Telas do Menu Principal e dos sons de Animais, no aplicativo Audio Fono

O Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF), localizado na Ilha do Fundão, realiza uma cirurgia chamada de implante coclear, que é a implantação de uma prótese auditiva no paciente, também conhecida como ouvido biônico.

Diferente dos aparelhos de audição convencionais, que possuem o propósito de amplificarem o som ambiente e são utilizados em pessoas que possuem baixa capacidade auditiva; o implante coclear é utilizado em pacientes que não possuem nenhuma capacidade auditiva, funcionando como um estimulador elétrico que assume a função de todo o ouvido, fazendo com que a pessoa passe a perceber os sons ao seu redor.

O grande problema disso tudo é que, muitas crianças, após colocarem a prótese auditiva, não recebem o tratamento e acompanhamento adequado em casa; devido a uma falta de conhecimento, por parte dos familiares, sobre o treinamento adequado para este tipo de implante e, também, pelo tempo exigido por esta tarefa.

Conhecendo esta realidade e com o intuito de mudá-la, a Diretora do Departamento de Fonoaudiologia do Hospital Universitário, juntamente com duas orientandas, procuraram a Fluxo para desenvolver um meio que fosse capaz de ajudar na reabilitação das crianças, possibilitando um bom desenvolvimento focado na oralidade após o implante. A Fluxo logo abraçou a causa.

Optou-se então pelo desenvolvimento de aplicativo, que fosse capaz de aprimorar as capacidades auditivas e orais destas crianças, solucionando assim o problema no acompanhamento dos pacientes. O aplicativo, desenvolvido para a plataforma Android, funciona através de jogos lúdicos, que têm o papel de entreter as crianças, ao mesmo tempo que auxilia no aprendizado de novos sons e vocabulários.

Jogando através das diversas fases, que incluem Animais, Transporte, Partes do Corpo Humano, Expressões simples e Cores, a criança aumenta a sua percepção auditiva, mas de uma forma muito mais atrativa para esta.

Gerente: Lucas Resende

Entre em contato conosco

Como soube da Fluxo?

Conhecimentos utilizados nesse projeto