Clientes do Manual BPF Restaurante

       
Os donos da Rede de Restaurantes Ekko’s Gastronomia, que alia alimentação saudável à sustentabilidade, inauguraram o Ysa Café, especializado em refeições light, sem glúten, vegetarianas e sem lactose.

ysa6

Ao abrir um restaurante, é necessário um Manual de Boas Práticas de Fabricação, mais conhecido como manual BPF. A fim de se adequar às normas da Anvisa e padronizar os processos realizados na cozinha, o cliente contou com os serviços da Fluxo para a confecção desse manual. 

manual-bpf-isa-cafe-fluxo-consultoria

O Manual BPF Restaurante (Boas Práticas de Fabricação)

Esse manual é um documento único de cada estabelecimento e descreve os processos de produção e como os funcionários desse devem manipular os alimentos de forma segura e higiênica, garantindo um serviço de melhor qualidade para o cliente.

O Projeto

Para a realização desse Manual, foi necessário o estabelecimento de todas as diretrizes operacionais rotineiras, de higiene e acondicionamento dos alimentos, englobando desde o recebimento dos alimentos até a venda das refeições. Foi a partir dessas informações que foi elaborado o Manual BPF.

Além do manual, foi oferecido ao cliente a confecção de cartazes indicativos sobre  medidas básicas de higiene e fabricação, acompanhados por uma capacitação dos funcionários  do Café, no intuito de conscientizá-los sobre a importância da manutenção de boas práticas de fabricação. Essas etapas adicionais foram interessantes para garantir que o manual fosse realmente aplicado da forma correta e os padrões de qualidade e higiene respeitados. 

Gerente: Luiza Guimarães

Orientador: Ana Lúcia do Amaral Vendramini

Cliente: Leandro Belício

Entre em contato conosco

Como soube da Fluxo?


Telefone: (21) 3938-7294

Conhecimentos utilizados no Manual BPF Restaurante Ekkos

Elaboração de Procedimento Operacional Padrão (POPs)

Estabelecer as diretrizes de todas as atividades do estabelecimento e suas frequências de execução em relação aos procedimentos do restaurante e dos funcionários, respeitando a legislação vigente.

Elabolação das Instrução de Trabalho (ITs)

Detalhar de forma precisa todas as etapas envolvidas em cada processo do estabelecimento, visando auxiliar e facilitar a execução de tais tarefas por parte dos funcionários.

Elaboração de Manual BPF

Uso das informações obtidas para a confecção de um documento que registre todos os processos e métodos definidos para o estabelecimento.