Dor do Cliente: Melhorar uso do espaço

O Laboratório de Trombose e Câncer da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) fica localizado no Centro de Ciências da Saúde (CCS) na Ilha do Fundão. O laboratório conseguiu uma nova sala em que seriam alocados todos os seus equipamentos, bem como os funcionários que irão controlá-los. Entretanto, essa nova sala estava inutilizada e cheia de sucatas.

Monumento Minerva

Solução encontrada: Estudo de Layout

Com o objetivo de fazer uma obra e organizar melhor seus equipamentos, o laboratório procurou a Fluxo Consultoria para realizarmos um Estudo de Layout, que consiste em entender melhor a disposição de equipamentos e a dinâmica do laboratório, como por exemplo, o fluxo de pessoas e objetos, e este servir de guia para a realização da obra. Assim, um relatório foi entregue com sugestões de como dispor, da melhor forma possível, os equipamentos no espaço estudado, de forma que otimize as atividades lá realizadas.

Como desafios desse projeto, a execução teve que ser muita adiantada, pois a obra no local começou antes de o projeto ser entregue. O “croqui”, que é um esboço da planta do local, foi entregue em menos de uma semana, pois era necessário para abrir o processo de licitação.

Resultados do projeto:

Mesmo com o desafio do tempo, a Fluxo não desapontou o seu cliente: a equipe concentrou todos os seus esforços e entregou o projeto de Estudo de Layout com um mês de antecedência em relação à data assinada no contrato. Isso mostra que a empresa não está só preocupada em realizar projetos, está preocupada em deixar os seus clientes o mais satisfeitos possível.

Gerente: Pedro Cunha Schittini

Orientador: Gabriel Bouhid Barradas

Cliente: Laboratório de Trombose e Câncer - CCS

Entre em contato conosco

Como soube da Fluxo?


Telefone: (21) 3938-7294

Conhecimentos utilizados nesse projeto

Carta de Interligações Preferenciais (CIP)

Tem como objetivo permitir a visualização de quais atividades devem permanecer próximas e quais deverão ficar mais afastadas ou são indiferentes, levando em conta tanto aspectos quantitativos quanto aspectos qualitativos.

Planejamento Sistemático de Layout (SLP)

Consiste em entender a dinâmica do local e propor melhorias que irão otimizar o fluxo de pessoas e equipamentos.