Sistema B De Empresas

Conheça o sistema B de empresas

O QUE É O SISTEMA B DE EMPRESAS?

Talvez você esteja se perguntando o que é o sistema B de empresas afinal? Resumindo, é um grupo de empresas que se fizeram a pergunta: Será que ser sucedido é só lucrar? Será que só isso basta? Em meio a um mundo em constantes mudanças e com um foco cada vez maior em lucrar o sistema B propõe a ideia de que, apesar de importante, o lucro não é suficiente por si próprio e que tão importante quanto é o impacto causado pela empresa na sociedade.

POR QUE FAZER PARTE DISSO?

A preocupação com o meio ambiente e as questões sociais nunca estiveram tão latentes como nos dias de hoje. Sendo o sistema B é a oportunidade perfeita para que sua empresa participe das mudanças que já estão acontecendo na forma como os negócios funcionam e as empresas funcionam. Ele permite a sua empresa melhorar a qualidade de vida dos seus funcionários, além da oportunidade de criar valor não só para os acionistas, mas também para a sociedade como um todo.

Além disso, essa visão é cada vez mais importante para a comunidade, sendo fator de influência para compra do consumidor. Então, se as empresas não se adaptam a essa realidade, ficam defasadas e acabam ultrapassadas pelas que já se adequaram.

Boa parte das empresas já entendeu isso e, além de perceber, decidiram usar isso a seu favor, mas como? Marketing. Se isso é importante para o mercado consumidor, passa a ser importante para você. Pois atendendo aos valores de seus compradores, sua empresa passa a ter um diferencial com relação a seus concorrentes. Agora você deve estar pensando, tudo bem, isso é importante, mas como o Sistema B de empresas me ajuda nisso?

O sistema B faz parte de uma política de crescimento sustentável, trazendo diversos benefícios às empresas do sistema, tais como a atração de investidores de impacto, que buscam empresas lucrativas e de alto impacto social, contato com as outras empresas do sistema, descontos em software, outros e consultorias pro bono. Fora as questões já citadas de atratividade de clientes e funcionários qualificados.

Se ainda ficou na dúvida, aqui tem uma pesquisa confidencial para entender melhor qual a situação da sua empresa e decidir se deseja entrar no Sistema B.

QUEM FAZ PARTE DO SISTEMA B?

Mas agora, quem faz parte desse sistema? Mundialmente existem 1774 empresas e 49 só no Brasil, inclusive a Natura. Em 2014, ao anunciar quais os planos da Natura no que tange a sustentabilidade, o João Paulo Ferreira, Vice-presidente Comercial e de Sustentabilidade da Natura, maior empresa do Sistema B atualmente, afirmou: ”A sociedade atribuirá maior valor àquelas companhias que exercerem um papel de agente de transformação socioambiental. Queremos ampliar o potencial de nossa empresa na ação geradora de negócios aliados a mudança cultural e educacional”. Como se pode ver, o movimento já é grande e só tende a crescer.

COMO FAÇO PARA FAZER PARTE DO SISTEMA B?

Agora que já sabemos o que é, para que serve e os benefícios do sistema B, vamos falar sobre como fazer para fazer parte dele. Antes de tudo, existe um critério para que uma empresa possa se candidatar a ser do sistema B: estar constituído como empresa e estar em operação a pelo menos 1 ano. Mas não se preocupe, o sistema B de empresas tem um programa específico para esse caso que será abordado posteriormente. Mas antes, para as empresas que satisfazem esse critério, basta entrar nesse aqui e seguir o passo a passo.

Agora para quem se enquadrava no cenário de menos de 12 meses de funcionamento, o sistema B possui a opção de possuir um certificado de solicitação pendente. Ele pode ser utilizado para divulgação, atração de investidores e melhorar a imagem frente ao mercado. Além de permitir o contato com a rede de empresas do sistema B para auxiliar durante o crescimento e estruturação da empresa. Para saber como conseguir o certificado de solicitação pendente ou tirar alguma dúvida basta entrar nesse link.

Mateus Suzano

Graduando em Engenharia de Produção, atualmente trabalha na Fluxo como Coordenador de Projetos. Já gerenciou projeto Estudo de Mercado e Estratégia Competitiva.

This Post Has 2 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *