caronae-logo

O projeto de aplicativo Caronaê UFRJ surgiu da demanda de uma equipe de estudantes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) que, através do uso da tecnologia, desejavam tornar o seu ambiente acadêmico um lugar mais eficiente e sustentável. Esses estudantes, após ganhar um concurso de sustentabilidade promovido pelo Fundo Verde, vieram à Fluxo com o intuito de encontrar uma empresa que pudesse ajudá-los a tirar suas ideias do papel com a mesma paixão a qual eles próprios possuíam.

A Fluxo, sempre interessada em auxiliar no desenvolvimento da UFRJ e de seus membros, não poderia recusar esse desafio. Para os integrantes da Fluxo essa era uma oportunidade única de aprendizado, pois se tratava de um projeto que envolvia um grande desafio técnico e também um enorme impacto sócio-econômico e ambiental. Sendo assim, após meses de encontros e negociações, em Agosto de 2015, a Fluxo Consultoria e a equipe Caronaê UFRJ finalmente formalizaram um acordo de tornarem juntas a UFRJ um lugar melhor.

Sobre o projeto

O projeto de aplicativo Caronaê UFRJ é um projeto que tem como foco atingir os pilares de sustentabilidade e mobilidade urbana. Idealizado por estudantes da Escola Politécnica e da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, o Caronaê busca transformar como as pessoas interagem e se locomovem através da prática de caronas (solidárias ou não). Sendo assim, o projeto se propõe a reduzir os impactos negativos da falta de estrutura e meios de transporte para locomoção dos estudantes e servidores até a Cidade Universitária e ainda melhorar a forma como esses interagem uns com os outros.

Assim como muitas das maiores ideias de sucesso da atualidade, o Caronaê se constitui basicamente de um aplicativo móvel e multi-plataforma. Disponível para usuários Android e IOS, o aplicativo permite que qualquer pessoa cadastrada ofereça ou encontre uma carona para ir ou voltar da Cidade Universitária em apenas alguns minutos. Além disso, com ajuda da UFRJ, a plataforma garante a segurança de seus usuários permitindo que apenas pessoas com algum vínculo ativo com a Universidade consigam se cadastrar e utilizar suas funcionalidades.

Por fim, objetivando sempre tornar o ambiente acadêmico da UFRJ um local mais eficiente e sustentável, a equipe Caronaê dispõe de um sistema de análise que permite não só a mensuração do número de caronas combinadas através do aplicativo, mas também a medição precisa de qual foi o impacto de “economia de carbono” que essas caronas geraram. Muito dessas análises e propostas de sustentabilidade se devem a um dos pilares ideológicos dos idealizadores do projeto, que é o de que pessoas que possuem carro podem ajudar a emitir menos carbono pegando carona ou oferecendo lugares ociosos em seu veículo.


carona-ufrj-ioscaronae-ufrj-ios-tela

Como Funciona?

O funcionamento do aplicativo e extremamente simples e intuitivo, de modo a democratizar sua utilização até mesmo para usuários com pouco experiência no manuseio de tecnologia ou não acostumados a utilizar esse tipo de aplicação móvel. As principais funcionalidades são:

  1. Criação de anúncio de carona
  2. Busca de carona
  3. Sistema de Chat

1 . Criação de anúncios de carona

 

caronae-android

Clique para ampliar a imagem

O coração do aplicativo se dá no processo de criação de caronas, que permite que usuários que possuem carro ofereçam vagas ociosas em seus veículos para outros estudantes ou servidores da UFRJ que precisam se locomover para o mesmo lugar. O sistema de criação de um anúncio de carona é bem rápido e não leva mais do que 2 minutos.

Para criar um anúncio de carona o usuário precisa apenas ter dados básicos de seu carro cadastrado em seu perfil. Visto isso, após clicar no botão de criação de anúncios de carona e configurar de acordo com suas preferências, o motorista já tem sua oferta cadastrada e visível para todos os outros usuários.

Por fim, após ter seus anúncios de carona cadastrados, o motorista possui uma tela exclusiva para  o gerenciamento destes mesmos e para a aceitação ou não de pessoas interessadas em compartilhar uma carona. Antes de decidir aceitar ou não um usuário o motorista pode visualizar o perfil desse usuário e até mesmo o número de caronas que ele já participou ou a quantidade de amigos em comum que ambos possuem no Facebook.

2 . Busca de carona

caronae_android_busca

Clique para ampliar a imagem

O sistema de busca objetiva ser o mais simples possível. Existe um tela principal onde são exibidos uma espécie de “cards” com informações básicas das últimas caronas criadas e também a opção de filtro, ou busca refinada. Ao escolher a opção de busca refinada, um usuário pode escolher entre visualizar anúncios de carona apenas para um determinado local ou em apenas um determinado horário. Ainda, outras opções de busca refinada são possíveis, como filtro por Unidade Acadêmica e dia específico.

Antes de decidir ou não demonstrar interesse em uma carona, o usuários podem visualizar o perfil do motorista e conferir suas informações básicas. É possível visualizar nome, curso ou cargo na UFRJ,número de caronas já oferecidas utilizando o aplicativo, amigos em comum no Facebook, fotos, etc.

3 . Sistema de Chat

Buscando ser independente de outros meios de comunicação e garantir o máximo de privacidade possível aos usuários, o Caronaê conta com um sistema de troca de mensagens próprio. A cada carona uma nova sala de bate-papo é criada dentro do aplicativo e contendo todos os usuários que estão compartilhando uma mesma carona. Os usuários podem trocar mensagens livremente e combinar os pormenores da carona, tornando dessa forma a experiência de transporte compartilhado algo mais humano e eficiente.

