não enrole!

Como uma rede social, no Facebook é necessário uma linguagem rápida e objetiva. Se você pretende chamar o seu leitor para conferir uma novidade em sua página, participar de uma promoção ou evento, nada de enrolação! Use uma linguagem clara e direta, e seja breve:  O ideal para o seu texto é entre 100 a 200 caracteres. Portanto, é seu dever filtrar as informações mais importantes para cada postagem e ter metas de alcance e engajamento.

Aprenda mais sobre estratégia empresarial

Seguindo essas 5 dicas, fazendo assim um estruturado plano de Facebook marketing e utilizando-se bem das ferramentas que o mesmo proporciona, sua empresa pode se diferenciar dos concorrentes e ter resultados fantásticos.

Gostou do artigo, vai traçar suas estratégias de marketing? Fique à vontade para compartilhar com seus amigos e tirar dúvidas nos comentários. Além disso, não deixe de se cadastrar na nossa newsletter para receber mais dicas de como fazer seu negócio alavancar.

Thiago Pelluso

Graduando em Engenharia Civil, atualmente trabalha na Fluxo como Gerente de Projetos e Assessor de Administrativo-Financeiro. Já gerenciou projeto de Plantas Arquitetônicas e Projeto Executivo de Obra.

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  1. […] A forma como o cliente irá comprar e receber seu produto ou serviço e como a empresa vai se comunicar e alcançar esses clientes para entregar a proposta de valor oferecida. Nessa etapa deve ser definido coisas como: se o atendimento será presencial, se haverá a possibilidade de entrega a domicilio, se e interessante a criação de um site, estratégias de marketing, entre outros como o facebook marketing. […]

  2. […] Identificar e conhecer seus clientes, entendendo seus desejos e necessidades são essenciais para essa questão.  Mais do que fazer com que seus produtos se encaixem nessa demanda, se utilizar de estratégias de marketing que demonstrem que os valores e objetivos da sua empresa estão associados à forma de pensar de seus clientes fará com que a atração de clientes se torne muito mais efetiva. Ainda vale ressaltar a importância, atualmente, do marketing digital. Além do baixo custo e da maior flexibilidade, fazer marketing em sites e mídias sociais pode alcançar uma quantidade muito maior de pessoas. Para se ter uma noção mais aprofundada sobre esse aspecto, dê uma olhada no nosso artigo sobre Facebook marketing. […]

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