A missão

Marcos e Neto são engenheiros civis que sonhavam em abrir uma loja de construção em Icaraí, no município de Niterói, voltada para pequenos reparos na área de elétrica, hidráulica e esgoto. Porém, eles não tinham informações suficientes para confirmar se este sonho era viável financeiramente. Dessa forma, a Fluxo Consultoria aceitou essa missão para si, realizando um Estudo de Viabilidade Econômico-Financeiro para ajudar os engenheiros a tomar a decisão certa.

Estudo de Viabilidade Loja de Construção

Cumprindo com o objetivo

Para prover uma base para o empreendimento dos nossos clientes, criamos um modelo de negócios inicial utilizando o CANVAS e fizemos uma análise de concorrentes, ilustrando as vantagens e desvantagens competitivas das lojas já existentes. Com isso, definimos quais seriam os segmentos de clientes ideal e realizamos uma análise dos mesmos, verificando quais os fatores que mais afetam a decisão de compra do público-alvo. Para isso, estruturamos duas pesquisas: uma semi-estruturada por telefone, para profissionais que realizam pequenos reparos, e uma estruturada por e-mail, voltada para os moradores de Icaraí ou bairros próximos. Da mesma forma, realizamos um estudo de fornecedores, fornecendo uma cotação dos produtos que nossos clientes desejam ofertar em sua loja.

Com as análises iniciais concluídas, começamos a focar no Plano Operacional, descrevendo todas as operações da loja para definir a infraestrutura necessária e estimando a capacidade produtiva do negócio, o que proveu aos nossos clientes o volume de estoque, desde o estoque inicial para abertura da loja até a demanda dos produtos para calcular a reposição destes.

Por fim, a partir do Plano Operacional, fizemos o Plano Financeiro que irá, de fato, concluir a viabilidade em termos financeiros do negócio, além de mensurar sua atratividade a possíveis sócios ou investidores. Desse modo, entregamos uma planilha com projeções financeiras pensando em 3 cenários diferentes: realista, otimista e pessimista.

O veredito

Com todas as variáveis estudadas e os dados entregues, conseguimos identificar os pontos críticos que decidiriam o sucesso da loja. Apesar do grande potencial financeiro, havia um elevado custo fixo projetado e uma necessidade de significativa expansão das vendas – o que poderia ser difícil devido à quantidade de concorrentes já existentes – para que a empresa sobrevivesse e gerasse os lucros desejados. Assim, sugerimos aos nossos clientes que antes focassem em um plano de marketing e consolidassem a estratégia da empresa para que o empreendimento deles obtivesse o sucesso esperado.

Gerentes: Anna Carolina Garcia Bittencourt

Consultora: Ana Carolina da Silva Carvalho de Sousa

Orientador: Gabriel Bouhid Barradas

Cliente: Marcos José Pereira Caetano

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Telefone: (21) 3938-7294

Conhecimentos utilizados nesse projeto

Modelo de Negócios CANVAS

Ferramenta de gerenciamento estratégico que permite visualizar de modo abrangente a estrutura operacional, financeira e de recursos utilizados.

Plano Financeiro

Determinação das despesas fixas e variáveis, estimativa das necessidades de capital de giro, fluxo de caixa, Ponto de Equilíbrio e demonstrativos de resultados.