Como o projeto foi desenvolvido

Para desenvolver o projeto a Fluxo Consultoria utilizou uma junção de duas conhecidas técnicas de gerenciamento do mercado de Tecnologia de Informação: SCRUM e RUP. A decisão pela fusão das metodologias aconteceu pela primeira vez na história da Fluxo e surgiu devido a uma restrição contratual da contratante. Ao mesmo tempo que o órgão financiador do projeto (Fundação COPPETEC) exigia um escopo definido e prazos mais rígidos, era evidente entre a equipe de clientes e desenvolvedores que o projeto seria melhor gerenciado por uma metodologia ágil, dado seu grau de incerteza inicial.  Sendo assim, o gerente do projeto ficou responsável por unir esses dois interesses e inovar na forma de gerir um projeto de tecnologia.

Ademais, a Fluxo contou com grandes parcerias para tirar a ideia do aplicativo do papel. Toda a parte gráfica e de design foi desenvolvida em parceria com a Agência Rastro e a design Beatriz Nóbrega, além do imenso apoio da equipe de infra-estrutura de Tecnologia da Informação da UFRJ. Internamente, empresa pode contar com uma equipe mais do que apta e preparada para o desafio, sendo seus integrantes os exibidos na imagem abaixo.

dev-team
Foram 6 meses de desenvolvimento e entregas contínuas, a cada sprint a equipe de desenvolvimento se esforçava cada vez mais para tornar o produto mais completo e corrigir eventuais mudanças no modelo de negócio dos clientes. Como o SCRUM é uma metodologia ágil e de escopo aberto,a comunicação era constante e o escopo do projeto foi alterado diversas vezes ao longo do projeto em reuniões entre os clientes e a equipe Fluxo.
Com o escopo mutável e um ritmo de trabalho acelerado, a equipe da Fluxo não pôde deixar de contar com o auxilo de ferramentas para o gerenciamento e organização do projeto. As quatro principais plataformas que auxiliaram nessa função foram:

 Trello

Uma das ferramentas mais utilizadas na Fluxo, o Trello foi essencial para o trabalho do gerente de projetos. Utilizando essa ferramenta o gerente de projetos era capaz de organizar as sprints e manter um contato estruturado com a equipe de desenvolvimento e o Product Owner do projeto. A cada nova sprint era criado um novo Quadro e dentro desse quadro eram organizadas as demandas e tarefas a serem feitas naquele período de tempo.

 Github

Famoso entre os desenvolvedores, o GitHub permitiu uma agilidade muito maior para a equipe de desenvolvimento do projeto. Além do versionamento de código, o GitHub possibilitou o trabalho colaborativo entre os desenvolvedores e o acompanhamento da evolução do código por parte do gerente do projeto.

 Telegram

Plataforma não tão conhecida no mercado brasileiro, o Telegram é uma espécie de versão aprimorada do WhatsApp. Com o uso dessa plataforma toda a equipe do projeto podia trocar mensagens rápida e em tempo real, sem a necessidade de muitos formalismos. Esse era o canal de total integração entre a equipe.

 Skype

O Skype é famoso por possibilitar vídeo conferências, com os projetos da Fluxo não poderia ser diferente. Essa plataforma foi utilizada principalmente no início do projeto, para reuniões emergências ou em momentos em que era difícil conciliar um horário para o encontro presencial de todos os integrantes da equipe.

Resultados

resultados

Após toda a fase desenvolvimento e lançamento a Fluxo Consultoria está imensamente orgulhosa dos resultados obtidos pelo projeto.  Em menos de 2 meses já foram mais de 8000 mil pessoas atingidas e muito carbono que foi deixado de ser emitido na atmosfera. O número de usuários não para de crescer e estimamos que ao longo do ano os impactos serão ainda  muitos maiores. Estamos felizes por ter sido parte desse passo rumo a uma UFRJ ambientalmente mais consciente.

Quanto custa um aplicativo: Quais fatores influenciam no preço do projeto

Gostaríamos de registrar o enorme prazer em trabalhar com todos os envolvidos no projeto e parabenizá-los pelos incríveis resultados.
Nada disso seria possível sem os envolvidos:

&nbsp

Equipe Caronaê
Cecília Galli
Gabriel Oliveira
Igor Rocha
Luisa Teixeira
Manuel Meyer
Michel Balassiano
Equipe de Desenvolvimento
Daniel Lima
Leonardo Marques
Lucas Rolim
Mario Cecchi
Equipe de Design
Agência Rastro
Beatriz Nóbrega
Equipe de Comunicação
Gabriel Menezes
Isadora Barros
Paulo Galeão

Gerente: Lucas Rolim

Cliente: Equipe Caronaê UFRJ

Entre em contato

Como soube da Fluxo?


Telefone: (21) 3938-7294

Conhecimentos utilizados nesse projeto

Desenvolvimento de Aplicativo

Foram desenvolvidos dois aplicativos nativos, um para a plataforma Android e outro para a plataforma IOS.

Desenvolvimento Web

Um portal para análise de desempenho e impactos foi desenvolvido utilizando o framework Laravel.

Metodologia SCRUM

A metodologia SCRUM foi utilizada para gerenciar esse projeto. Isso permitiu um desenvolvimento ágil e adequável as necessidades dos clientes.