logo-sanevix

O projeto para a Sanevix – Tratamento de Efluentes foi um Desenvolvimento de Produto com duração total de 10 meses para a Sanevix Engenharia, uma empresa de instalação e manutenção de estações de tratamento de esgoto e estações de tratamento de água. Atualmente ela possui 250 estações já instaladas no Brasil em 11 estados diferentes.

As estações de esgoto e água da empresa estavam enfrentando problemas com corrosão nos seus reatores devido à formação de algumas substâncias químicas e da própria água. Sendo assim, a Sanevix precisava investir em um revestimento importado para os reatores, o que resultava em um alto gasto para a empresa. Com a intenção de diminuir esse gasto, a Sanevix procurou a Fluxo Consultoria com a ideia de a própria empresa produzir um revestimento que evitasse a corrosão dos seus reatores.

O projeto contou com testes em laboratório para analisar o desempenho de possíveis fórmulas para revestimento, garantindo que se adequassem às necessidades da empresa. Além disso, foram realizados diversos estudos de legislação e normas para certificar a viabilidade do produto perante aos termos legais e testes de campo para avaliar o comportamento do produto nas condições reais. A Fluxo Consultoria também executou um estudo detalhado de preço de matéria prima e equipamentos, para que a Sanevix pudesse produzir o revestimento

Ao final do projeto, a Fluxo desenvolveu uma tinta anticorrosiva com um estudo detalhado sobre seus componentes e um relatório de qualidade. Tal tinta foi escolhida com base em um método de combate a corrosão chamado Proteção Catódica e após a realização dos testes de campo nas cidades de Petrópolis e Niterói. Também foi entregue uma análise econômica para a produção da tinta na Bahia, visto a intenção da empresa de produzir nessa região, assim como um relatório de condições ideais para a pintura e equipamentos necessários para a mesma.

O projeto proporcionou a produção da tinta por parte da Sanevix, solucionando o problema de corrosão e possibilitando a diminuição dos gastos da empresa visto o alto custo do revestimento que era utilizado inicialmente.

Gerente: Ariadne Minto

Orientador: Ladimir José de Carvalho

Cliente: Sanevix Engenharia Ltda

Entre em contato conosco

Como soube da Fluxo?


Telefone: (21) 3938-7294

Conhecimentos utilizados nesse projeto

Desenvolvimento de Produto

Desenvolvendo uma tinta anticorrosiva, com o método de Proteção Catódica

Análise Econômica

Permitindo que a empresa fosse capaz de produzir a tinta anticorrosiva na Bahia