logo2oumais1

Com o objetivo de gerar um impacto positivo na sociedade, a Fluxo tem um exemplo de projeto de desenvolvimento de fórmula que realizamos que teve um enorme impacto em diversas comunidade do Rio de Janeiro. Abaixo descrevemos o resumo deste projeto:

O Instituto Dois ou Mais é uma organização sem fins lucrativos cujo principal objetivo é disseminar, desenvolver e empreender soluções ambientais e financeiramente sustentáveis. Uma das iniciativas do instituto consistia em produzir sabão reaproveitando o óleo de cozinha usado, reduzindo o impacto negativo do descarte deste material no ambiente. A ideia revelou ter um grande potencial de expansão e os sócios pensaram em levá-la a um novo patamar, inserindo-a em comunidades carentes e diversificando a gama de produtos. Deste modo, além do impacto ambiental, a produção de sabão revelava-se um fator de empoderamento social. Os sócios, no entanto, perceberam que precisariam de um estudo mais aprofundado para o desenvolvimento de fórmula e padronização do produto, por isso procuraram uma consultoria e chegaram até a Fluxo.

Quando receberam a proposta da Fluxo, os clientes não dispunham de recursos para financiar o projeto. A Fluxo, entretanto, dispõe de 1% do seu faturamento para a realização de projetos sociais e um dos seus valores é o impacto na sociedade. Tendo em vista o potencial daquela ideia, a Fluxo decidiu executar aquele projeto sem custos para os clientes.

O Projeto de desenvolvimento de fórmula sabão

O projeto inicialmente tratava-se do desenvolvimento de fórmula para o sabão. Para isso, a empresa contou com a orientação de um professor do Departamento de Química da UFRJ e com auxílio de um estagiário da universidade. Nos laboratórios, foram realizados estudos sobre o desenvolvimento de fórmula e processo de produção do sabão, além da elaboração da fórmula para o produto.

No decorrer do processo, a empresa notou a necessidade de um modelo de negócios que auxiliasse os sócios do instituto a estruturar o projeto e implementá-lo nas comunidades. Foi criada também uma planilha de análise de fluxo de caixa, visando ajudar o controle das finanças. Todas as etapas foram pensadas para que os resultados obtidos fossem financeiramente acessíveis e de menor impacto ambiental possível.

Todo esse desafio foi recompensado pelo enorme impacto gerado tanto nas comunidades, quanto no meio ambiente. Na questão social, este impacto se manifesta principalmente ao gerar um emponderamento social, no qual os moradores das comunidades têm a oportunidade de fabricar e vender sabão a partir do óleo recolhido, gerando uma renda extra e, consequentemente, articulando a comunidade em prol de seu desenvolvimento. Destacamos que, em alguns casos, a iniciativa no Santo Amaro teve a oportunidade de empregar moradores que antes estavam envolvidos no tráfico, permitindo assim uma oportunidade também de inclusão social para estas pessoas. Ainda é importante citar que foram promovidos workshops sobre modelos de negócios sociais em 11 comunidades do Rio para que essa prática pudesse ser replicada e melhor gerida.

Em relação ao impacto gerado ao meio ambiente, temos os 500L de óleo recolhidos mensalmente na comunidade de Santo Amaro, oriundos do ponto de coleta existente e dos 7 bares vinculados ao projeto. Com o desenvolvimento de fórmula eficiente, até o momento, foram coletados em torno de 5.000 litros de óleo evitando a poluição de mais de 100 milhões de litros de água, além de desgastes das instalações sanitárias e entupimento da rede de esgoto.

Por fim, o Instituto foi convidado pela ONG Favela Verde para atuar na comunidade Chapéu Mangueira, onde ganhou visibilidade internacional após uma visita de uma comitiva alemã que buscava projetos sociais na região. No fim de 2012 o projeto foi apresentado e homenageado em um evento em Colônia na Alemanha.

Gerente: Luiza Pessoa Moreira

Orientadores: Pedro Henrique Lima do Nascimento e Daniel Weingart Barreto

Cliente: Instituto Dois ou Mais

Entre em contato conosco

Como soube da Fluxo?

Conhecimentos utilizados nesse projeto

Desenvolvimento de Processo e Fórmula

Foram realizadas análise e caracterização do óleo de cozinha e a definição da fórmula do sabão, assim como os insumos a serem adicionados

Estudo de Layout

Foram definidos os equipamentos para a produção do sabão, assim como a organização espacial dos mesmos para garantir o desejo de produção do cliente, mantendo um ambiente de pesquisa e caráter artesanal

Projeto Social Sabão Dois Ou Mais

Os resultados do projeto foram positivos e superaram as expectativas, além de terem trazido know-how técnico para seus desenvolvedores, que não eram do ramo. O produto atingiu índices de qualidade a ponto de competir no mercado, trazendo a segurança de se estar produzindo algo diferente do usual com propriedade.

Oliver, Presidente do Instituto Dois ou Mais