A missão

A A³P, associação de antigos alunos da Escola Politécnica da UFRJ, é a segunda associação de ex-alunos mais antiga do país. Apesar da sua posição, a instituição não possuía tanta influência na universidade se comparada a associações, além de ter poucos associados e ser inaudita aos alunos da UFRJ. Visando aumentar a visibilidade da associação entre antigos e atuais alunos da Escola Politécnica, a A³P procurou a Fluxo Consultoria para ajudá-los vencer esse novo desafio.

estudo-mercado-a3p

Cumprindo com o objetivo

A Fluxo aceitou essa missão e realizou um Estudo de Mercado personalizado para o cliente, possuindo também uma etapa de elaboração do Modelo de Negócios. Tendo em vista que a A3P não tinha sua proposta de valor muito bem definida, a empresa propôs-se a auxiliá-los nesse ponto. Utilizando a metodologia Business Canvas, foi possível mapear suas atividades, firmar a proposta de valor da Associação e criar um Canal de Relacionamento com seus clientes.

Foi realizada uma Pesquisa de Mercado para ratificar como a associação deveria criar e amarrar laços com os alunos: criamos hipóteses relacionadas ao serviço desenvolvido pela associação e a como o público poderia interagir com a mesma, e
em seguida, foram testadas em um questionário e suas respostas compiladas. Essa etapa possibilitou entender como atrair alunos atuais da universidade e como mantê-los ativos ao tornarem-se ex-alunos. Logo, possível compreender o que os já ex-alunos esperam e pensam sobre a Associação colhendo feedbacks.

O veredito

Ao fim do projeto, nosso cliente e presidente da A3P afirmou, com muita admiração, que via na Fluxo uma instituição ativa na vida dos estudantes ao mesmo tempo que se apresentava como uma empresa séria e moderna.

Gerente: Juliana Hermogenes Silva

Orientador: Maria Alice Ferruccio da Rocha

Cliente: Heloi José Fernandes Moreira

Entre em contato conosco

Como soube da Fluxo?

Conhecimentos utilizados nesse projeto

Estudo de Mercado

Estudou a fundo o mercado de associações acadêmicas, procurando informações sobre alunos e ex-alunos. Analisou-se todas as informações obtidas e foi feito um relatório.

Pesquisa de Mercado

Fez uma pesquisa buscando conhecer mais a respeito dos interesses dos alunos da UFRJ, para que pudesse entender melhor esse público-alvo e decidisse quais estratégias tomar.