Materials Handling Shutterstock 3296390

Planejamento e Controle da Produção: Como reduzir o custo de estoques no varejo?

As empresas costumam enfrentar problemas constantes para entender qual a  necessidade de estoque para cada item que ofertam. Isso ocorre ainda mais frequentemente em estabelecimentos que possuem produtos específicos, produzidos em pequenos lotes e com ciclos de vida curtos. Sendo que esses, geralmente, têm uma característica em comum: não utilizam o Planejamento e Controle da Produção (PCP).

A grande demanda relacionada ao lançamento de novos produtos no mercado implica na necessidade de disponibilidade nas lojas físicas. Todavia, a existência prévia de artigos que ainda não foram vendidos ocasiona um grande acúmulo de mercadoria a ser armazenada.

Assim, gestores terminam reservando grandes áreas de seus estabelecimentos comerciais para o estoque de mercadorias. Entretanto, essa decisão implica em custos que poderiam ser evitados com a utilização de ferramentas como o Planejamento e Controle da Produção.

Para identificar a necessidade do PCP é necessário que haja um entendimento da situação atual do estabelecimento.

Você sabe responder às seguintes perguntas?

 

  • Você sente que tem muito espaço destinado ao estoque de mercadorias?
  • Você sente que há mais produtos que o necessário em estoque?
  • As previsões de venda de produtos são distantes da realidade?
  • As compras de mercadorias são feitas em excesso?
  • falta de mercadorias na loja, pois não se identificou a necessidade de compra?
  • Não se controla de forma eficaz as ordens de compra ou venda de produtos?
  • Você sente que não sabe como a sazonalidade afeta suas vendas?
  • Muitos produtos são vendidos sem, no entanto, se saber qual desses tem maior participação no faturamento do seu estabelecimento?

 

Se a maioria das respostas tiver sido sim, é bem provável que a rentabilidade do seu negócio esteja mais baixa do que deveria estar. Então, a adoção do PCP é um bom caminho para solucionar esse problema.

O que é o Planejamento e Controle da Produção?

O PCP é uma ferramenta de gerenciamento que auxilia na tomada de decisões relativas ao planejamento, controle dos processos e uso de recursos na produção de bens. Assim, a aplicação do Planejamento e Controle da Produção é capaz de determinar a necessidade de adquirir  novos insumos de acordo com a previsão de oferta e demanda respeitando a programação de gastos e receitas.

Dessa maneira, os gestores ao utilizarem o PCP tomam decisões mais assertivas e gerenciam os recursos com maior eficiência. Então, desperdícios são evitados e operações de compra de mercadorias são realizadas com maior grau de confiabilidade.

Para que serve?

A metodologia de Planejamento e Controle da Produção possibilita entender os custos relacionados a cada produto e a lucratividade desses. Além disso, essa destaca quais mercadorias impactam mais nos lucros da empresa.

Dessa forma, o PCP está apto a responder as perguntas:

    • O que  vender?
    • Quanto vender?
    • Para quem vender?
    • Quando comprar mais mercadorias?
    • Quanto comprar de mercadorias?
    • Onde comprar mercadorias?

Como funciona?

O planejamento pressupõe a necessidade de tomada de decisão que ocorre antes, durante e depois a implementação de um processo na empresa. Assim, o PCP deve ser capaz de responder questionamentos de o quê será feito, como, por quem, com que recursos e quando será executado.

Todavia, o Planejamento e Controle da Produção não deve somente planejar, mas também programar e controlar o que foi estabelecido. Dessa forma, evitando que o objetivo final seja desviado do plano inicial e que falhas ou defeitos ocorram.

O PCP é de responsabilidade de todos os setores relacionados à atividade fim do estabelecimento. Sendo assim, a implementação desse deve ser feita em conjunto, determinando responsabilidades e melhores práticas nas diferentes áreas da empresa.
Planejamento e Controle da Produção

Destaca-se que o PCP envolve, assim, diversas atividades das quais se destacam:

1. Previsão da demanda: os métodos estatísticos de previsão de demanda auxiliam os gerentes a dimensionar a necessidade de compra de produtos;

2. Dimensionamento das ordens de compra: relaciona-se a previsão de demanda, assim como a:

  • Nível atual de estoque dos produtos: fornece dados relativos à disponibilidade de produtos na empresa e também é considerado no dimensionamento de compra de novas mercadorias;
  • Tempo das operações de entrega dos fornecedores: esse fator influencia em quando o estabelecimento deve realizar o pedido de novos produtos visando evitar a falta desses;

Assim, ao se conjugar esses fatores possibilita-se a emissão de ordens de compras de novos produtos visando adquirir somente a quantidade necessária e que será vendida;

3. Controle: acompanha os processos definidos previamente e verifica se o andamento está como planejado. Dessa forma, caso desvios ocorram, desencadeiam-se ações corretivas para redesenhar o plano em curso. Pode-se também implementar ações preventivas com o objetivo de corrigir possíveis desvios futuros.

Assim, visa-se evitar o comprometimento da atividade fim do estabelecimento. Ademais, possibilita-se que dados sejam gerados para a tomada de decisão futura.

4. Indicadores: auxiliam no  controle e tomada de decisão ao mensurar o desempenho dos processos vitais para o estabelecimento comercial.

Quais os benefícios do PCP?

O Planejamento e Controle da Produção ao ser aplicado no varejo permite que o estoque do estabelecimento comercial seja gerido de maneira otimizada. Dessa forma, diminuem-se os custos relacionados aos funcionários necessários para organizar e manipular as mercadorias. Além disso, despesas com o espaço no qual essas se encontram armazenadas também são minimizadas.

Destaca-se também que prejuízos relacionados ao descarte de mercadorias por ausência de vendas são diminuídos. Ademais, garante-se uma maior probabilidade de o cliente obter a mercadoria desejada com menor tempo de espera associado. Assim, além de melhorar os processos internos, o estabelecimento também pode fornecer aos clientes um serviço de maior qualidade.

Você se identificou com algum dos problemas mencionados no texto? Podemos te ajudar com o Planejamento e Controle da Produção! Peça um orçamento grátis!

Fluxo Consultoria

Somos um grupo de graduandos da UFRJ que decidiu ir além das salas de aula da mais tradicional Escola de Engenharia do Brasil. Em busca de vivência empresarial e experiência em gestão, queremos nos preparar o quanto antes para o mercado de trabalho. Para isso, realizamos projetos de engenharia com a supervisão dos professores para resolver os problemas de nossos clientes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *