Conservação de Bolo Integral: Miga Artesanal

O Problema do Cliente

O Sr. Flavio Luís possui uma pequena empresa em Teresópolis que fabrica bolos artesanais orgânicos e sem glúten. Preocupado com a validade dos seus produtos e por possuir a vontade de expansão do seu negócio para estabelecimentos, como supermercados e grande lanchonetes, o Sr. Flávio procurou a Fluxo Consultoria para que pudéssemos ajudá-lo a aumentar a vida útil de seus produtos e conseguir melhor conservação de bolo integral.

conservacao-bolo-integral

A Solução

Foi aplicado um projeto de Métodos de Conservação, no qual foram realizados estudos para identificar as possíveis opções para alteração dos 4 sabores escolhidos, permitindo assim o aumento da validade, como também testes microbiológicos de acordo com a RDC n° 12 – 01/2001 ANVISA. Além disso, o Sr. Flávio Luís, possuía uma grande preocupação com relação ao sabor e do odor de seus produtos, devido à produção artesanal e orgânica. Dessa forma, aliado ao projeto, a Fluxo realizou teste de Análise Sensorial para definir se as alterações realizadas para aumento de validade acarretariam em alguma alteração do odor, visual, sabor e consistência.

Ao término do projeto, foi entregue ao cliente um relatório final contendo os resultados das análises sensoriais, a proposta de reformulação da receita e os respectivos laudos das análises microbiológicas. É importante ressaltar que em 2 sabores dobramos o tempo de vida útil, e do restante através dos respectivos testes descobriu-se um limitante que impedia uma maior extensão, por fim houve o prolongamento de 2 dias a mais do que o normal.

Gerente: Ana Paula Costa

Orientador: Mirian Ribeiro Leite Moura

Cliente: Flávio Luís

Entre em contato conosco

Como soube da Fluxo?


Telefone: (21) 3938-7294