Crescimento Do Negócio

Como ter um crescimento do negócio acima da média

Qual a melhor forma de gerenciar o crescimento do negócio ?

Imagine um cenário de crescimento no qual o setor tem um salto econômico e a organização passe a ter o faturamento multiplicado.  Sonho? A gestão do crescimento do negócio  através de um planejamento torna essa situação mais simples do que imaginamos evitando a necessidade de uma consultoria.

A busca pelos produtos ou serviços prestados pela empresa não param de crescer, mas os recursos para tanta demanda são insuficientes. Com isso, é comum que atitudes sejam tomadas a fim de suprir as necessidades imediatas, tais como contratação de muitos funcionários, terceirização de determinados serviços e aquisição de empréstimos. Feito isso, os lucros caem drasticamente, assim como a qualidade de vida no trabalho dos empregados, e as dívidas parecem impagáveis.

É nesse momento em que muitas empresas fecham e declaram falência, um exemplo disso é que em 2015, a média mensal de empreendimentos declarando falência foi de 150, segundo o economista-chefe da Boa Vista SCPC e professor da PUC-SP, Flávio Calife.

Quem nunca ouviu falar de um caso semelhante? Ou se sentiu tentado a cair na mesma situação? Um acelerado crescimento do negócio com necessidades e ações apenas a curto prazo, podem levar uma ilusão de estar sendo bem-sucedido e, por consequência, à perda da qualidade dos serviços e de uma cultura organizacional e até mesmo à falência. Ver o próprio negócio crescer é o que a maioria dos empresários querem. Contudo, é preciso ter controle e não deixar que a identidade da organização se perca, assim como a qualidade dos produtos e serviços prestados.

Isso não significa que se deve ignorar as oportunidades de crescimento, apenas que é preciso analisar se a empresa está preparada. Sendo assim, confira abaixo 5 pontos que devem ser levados em conta antes de obter investimentos e expandir seu negócio:

1 – Fique atento ao timing

É preciso analisar se o momento do mercado é favorável ao crescimento do negócio.  Segundo Bill Gross, fundador do Idealab, o tempo correto é o principal fator para o sucesso de uma companhia. Um estudo de mercado permite visualizar melhor e desenvolver estratégias para as necessidades, características e oportunidades encontradas no consumidor. Além de analisar melhor os concorrentes e como se destacar.

2 – Tenha um time

Manter a cultura de sua empresa forte e disseminada por todos, faz a diferença entre ter um grupo ou uma equipe e ter um time unido em busca de um mesmo propósito, compartilhando princípios e problemas que se tornarão em soluções. Uma forma de ajudar a envolver os novos funcionários na cultura organizacional é solicitar que membros mais antigos da empresa separem um tempo para serem mentores desses novos empregados.

3 – Tenha um planejamento estratégico

Para ter maior segurança durante o crescimento do negócio, é preciso ter um plano estruturado para se executar a curto e longo prazo, pois assim como em um jogo de xadrez, se apenas o momento é levado em consideração, as chances de ser atraído para um jogo perdido são maiores. Sendo assim, realizar um planejamento estratégico é essencial para o sucesso do seu negócio, pois permite fundamentar melhor os objetivos e os passos para atingi-los. Saiba mais no nosso e-book sobre PE.

4 – Cuide do planejamento financeiro

Não descuidar do fluxo de caixa deve ser uma premissa, pois é preciso analisar se é possível expandir mantendo a saúde financeira da empresa, sem que se tenha, portanto, exagerado capital oneroso. Um método de se fazer um bom planejamento financeiro é com a criação de cenários orçamentais, em que se simula possíveis situações que serão enfrentadas pela organização futuramente, e como isso irá impactá-la.

5 – Controle e organize as suas atividades

Organize e tenha cuidado com os processos da sua empresa. É preciso analisar se eles suportam o crescimento ou se é preciso melhorá-los. Uma forma de se obter isso é com a padronização dos instrumentos de trabalho, de modo que facilite a troca de informações. Além disso, criar indicadores claros que refletem não só a situação pela qual a empresa passa, mas todo o planejamento estratégico é importante para verificar o desenvolvimento da organização e não apenas o crescimento, com o controle das atividades realizadas.

A expansão geralmente é desejada até mesmo antes de se criar o negócio, e estruturar esse crescimento não deve ser diferente. Planeje de modo que a sua empresa desenvolva e conquiste uma posição no mercado com segurança, conheça seus concorrentes e segmente seus clientes.

Dica Bônus:

Ficou com dúvida sobre algum dos tópicos acima? Então agora já está pronto para aumentar o crescimento do negócio e seus lucros. Para receber novas dicas, cadastre-se na nossa lista de e-mail. Deixe o seu comentário e não perca as próximas postagens do blog da Fluxo.

Vitor Procópio Lima

Graduando em Engenharia Naval e Oceânica, atualmente trabalha como Gerente de Projetos e Assessor de Projetos na Fluxo. Já gerenciou projeto de Máquina e Detalhamento de Projeto.

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