Conhecimentos utilizados nesse projeto

Desenvolvimento de Equipamento

Os clientes Marcos Sá e Fernando Alvit trabalham na empresa Gosto Carioca, do ramo alimentício, e possuem uma máquina em sua linha de produção que está com alguns problemas. Durante um periodo, o corte dos biscoitos chegou a ser feito manualmente, o que elevava muito o custo de produção. Em virtude disso, o sócio Fernando Alvit entrou em contato com a Fluxo Consultoria como forma de otimizar o processo de fabricação do produto e prosperar sua Empresa.

Etapas do Projeto de Desenvolvimento de Equipamentos

Levando essa ideia pra frente, a Fluxo Consultoria desenvolveu o projeto desse equipamento para cortes.

• Primeiramente, foi feita uma pesquisa para levantar, estudar e avaliar alternativas viáveis para o corte do biscoito. Dentro dessas alternativas, disponibilizamos desde opções de mais fácil montagem e custo de fabricação mais baixo até opções mais de mais complexas e , consequentemente, com um custo mais elevado.
  • Após escolher a alternativa de menor custo e maior facilidade de montagem, foi feito o detalhamento da peça, explicando cada uma de suas partes, mostrando seu design em uma Modelagem 3D do equipamento e elaborando seus desenhos técnicos.
  • Foi feito também uma Simulação computacional de esforços para as peças, identificando tensões máximas. Nesse processo, obtemos como um dos resultados que não há possibilidade de uma deformação permanente e muito menos de uma ruptura do material usado para o equipamento em questão.
  • Ao final, foi entregue; alem dos desenhos técnicos e análises computacionais, manuais de fabricação e de montagem para o maior entendimento do projeto entregue.

Modelagem de esforços computacional

Ao final do projeto, Fernando ficou muito satisfeito com as entregas e com o atendimento, tecendo elogios como “Souberam traduzir engenharia para um simples padeiro” e “Vocês estão de parabéns, e que na situação atual de crise, o país precisa de mais gente como vocês, que levam engenharia a sério, trabalhando com preço acessível.”.

Gerente: Pollyana Berger

Orientador: Armando Celestino