desenvolvimento de equipamento gaiola de caminhão projeto mecanico fluxo consultoria

O cliente Alexandre trabalhou como policial civil durante muito tempo e notou um sério problema que afeta muitos comerciantes e empresas: o enorme número de roubos de cargas de caminhões por todo o país.

Mesmo com o avanço da tecnologia de rastreamento, percebeu-se que, por mais que se pudesse determinar o local e momento do delito, os assaltantes tinham muita facilidade em levar o carregamento, o que os permitia escapar alguns minutos antes da chegada da polícia.

Pensando nisso, o Alexandre decidiu projetar uma trava para as cargas que são transportadas nos caminhões. Dessa forma, os criminosos teriam mais dificuldade para retirar a carga do caminhão e a polícia conseguiria chegar a tempo no local.

Etapas do Projeto de Desenvolvimento de Equipamento

Comprando essa ideia, a Fluxo Consultoria realizou a concepção dessa trava para carregamento de caminhão. Primeiramente, foram levantadas algumas alternativas para forma e configuração do equipamento. Depois disso, foi realizada a análise dessas possibilidades levando em consideração a resistência do equipamento (a fim de dificultar o roubo), a logística do equipamento (preocupando-se com o peso e manuseio do mesmo) e o custo de fabricação (para que não gerasse um alto custo para as empresas). Nesse processo, também foram realizadas simulações computacionais para verificar esses aspectos levantados pelo cliente.

Através de cálculos estruturais e do dimensionamento de todos as componentes que formam o equipamento, foi possível validar uma determinada composição para a trava. Com essa etapa definida, o próximo passo foi elaborar a Modelagem Tridimensional do equipamento e, assim, foram realizados o Estudo de Materiais e o Detalhamento de Projeto, paralelamente.

O Estudo de Materiais teve por objetivo definir o melhor material para compor o equipamento. Já o Detalhamento de Projeto (Desenho técnico mecânico), foi incluído para que o equipamento pudesse ser fabricado e montado posteriormente.

O cliente já começou a fabricação e venda dos produtos, e esperamos que a trava economize milhares de reais em mercadorias.

Gerente: Vitor Procópio

Cliente: Alexandre Saboia

Solicite um projeto de Equipamento

Como soube da Fluxo?


Telefone: (21) 3938-7294