estudo de materiais aeronáutica

O DTCEA-MQ, Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Macapá, é responsável pela geração e transmissão de dados de Radar Meteorológico e Radar de Controle de Tráfego Aéreo através de radiossondagens. Como parte do projeto SIVAM, Sistema de Vigilância da Amazônia, foram instalados o Radar DWRS 8500S METEOROLÓGICO e o Radar ASR-23 no DTCEA e projetadas salas como forma de abrigar os funcionários que faziam a manutenção dos equipamentos das torres.

As salas projetadas abaixo dos radomes das torres continham paredes de venezianas, porém, depois de apenas 12 anos da sua construção, foi verificado que as venezianas e as barras que ficavam presas à estrutura estavam em um avançado estágio de corrosão.

O Coronel Luiz Paulo, subcomandante da Base Aérea de Manaus, percebendo o problema, veio à Fluxo Consultoria para que fosse realizado uma inspeção técnica onde seriam levantados insumos para a identificação da causa do alto índice de corrosão, permitindo que o conjunto de venezianas e barras fossem substituídos por outro conjunto com maior resistência.

Para que o problema fosse solucionado, a Fluxo realizou um Estudo de Materiais, visando restabelecer a proteção do ambiente interno da sala contra chuva, insetos e animais através da utilização de materiais mais adequados para a construção das salas.

Dessa forma, foram feitos testes, no Laboratório de Corrosão Professor Vicente Gentil, de difração de Raio-X, curva potencial nas amostras de água, pH e perda de massa. Também foi feita a análise de dados meteorológicos e fotos das condições das salas, para que o material e o tratamento pudessem ser definido. Para que o novo conjunto pudesse ser fabricado, foram realizados o dimensionamento das venezianas e das barras, a modelagem 3D e os desenhos técnicos, bem como a elaboração dos manuais de fabricação, montagem e pintura de estruturas metálicas.

Gerente: Bianca Ferreira Gomes

Orientador: Fernando Augusto de Noronha Castro Pinto

Cliente: DTCEA-MQ- Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Macapá

Telefone: (21) 3938-7294

Como soube da Fluxo?


Conhecimentos utilizados nesse projeto

Estudo de Materiais

visando restabelecer a proteção do ambiente interno da sala contra chuva, insetos e animais através da utilização de materiais mais adequados para a construção das salas.