descomplica(1)

O Descomplica é um site de videoaulas, aulas ao vivo e testes com foco no Pré-Vestibular, ENEM e Ensino Médio. O site foi fundado em 2011 após o professor de física, Marco Fisben, notar que não tinha tempo para se dedicar em tirar as dúvidas de todos os seus alunos. O acesso ao site cresceu enormemente nos anos seguintes e em 2013 foi a Startup com viés educacional que cresceu mais rapidamente no ano inteiro, tendo hoje mais de 500.000 visitantes por mês e o número de assinaturas do pacote anual que chega a 30.000.

Com esse crescimento, o site passou a encontrar dificuldades em suprir toda a demanda dos alunos e evitar retrabalho. Isso acabou gerando falhas de comunicação entre as áreas da empresa. Foi identificada a necessidade de definir, organizar e melhorar o desempenho dos processos da empresa, principalmente daqueles relacionados à entrega de valor aos seus clientes finais, visando não comprometer a imersão dos alunos em seu conteúdo inovador.

Em virtude disso, a empresa procurou a Fluxo Consultoria para realizar um Mapeamento de Processos do site com o objetivo de permitir que os membros da empresa tivessem uma visualização das atividades exercidas e controle efetivo sobre as mesmas, facilitando a padronização do trabalho realizado pelos funcionários. Nosso primeiro desafio foi recolher, através de entrevistas, informações acerca das pessoas envolvidas nessas áreas. Em seguida, foi necessário representar graficamente as atividades que compõem cada processo de forma lógica e ordenada, indicando seus responsáveis e as inter-relações entre cada atividade.

aspas1Considero a realização do projeto muito satisfatória, porque o mapeamento realizado nos deu a chance de ter uma visão mais ampla e sistêmica dos processos críticos para o bom funcionamento do Descomplica. Com base nessas informações, de que antes não dispúnhamos, passamos a estar mais preparados para possíveis falhas ou rupturas na cadeia, tornando-nos muito mais eficientes.

– Diretor de Operações do Descomplica

Com os processos devidamente modelados, iniciamos um gerenciamento mais efetivo sobre os mesmos para que pudéssemos construir uma análise crítica. Foram identificados fatores-chave de desempenho e oportunidades de melhoria. A partir desses fatores, foi possível redesenhar os processos, identificando todos os impactos das soluções propostas pela Fluxo para que o cliente atingisse os objetivos desejados.

Ao final do projeto, a Fluxo entregou um relatório contendo uma análise crítica detalhada dos processos, assim como as soluções propostas pela empresa. O projeto proporcionou, ao cliente, um maior entendimento do seu negócio, possibilitando uma comunicação entre as áreas da empresa e maior agilidade na entrega do seu produto.

aspas1O Descomplica é um curso de alta qualidade, atrelando o acesso ao conhecimento com dinamismo e descontração em suas aulas. Para mim, foi um grande auxiliador na fase do vestibular. Observei uma grande diferença no site entre 2014 e 2015, anos que usei o site, e me impressionei muito com as várias inovações. Tudo isso me incentivou cada vez mais à busco pelo meu sonho profissional.

– Vestibulando 2014/15

descomplica

Gerente: Luís Felipe Pepe Ribeiro de Souza

Orientador: Carolina Thomé de Abrantes

Cliente: Descomplica

Entre em contato conosco

Como soube da Fluxo?

Conhecimentos utilizados nesse projeto

Modelagem de processos

Foram representadas, através de fluxogramas, todas as atividades que compõem cada processo da empresa, possibilitando uma melhor análise do sistema.

Análise Crítica dos Processos

A partir dos processos modelados, identificamos as atividades críticas e as oportunidades de otimização.