O Sr. Phillipe verificou que, em dias quentes, a prática de esportes ao ar livre se torna desconfortável pelo calor sentido, em especial na região da cabeça, que sofre maior exposição aos raios solares. Sendo assim, ele desejava projetar um produto que amenizasse tais problemas.

mecanismos de refrigeração

Visando atender os anseios do cliente, a Fluxo realizou o Estudo de Viabilidade Técnica desse equipamento, analisando os mecanismos que atenderiam ao objetivo de resfriar a cabeça dos praticantes. Esse estudo levou em considerações algumas possibilidades, sendo escolhida aquela mais viável em função do custo e do seu peso, além da sua eficiência energética.

Dessa forma, foi elaborada uma análise mais completa e detalhada desse mecanismo de troca de calor para que o cliente pudesse entender melhor o seu funcionamento e que o ajudasse no processo de patenteamento do produto. Foram estudados não só materiais que minimizassem a dissipação de calor, mas também as baterias mais eficientes energeticamente.

Gerente: Bianca Ferreira Gomes

Orientador: Fernando Augusto de Noronha Castro Pinto

Cliente: Phillipe Pasquet

Telefone: (21) 3938-7294

Como soube da Fluxo?


Conhecimentos utilizados nesse projeto

Estudo de Materiais

Foram analisados os materiais mais adequados que otimizassem o resfriamento do mecanismo de acordo com as normas técnicas vigentes.

Transmissão de Calor

Analisando a eficiência na troca de calor, aderência à estrutura do mecanismo e ao consumo energético, houve um estudo das principais formas de transmissão do calor e os dissipadores existentes.

Análise de Custos

Foi feito um levantamento de custos para verificar a viabilidade financeira do mecanismo.