Estrutura De Custos

Sua estrutura de custos funciona?

Desafie seu planejamento financeiro

Uma estrutura de custos eficiente é essencial para qualquer empresa, já que a partir dela é possível ter um melhor controle de seus gastos a fim de sempre gerar novos ativos. Devido à falta de experiência de muitos administradores de pequenas empresas, esses são os que mais devem buscar informações sobre como montar uma boa estrutura de custos.

Tipos de gastos

Primeiramente, é necessário entender os diferentes tipos de gastos. Eles podem ser divididos em operacional e de investimento, também conhecidos como Opex e Capex. Os gastos operacionais são aqueles referentes à produção de bens e serviços da empresa, como, por exemplo, a matéria-prima e a energia elétrica. Já os de investimento são aqueles com que a entidade arca para conseguir obter mais recursos, por exemplo: compra de uma nova máquina ou um novo espaço para trabalhar.

Além dessa divisão, temos outra na qual se define os gastos como diretos ou indiretos. Os diretos são aqueles que estão ligados diretamente com a produção, sendo eles mão de obra, embalagem, entre outros. Já indiretos são mais difíceis de serem alocados aos produtos, como por exemplo um aluguel ou então salas administrativas. Justamente devido à diferença da relação desses gastos com a produtividade eles também são denominados variáveis e fixos, já que um é proporcional à produção enquanto o outro é constante.

Essa nova nomenclatura é importante para a realização de diversos cálculos essenciais em uma estrutura de custos assim como para obter a Margem de Contribuição dos produtos e o Retorno do Investimento. Com isso você poderá recolher indicadores muito melhores que possam informar a verdadeira situação da sua empresa, ajudando-o a se planejar caso algo não esteja bom e assim conquistar a tão importante saúde financeira.

Profissionalismo nas contas

Para que se obtenha uma melhor estrutura financeira, também é preciso mudar alguns hábitos organizacionais. Primeiramente, deve-se anotar toda movimentação realizada no dia do ocorrido – mesmo em casos como a compra de uma matéria-prima que só será paga mês que vêm. Em segundo lugar, é essencial que se separe as despesas referentes à empresa e às pessoas físicas dos sócios. Também é necessário calcular a depreciação de todos os pertences da empresa, armazenando em alguma poupança o valor equivalente à soma da desvalorização de cada bem por mês. Com isso obtém-se um melhor controle de todos os gastos para que o planejamento seja efetivamente seguido e os benefícios da estrutura sejam alcançados.

Portanto, através desse conhecimento e unindo um melhor planejamento dos gastos com os novos hábitos organizacionais, é possível realizar uma estrutura de custos muito eficiente e alavancar consideravelmente seus negócios. Após isso, recomendo que busque por conhecimentos mais aprofundados, pois essa administração pode te ajudar a aumentar seus lucros.

Daniel Flórido

Graduando em Engenharia, atualmente trabalha como Gerente de Projetos e Assessor Administrativo-Financeiro. Já gerenciou projeto de Sistema WEB.

This Post Has 8 Comments

  1. […] Redução de custo é universal e é buscado por qualquer empresa do mundo, independente do porte, tempo de atuação, ramo, quando falamos de redução de custo podemos mexer com os objetivos de qualquer empresa. Se você já pensou alguma vez sobre reduzir os custos com a parte responsável pelas vendas da sua empresa, você deve pensar em utilizar essa técnica de vendas. […]

  2. Isabella,

    Muito obrigado pelo seu comentário! Fico muito feliz em ver que o texto atingiu o seu objetivo e que ele possa realmente agregar algum conhecimento, mesmo que básico, para ajudar pessoas e empresas a se desenvolverem.

    Se você quiser ler mais sobre o assunto segue um outro post muito bom também do diretor adm-fin da RioJunior :)

    http://fluxoconsultoria.poli.ufrj.br/blog/engenharia-gestao/importancia-de-planejamento-financeiro-para-empresa/

  3. Daniel,

    Sou consultora da Ayra Consultoria, a empresa Júnior de gestão de negócios da UFRJ e gostaria de parabenizá-lo por seu texto! Simples, mostrou que você tem conhecimento sobre o que disse elaborando um texto de fácil leitura e compreensão pra qualquer um que busca saber mais sobre estrutura de custos de forma leiga! Parabéns pelo conteúdo e para a empresa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *